Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andrea Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mariano, Zilda de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35793
Resumo: Resumo O livro didático tem sido um instrumento empregado de maneira quase unânime, mas nem sempre é aproveitado de forma criteriosa no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi analisar as questões ambientais sobre a Educação Ambiental (EA), as mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição do ar e da água nos livros didáticos do 6º ano das escolas municipais e estaduais de Jataí (GO). A metodologia consistiu em Silva (2004) para analisar os conteúdos ambientais nos livros didáticos, considerando os conteúdos abordados, a concepção de natureza, a consistência e as lacunas. Como resultado, o tema EA não é tratado em nenhum dos livros. O livro do município expressa uma visão ambiental nos alunos ao contemplar os temas propostos para a pesquisa. Já no livro do estado, percebe-se que as questões ambientais são discutidas com quantidade insuficiente de atividades, figuras, gráficos e textos contextualizados sobre os impactos ambientais e que estimulem a conscientização dos alunos. Dessa forma, os livros dão apoio para que o professor possa trabalhar suas aulas de forma interativa com os alunos, visando o aprendizado deles, levando-os a uma visão crítica das questões ambientais, considerando as sugestões dadas para abordá-las com maior aprofundamento. Palavras-chave: livro didático, ensino de geografia, Jataí (GO).   Abstract The textbook has been an instrument used almost unanimously, but it is not always used in a judicious way in the teaching-learning process. The objective of the research was to analyze the environmental issues on Environmental Education (EA), climate change, deforestation, air and water pollution in the textbooks of the 6th grade of the municipal and state schools of Jataí (GO). The methodology consisted of Silva (2004) to analyze the environmental contents in the textbooks, considering the contents covered, the conception of nature, the consistency and the gaps. As a result, the EA theme is not covered in any of the books. The book of the municipality expresses an environmental vision in the students when contemplating the themes proposed for the research. In the state textbook, we can see that environmental issues are discussed with insufficient amounts of activities, figures, graphs and texts contextualized on environmental impacts and that stimulate students' awareness. In this way, the books provide support so that the teacher can work his classes in an interactive way with the students, aiming at their learning, taking them to a critical view of environmental issues, considering the suggestions given to approach them with more depth. Keywords: textbook, geography education, Jataí (GO).   Résumée Le manuel a été un instrument utilisé presque à l'unanimité, mais il n'est pas toujours utilisé de manière judicieuse dans le processus d'enseignement-apprentissage. L'objectif de la recherche était d'analyser les questions environnementales sur l'éducation environnementale (EE), les changements climatiques, la déforestation, la pollution de l'air et de l'eau dans les manuels scolaires de la 6e année des écoles publiques et municipales de Jataí (GO). La méthodologie a consisté à Silva (2004) pour analyser le contenu de l'environnement dans les manuels scolaires, compte tenu du contenu couvert, le concept de la nature, la cohérence et les lacunes. Par conséquent, le thème EA n'est couvert dans aucun livre. Le livre de la municipalité exprime une vision environnementale chez les étudiants lors de la réflexion sur les thèmes proposés pour la recherche. Déjà dans l'état du livre, il est clair que les questions environnementales sont discutées avec des activités insuffisantes, des chiffres, des graphiques et des textes contextualisées sur les impacts environnementaux et à améliorer leur prise de conscience des élèves. Ainsi, les livres apportent un soutien afin que l'enseignant puisse travailler de manière interactive vos classes avec les élèves, dans le but de leur apprentissage, les menant à une vision critique des questions environnementales, en tenant compte des suggestions données pour les traiter avec une plus grande profondeur. Mots-clés: manuel scolaire, enseignement de la géographie, Jataí (GO).
id UFG-5_809096524d6c7bc7f723e556390bd1c0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35793
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)Questions environnementales dans l`enseignement de géographie dans les écoles publiques de Jataí (GO)Questões ambientais nos livros didáticos de geografia das escolas municipais e estaduais de Jataí (GO)Resumo O livro didático tem sido um instrumento empregado de maneira quase unânime, mas nem sempre é aproveitado de forma criteriosa no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi analisar as questões ambientais sobre a Educação Ambiental (EA), as mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição do ar e da água nos livros didáticos do 6º ano das escolas municipais e estaduais de Jataí (GO). A metodologia consistiu em Silva (2004) para analisar os conteúdos ambientais nos livros didáticos, considerando os conteúdos abordados, a concepção de natureza, a consistência e as lacunas. Como resultado, o tema EA não é tratado em nenhum dos livros. O livro do município expressa uma visão ambiental nos alunos ao contemplar os temas propostos para a pesquisa. Já no livro do estado, percebe-se que as questões ambientais são discutidas com quantidade insuficiente de atividades, figuras, gráficos e textos contextualizados sobre os impactos ambientais e que estimulem a conscientização dos alunos. Dessa forma, os livros dão apoio para que o professor possa trabalhar suas aulas de forma interativa com os alunos, visando o aprendizado deles, levando-os a uma visão crítica das questões ambientais, considerando as sugestões dadas para abordá-las com maior aprofundamento. Palavras-chave: livro didático, ensino de geografia, Jataí (GO).   Abstract The textbook has been an instrument used almost unanimously, but it is not always used in a judicious way in the teaching-learning process. The objective of the research was to analyze the environmental issues on Environmental Education (EA), climate change, deforestation, air and water pollution in the textbooks of the 6th grade of the municipal and state schools of Jataí (GO). The methodology consisted of Silva (2004) to analyze the environmental contents in the textbooks, considering the contents covered, the conception of nature, the consistency and the gaps. As a result, the EA theme is not covered in any of the books. The book of the municipality expresses an environmental vision in the students when contemplating the themes proposed for the research. In the state textbook, we can see that environmental issues are discussed with insufficient amounts of activities, figures, graphs and texts contextualized on environmental impacts and that stimulate students' awareness. In this way, the books provide support so that the teacher can work his classes in an interactive way with the students, aiming at their learning, taking them to a critical view of environmental issues, considering the suggestions given to approach them with more depth. Keywords: textbook, geography education, Jataí (GO).   Résumée Le manuel a été un instrument utilisé presque à l'unanimité, mais il n'est pas toujours utilisé de manière judicieuse dans le processus d'enseignement-apprentissage. L'objectif de la recherche était d'analyser les questions environnementales sur l'éducation environnementale (EE), les changements climatiques, la déforestation, la pollution de l'air et de l'eau dans les manuels scolaires de la 6e année des écoles publiques et municipales de Jataí (GO). La méthodologie a consisté à Silva (2004) pour analyser le contenu de l'environnement dans les manuels scolaires, compte tenu du contenu couvert, le concept de la nature, la cohérence et les lacunes. Par conséquent, le thème EA n'est couvert dans aucun livre. Le livre de la municipalité exprime une vision environnementale chez les étudiants lors de la réflexion sur les thèmes proposés pour la recherche. Déjà dans l'état du livre, il est clair que les questions environnementales sont discutées avec des activités insuffisantes, des chiffres, des graphiques et des textes contextualisées sur les impacts environnementaux et à améliorer leur prise de conscience des élèves. Ainsi, les livres apportent un soutien afin que l'enseignant puisse travailler de manière interactive vos classes avec les élèves, dans le but de leur apprentissage, les menant à une vision critique des questions environnementales, en tenant compte des suggestions données pour les traiter avec une plus grande profondeur. Mots-clés: manuel scolaire, enseignement de la géographie, Jataí (GO).Universidade Federal de Goiás2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/3579310.5216/ag.v12i2.35793Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 2 (2018); 269-297Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 2 (2018); 269-297Ateliê Geográfico; v. 12 n. 2 (2018); 269-2971982-1956reponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35793/26580Copyright (c) 2018 Ateliê Geográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Andrea PereiraMariano, Zilda de Fátima2020-08-27T23:44:36Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35793Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2020-08-27T23:44:36Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)
Questions environnementales dans l`enseignement de géographie dans les écoles publiques de Jataí (GO)
Questões ambientais nos livros didáticos de geografia das escolas municipais e estaduais de Jataí (GO)
title Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)
spellingShingle Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)
Pinto, Andrea Pereira
title_short Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)
title_full Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)
title_fullStr Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)
title_full_unstemmed Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)
title_sort Environmental issues of geography didactic books at Jatai’s municipal and state school (GO)
author Pinto, Andrea Pereira
author_facet Pinto, Andrea Pereira
Mariano, Zilda de Fátima
author_role author
author2 Mariano, Zilda de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Andrea Pereira
Mariano, Zilda de Fátima
description Resumo O livro didático tem sido um instrumento empregado de maneira quase unânime, mas nem sempre é aproveitado de forma criteriosa no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi analisar as questões ambientais sobre a Educação Ambiental (EA), as mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição do ar e da água nos livros didáticos do 6º ano das escolas municipais e estaduais de Jataí (GO). A metodologia consistiu em Silva (2004) para analisar os conteúdos ambientais nos livros didáticos, considerando os conteúdos abordados, a concepção de natureza, a consistência e as lacunas. Como resultado, o tema EA não é tratado em nenhum dos livros. O livro do município expressa uma visão ambiental nos alunos ao contemplar os temas propostos para a pesquisa. Já no livro do estado, percebe-se que as questões ambientais são discutidas com quantidade insuficiente de atividades, figuras, gráficos e textos contextualizados sobre os impactos ambientais e que estimulem a conscientização dos alunos. Dessa forma, os livros dão apoio para que o professor possa trabalhar suas aulas de forma interativa com os alunos, visando o aprendizado deles, levando-os a uma visão crítica das questões ambientais, considerando as sugestões dadas para abordá-las com maior aprofundamento. Palavras-chave: livro didático, ensino de geografia, Jataí (GO).   Abstract The textbook has been an instrument used almost unanimously, but it is not always used in a judicious way in the teaching-learning process. The objective of the research was to analyze the environmental issues on Environmental Education (EA), climate change, deforestation, air and water pollution in the textbooks of the 6th grade of the municipal and state schools of Jataí (GO). The methodology consisted of Silva (2004) to analyze the environmental contents in the textbooks, considering the contents covered, the conception of nature, the consistency and the gaps. As a result, the EA theme is not covered in any of the books. The book of the municipality expresses an environmental vision in the students when contemplating the themes proposed for the research. In the state textbook, we can see that environmental issues are discussed with insufficient amounts of activities, figures, graphs and texts contextualized on environmental impacts and that stimulate students' awareness. In this way, the books provide support so that the teacher can work his classes in an interactive way with the students, aiming at their learning, taking them to a critical view of environmental issues, considering the suggestions given to approach them with more depth. Keywords: textbook, geography education, Jataí (GO).   Résumée Le manuel a été un instrument utilisé presque à l'unanimité, mais il n'est pas toujours utilisé de manière judicieuse dans le processus d'enseignement-apprentissage. L'objectif de la recherche était d'analyser les questions environnementales sur l'éducation environnementale (EE), les changements climatiques, la déforestation, la pollution de l'air et de l'eau dans les manuels scolaires de la 6e année des écoles publiques et municipales de Jataí (GO). La méthodologie a consisté à Silva (2004) pour analyser le contenu de l'environnement dans les manuels scolaires, compte tenu du contenu couvert, le concept de la nature, la cohérence et les lacunes. Par conséquent, le thème EA n'est couvert dans aucun livre. Le livre de la municipalité exprime une vision environnementale chez les étudiants lors de la réflexion sur les thèmes proposés pour la recherche. Déjà dans l'état du livre, il est clair que les questions environnementales sont discutées avec des activités insuffisantes, des chiffres, des graphiques et des textes contextualisées sur les impacts environnementaux et à améliorer leur prise de conscience des élèves. Ainsi, les livres apportent un soutien afin que l'enseignant puisse travailler de manière interactive vos classes avec les élèves, dans le but de leur apprentissage, les menant à une vision critique des questions environnementales, en tenant compte des suggestions données pour les traiter avec une plus grande profondeur. Mots-clés: manuel scolaire, enseignement de la géographie, Jataí (GO).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35793
10.5216/ag.v12i2.35793
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35793
identifier_str_mv 10.5216/ag.v12i2.35793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35793/26580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 2 (2018); 269-297
Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 2 (2018); 269-297
Ateliê Geográfico; v. 12 n. 2 (2018); 269-297
1982-1956
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1789440259007709184