COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brito, Cristiane Carvalho de Paula, Martins, Renato Goveia, Santos, Sandra Alves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10281
Resumo: Nesta pesquisa (i) investigamos compreensões de formadores e professores em formação inicial acerca da Linguística Aplicada (LA), no contexto de uma Licenciatura em Letras; e (ii) problematizamos alguns desdobramentos dessas compreensões para o ensino e a aprendizagem de línguas e a formação de professores. Os resultados apontam que a LA é concebida, pelos professores formadores, como: subárea da Linguística; disciplina mediadora entre teoria e prática; área não disciplinar; ou disciplina autônoma com foco na linguagem. Para os professores em formação inicial, a compreensão acerca LA é mais rudimentar, sendo desconhecida para a maioria desses colaboradores, da mesma maneira que, para outros, além de ser confundida com a Linguística, é caracterizada pelo estudo da gramática da língua ou, até mesmo, por abordagens investigativas não disciplinares.
id UFMG-7_1efddeb6bf478d1c2962fdfc2e205e33
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10281
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?currículo; epistemologia; formação de professores.Nesta pesquisa (i) investigamos compreensões de formadores e professores em formação inicial acerca da Linguística Aplicada (LA), no contexto de uma Licenciatura em Letras; e (ii) problematizamos alguns desdobramentos dessas compreensões para o ensino e a aprendizagem de línguas e a formação de professores. Os resultados apontam que a LA é concebida, pelos professores formadores, como: subárea da Linguística; disciplina mediadora entre teoria e prática; área não disciplinar; ou disciplina autônoma com foco na linguagem. Para os professores em formação inicial, a compreensão acerca LA é mais rudimentar, sendo desconhecida para a maioria desses colaboradores, da mesma maneira que, para outros, além de ser confundida com a Linguística, é caracterizada pelo estudo da gramática da língua ou, até mesmo, por abordagens investigativas não disciplinares.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilva, Wagner RodriguesBrito, Cristiane Carvalho de PaulaMartins, Renato GoveiaSantos, Sandra Alves dos2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10281Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/10281/1169Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-03-03T18:45:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10281Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-03-03T18:45:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?
title COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?
spellingShingle COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?
Silva, Wagner Rodrigues
currículo; epistemologia; formação de professores.
title_short COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?
title_full COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?
title_fullStr COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?
title_full_unstemmed COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?
title_sort COMO FORMADORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM LETRAS COMPREENDEM A LINGUÍSTICA APLICADA?
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Martins, Renato Goveia
Santos, Sandra Alves dos
author_role author
author2 Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Martins, Renato Goveia
Santos, Sandra Alves dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Martins, Renato Goveia
Santos, Sandra Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv currículo; epistemologia; formação de professores.
topic currículo; epistemologia; formação de professores.
description Nesta pesquisa (i) investigamos compreensões de formadores e professores em formação inicial acerca da Linguística Aplicada (LA), no contexto de uma Licenciatura em Letras; e (ii) problematizamos alguns desdobramentos dessas compreensões para o ensino e a aprendizagem de línguas e a formação de professores. Os resultados apontam que a LA é concebida, pelos professores formadores, como: subárea da Linguística; disciplina mediadora entre teoria e prática; área não disciplinar; ou disciplina autônoma com foco na linguagem. Para os professores em formação inicial, a compreensão acerca LA é mais rudimentar, sendo desconhecida para a maioria desses colaboradores, da mesma maneira que, para outros, além de ser confundida com a Linguística, é caracterizada pelo estudo da gramática da língua ou, até mesmo, por abordagens investigativas não disciplinares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10281
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/10281/1169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1788989874324373504