Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2U |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com professoras, educandas e educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública municipal, uma escola pública federal e duas escolas privadas, todas em Belo Horizonte. O principal objetivo foi conhecer sobre os usos das tecnologias móveis por professores e educandos da EJA, a partir da escola, para compreender como eles se apropriam dessas tecnologias e as utilizam em seu cotidiano em situações de pesquisa, aprendizagem, comunicação e socialização. Dessa forma, foi utilizado um pequeno questionário e foram realizadas pesquisas documentais, observações de campo e entrevistas para tentar saber se os usos dessas tecnologias têm relação com o processo de formação dos educandos que estão nas escolas de EJA e com o trabalho pedagógico desenvolvido. Tive como hipótese que o uso dessas tecnologias pode ajudar na formação dos educandos da EJA, tanto os frequentes às aulas quanto aqueles que não conseguem estar tão presentes à escola devido aos seus ritmos de vida e de trabalho. Ao final, pretendo que a tese confirme se as tecnologias móveis são utilizadas como recursos de aprendizagens nas escolas de EJA e se elas aproximam os educandos da escola. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre a EJA e as tecnologias em geral, para ajudar na análise dos dados pesquisados e no entendimento desses temas. Para isso, procuramos estabelecer um diálogo com as contribuições de Adam Schaff, André Lemos e Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick, Zygmunt Bauman, dentre outros autores. |
id |
UFMG_c01e1dc01e5c5f6b6387e602a34c6b3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24N2U |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Leoncio Jose Gomes SoaresAnalise de Jesus da SilvaLuiz Alberto Oliveira GoncalvesSheilla Alessandra Brasileiro de MenezesNelson De Luca PrettoJulio Cezar Matos Pereira2019-08-12T14:00:42Z2019-08-12T14:00:42Z2017-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2UEsta pesquisa foi realizada com professoras, educandas e educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública municipal, uma escola pública federal e duas escolas privadas, todas em Belo Horizonte. O principal objetivo foi conhecer sobre os usos das tecnologias móveis por professores e educandos da EJA, a partir da escola, para compreender como eles se apropriam dessas tecnologias e as utilizam em seu cotidiano em situações de pesquisa, aprendizagem, comunicação e socialização. Dessa forma, foi utilizado um pequeno questionário e foram realizadas pesquisas documentais, observações de campo e entrevistas para tentar saber se os usos dessas tecnologias têm relação com o processo de formação dos educandos que estão nas escolas de EJA e com o trabalho pedagógico desenvolvido. Tive como hipótese que o uso dessas tecnologias pode ajudar na formação dos educandos da EJA, tanto os frequentes às aulas quanto aqueles que não conseguem estar tão presentes à escola devido aos seus ritmos de vida e de trabalho. Ao final, pretendo que a tese confirme se as tecnologias móveis são utilizadas como recursos de aprendizagens nas escolas de EJA e se elas aproximam os educandos da escola. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre a EJA e as tecnologias em geral, para ajudar na análise dos dados pesquisados e no entendimento desses temas. Para isso, procuramos estabelecer um diálogo com as contribuições de Adam Schaff, André Lemos e Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick, Zygmunt Bauman, dentre outros autores.This research was carried out with Young and Adults Education (YAE) teachers and students, in a municipal public school, a federal public school and two private schools, all in Belo Horizonte. The main objective was to learn about the use of mobile technologies by YAE teachers and students, from the school, to understand how they appropriate these technologies and how they use them in their daily lives in research, learning, communication and socialization situations. Thus, a small questionnaire was used and documentary researches, field observations and interviews were conducted to try to know if the uses of these technologies are related to the educational process of the students who are in the YAE schools and to the developed pedagogical work. It was hypothesized that the use of these technologies can help in the education of YAE students, both those who frequent classes and those who cannot frequent school because of their life and work rhythms. In the end, it is intended that the thesis confirm whether mobile technologies are used as learning resources in YAE schools and whether they bring students closer to school. A literature review was made about YAE and technologies in general, to assist in the researched data analysis and in the understanding of these themes. For that, we tried to establish a dialogue with the contributions of Adam Schaff, André Lemos and Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick and Zygmunt Bauman, among others authors.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoTecnologias digitaisTecnologia móvelEducação de jovens e adultos (eja)InternetEscolaOs usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdfapplication/pdf15043649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24N2U/1/tese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf5e049b1b0d546ee0d2e60c8d50a1acacMD51TEXTtese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf.txttese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain1219711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24N2U/2/tese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf.txtd0cc31fda214609cd452df7dc926ed2eMD521843/BUOS-B24N2U2019-11-14 18:06:16.829oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24N2URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:06:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos |
title |
Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos Julio Cezar Matos Pereira Tecnologias digitais Tecnologia móvel Educação de jovens e adultos (eja) Internet Escola Educação |
title_short |
Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos |
title_full |
Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos |
title_sort |
Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos |
author |
Julio Cezar Matos Pereira |
author_facet |
Julio Cezar Matos Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leoncio Jose Gomes Soares |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Analise de Jesus da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luiz Alberto Oliveira Goncalves |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Nelson De Luca Pretto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Julio Cezar Matos Pereira |
contributor_str_mv |
Leoncio Jose Gomes Soares Analise de Jesus da Silva Luiz Alberto Oliveira Goncalves Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes Nelson De Luca Pretto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Tecnologia móvel Educação de jovens e adultos (eja) Internet Escola |
topic |
Tecnologias digitais Tecnologia móvel Educação de jovens e adultos (eja) Internet Escola Educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação |
description |
Esta pesquisa foi realizada com professoras, educandas e educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública municipal, uma escola pública federal e duas escolas privadas, todas em Belo Horizonte. O principal objetivo foi conhecer sobre os usos das tecnologias móveis por professores e educandos da EJA, a partir da escola, para compreender como eles se apropriam dessas tecnologias e as utilizam em seu cotidiano em situações de pesquisa, aprendizagem, comunicação e socialização. Dessa forma, foi utilizado um pequeno questionário e foram realizadas pesquisas documentais, observações de campo e entrevistas para tentar saber se os usos dessas tecnologias têm relação com o processo de formação dos educandos que estão nas escolas de EJA e com o trabalho pedagógico desenvolvido. Tive como hipótese que o uso dessas tecnologias pode ajudar na formação dos educandos da EJA, tanto os frequentes às aulas quanto aqueles que não conseguem estar tão presentes à escola devido aos seus ritmos de vida e de trabalho. Ao final, pretendo que a tese confirme se as tecnologias móveis são utilizadas como recursos de aprendizagens nas escolas de EJA e se elas aproximam os educandos da escola. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre a EJA e as tecnologias em geral, para ajudar na análise dos dados pesquisados e no entendimento desses temas. Para isso, procuramos estabelecer um diálogo com as contribuições de Adam Schaff, André Lemos e Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick, Zygmunt Bauman, dentre outros autores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T14:00:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T14:00:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2U |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2U |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24N2U/1/tese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24N2U/2/tese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e049b1b0d546ee0d2e60c8d50a1acac d0cc31fda214609cd452df7dc926ed2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890372370300928 |