Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Antropolítica (Online) |
Download full: | https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54933 |
Summary: | Este trabalho partilha uma experiência de ensino vinculada à graduação em antropologia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O componente curricular em questão, “Pensamento Antropológico na América Latina”, ministrado no terceiro ano do percurso formativo dos estudantes, tenta introduzir o debate a respeito das tradições antropológicas latino-americanas. Este texto foi escrito por dois professores que ministraram a disciplina em momentos distintos (entre 2014 e 2021), e traz consigo as etapas usuais de desenvolvimento da atividade de ensino, assim como as diferentes bases teórico-práticas para realizá-las. O ponto de partida são as experiências muito concretas dos docentes, com percurso definido em duas perspectivas distintas e articuladas: uma de alcance historiográfico e epistemológico, a outra de natureza metodológica e didático-pedagógica. Dessa forma, entendemos contribuir para a prática docente em antropologia e os debates teóricos em torno da formação em antropologia numa perspectiva contra-hegemônica. |
id |
UFF-18_22d4563fc7d06f0a31085ada388e6503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54933 |
network_acronym_str |
UFF-18 |
network_name_str |
Antropolítica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteirasEnsino de antropologiaPensamento latino-americanoUnilaPodcasts.Este trabalho partilha uma experiência de ensino vinculada à graduação em antropologia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O componente curricular em questão, “Pensamento Antropológico na América Latina”, ministrado no terceiro ano do percurso formativo dos estudantes, tenta introduzir o debate a respeito das tradições antropológicas latino-americanas. Este texto foi escrito por dois professores que ministraram a disciplina em momentos distintos (entre 2014 e 2021), e traz consigo as etapas usuais de desenvolvimento da atividade de ensino, assim como as diferentes bases teórico-práticas para realizá-las. O ponto de partida são as experiências muito concretas dos docentes, com percurso definido em duas perspectivas distintas e articuladas: uma de alcance historiográfico e epistemológico, a outra de natureza metodológica e didático-pedagógica. Dessa forma, entendemos contribuir para a prática docente em antropologia e os debates teóricos em torno da formação em antropologia numa perspectiva contra-hegemônica.Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/5493310.22409/antropolitica2022.i3.a54933Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; v. 54 n. 3 (2022): SET/OUT/NOV/DEZ2179-73311414-737810.22409/antropolitica2022.33reponame:Antropolítica (Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54933/33138https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54933/33179Copyright (c) 2022 Anaxsuell Fernando da Silva, Andrea Ciacchihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anaxsuell Fernando da Ciacchi, Andrea2022-11-03T11:45:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54933Revistahttp://www.revistas.uff.br/index.php/antropoliticaPUBhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/oaiperiodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com2179-73312179-7331opendoar:2022-11-03T11:45:22Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras |
title |
Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras |
spellingShingle |
Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras Silva, Anaxsuell Fernando da Ensino de antropologia Pensamento latino-americano Unila Podcasts. |
title_short |
Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras |
title_full |
Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras |
title_fullStr |
Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras |
title_full_unstemmed |
Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras |
title_sort |
Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras |
author |
Silva, Anaxsuell Fernando da |
author_facet |
Silva, Anaxsuell Fernando da Ciacchi, Andrea |
author_role |
author |
author2 |
Ciacchi, Andrea |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anaxsuell Fernando da Ciacchi, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de antropologia Pensamento latino-americano Unila Podcasts. |
topic |
Ensino de antropologia Pensamento latino-americano Unila Podcasts. |
description |
Este trabalho partilha uma experiência de ensino vinculada à graduação em antropologia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O componente curricular em questão, “Pensamento Antropológico na América Latina”, ministrado no terceiro ano do percurso formativo dos estudantes, tenta introduzir o debate a respeito das tradições antropológicas latino-americanas. Este texto foi escrito por dois professores que ministraram a disciplina em momentos distintos (entre 2014 e 2021), e traz consigo as etapas usuais de desenvolvimento da atividade de ensino, assim como as diferentes bases teórico-práticas para realizá-las. O ponto de partida são as experiências muito concretas dos docentes, com percurso definido em duas perspectivas distintas e articuladas: uma de alcance historiográfico e epistemológico, a outra de natureza metodológica e didático-pedagógica. Dessa forma, entendemos contribuir para a prática docente em antropologia e os debates teóricos em torno da formação em antropologia numa perspectiva contra-hegemônica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54933 10.22409/antropolitica2022.i3.a54933 |
url |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54933 |
identifier_str_mv |
10.22409/antropolitica2022.i3.a54933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54933/33138 https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54933/33179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Anaxsuell Fernando da Silva, Andrea Ciacchi https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Anaxsuell Fernando da Silva, Andrea Ciacchi https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; v. 54 n. 3 (2022): SET/OUT/NOV/DEZ 2179-7331 1414-7378 10.22409/antropolitica2022.33 reponame:Antropolítica (Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Antropolítica (Online) |
collection |
Antropolítica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com |
_version_ |
1797068795091615744 |