Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria Aparecida Hermogenes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26512
Resumo: Esse estudo pretende conhecer e refletir sobre a importância das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil em seus diversos aspectos. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral investigar/analisar se nossas crianças estão usufruindo desse recurso lúdico nas instituições de ensino e se os professores utilizam o lúdico como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem escolar. Nesse sentido, o trabalho se organiza com os seguintes objetivos específicos: entender o contexto histórico do surgimento da infância e do lúdico, compreender o significado do lúdico e sua importância na educação infantil e conhecer o papel do professor em relação ao uso de metodologias de ensino com atividades lúdicas. Para tanto, utilizo autores como Piaget (1971), Kishimoto (2000) e Vygotsky (1984), que dialogam com o tema em questão, configurando uma pesquisa de natureza bibliográfica. Também apresento relatos autobiográficos sobre minhas vivências em brincadeiras, que marcaram minha infância, e também as experiências que observei ao longo de meu estágio, todo conhecimento adquirido ao longo do processo de formação docente no curso de licenciatura em Pedagogia. O trabalho será divido em três partes: na primeira parte será feita uma retrospectiva para mostrar a presença da criança e do lúdico ao longo do tempo. Na segunda parte, serão apresentadas concepções de alguns estudiosos acerca do lúdico na educação, o papel do professor em relação ao lúdico. E a terceira parte foi destinada às minhas memórias como criança brincante e também às experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Pedagogia.
id UFF-2_a4103f74841e6da56042b270feb37df2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26512
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantilLúdicoEducação InfantilDesenvolvimentoAprendizagemPedagogiaPlayfulEarly Childhood EducationDevelopmentLearningEsse estudo pretende conhecer e refletir sobre a importância das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil em seus diversos aspectos. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral investigar/analisar se nossas crianças estão usufruindo desse recurso lúdico nas instituições de ensino e se os professores utilizam o lúdico como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem escolar. Nesse sentido, o trabalho se organiza com os seguintes objetivos específicos: entender o contexto histórico do surgimento da infância e do lúdico, compreender o significado do lúdico e sua importância na educação infantil e conhecer o papel do professor em relação ao uso de metodologias de ensino com atividades lúdicas. Para tanto, utilizo autores como Piaget (1971), Kishimoto (2000) e Vygotsky (1984), que dialogam com o tema em questão, configurando uma pesquisa de natureza bibliográfica. Também apresento relatos autobiográficos sobre minhas vivências em brincadeiras, que marcaram minha infância, e também as experiências que observei ao longo de meu estágio, todo conhecimento adquirido ao longo do processo de formação docente no curso de licenciatura em Pedagogia. O trabalho será divido em três partes: na primeira parte será feita uma retrospectiva para mostrar a presença da criança e do lúdico ao longo do tempo. Na segunda parte, serão apresentadas concepções de alguns estudiosos acerca do lúdico na educação, o papel do professor em relação ao lúdico. E a terceira parte foi destinada às minhas memórias como criança brincante e também às experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Pedagogia.This study intends to know and reflect on the importance of playful activities in the process of teaching learning and child development in Early Childhood Education in its various aspects. Thus, the research has as a general objective to investigate/analyze whether our children are taking advantage of this playful resource in educational institutions and whether teachers use playfulness as an auxiliary tool in the school learning process. In this sense, the work is organized with the following specific objectives: understanding the historical context of the emergence of childhood and play, understanding the meaning of play and its importance in early childhood education and knowing the teacher's role in relation to the use of teaching methodologies with playful activities. For that, I use authors such as Piaget (1971), Kishimoto (2000), Vigotsky (1984), who dialogue with the theme in question, configuring a bibliographic research. I also present autobiographical accounts about my experiences in games, which marked my childhood and also the experiences, which I observed throughout my internship, all the knowledge acquired during the process of teacher education in the degree course in Pedagogy. The work will be divided into three parts: in the first part, a retrospective will be made to show the presence of the child and playfulness over time. In the second part, the conceptions of some scholars about the ludic in education, the teacher's role in relation to the ludic will be presented. And the third part was destined to my memories as a playing child and also to the experiences lived during the supervised internships of the degree course in Pedagogy.Schindhelm, Virgínia GeorgTeixeira, Maria Aparecida Hermogenes2022-10-19T14:59:04Z2022-10-19T14:59:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26512CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-19T14:59:08Zoai:app.uff.br:1/26512Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-19T14:59:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil
title Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil
spellingShingle Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil
Teixeira, Maria Aparecida Hermogenes
Lúdico
Educação Infantil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Pedagogia
Playful
Early Childhood Education
Development
Learning
title_short Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil
title_full Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil
title_fullStr Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil
title_full_unstemmed Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil
title_sort Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil
author Teixeira, Maria Aparecida Hermogenes
author_facet Teixeira, Maria Aparecida Hermogenes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schindhelm, Virgínia Georg
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria Aparecida Hermogenes
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Educação Infantil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Pedagogia
Playful
Early Childhood Education
Development
Learning
topic Lúdico
Educação Infantil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Pedagogia
Playful
Early Childhood Education
Development
Learning
description Esse estudo pretende conhecer e refletir sobre a importância das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil em seus diversos aspectos. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral investigar/analisar se nossas crianças estão usufruindo desse recurso lúdico nas instituições de ensino e se os professores utilizam o lúdico como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem escolar. Nesse sentido, o trabalho se organiza com os seguintes objetivos específicos: entender o contexto histórico do surgimento da infância e do lúdico, compreender o significado do lúdico e sua importância na educação infantil e conhecer o papel do professor em relação ao uso de metodologias de ensino com atividades lúdicas. Para tanto, utilizo autores como Piaget (1971), Kishimoto (2000) e Vygotsky (1984), que dialogam com o tema em questão, configurando uma pesquisa de natureza bibliográfica. Também apresento relatos autobiográficos sobre minhas vivências em brincadeiras, que marcaram minha infância, e também as experiências que observei ao longo de meu estágio, todo conhecimento adquirido ao longo do processo de formação docente no curso de licenciatura em Pedagogia. O trabalho será divido em três partes: na primeira parte será feita uma retrospectiva para mostrar a presença da criança e do lúdico ao longo do tempo. Na segunda parte, serão apresentadas concepções de alguns estudiosos acerca do lúdico na educação, o papel do professor em relação ao lúdico. E a terceira parte foi destinada às minhas memórias como criança brincante e também às experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19T14:59:04Z
2022-10-19T14:59:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26512
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044623985606656