Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/19570 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017. |
id |
UNB-2_3d28129665b81872109b8feeac5319fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/19570 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Domingos Filho, César AugustoVale, Marcelo Egídio Brasileiro doSilva, Tiago Barros Pontes eDOMINGOS FILHO, César Augusto; VALE, Marcelo Egídio Brasileiro do. Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19570Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.Este é um trabalho de conclusão de curso em Design na habilitação de programação visual que visa, por meio da gamificação, o aprimoramento da construção de conhecimento do conteúdo de física do segundo ano no contexto da Educação de Jovens e Adultos. A inquietação de um professor que leciona nessa modalidade foi o que despertou os autores a desenvolver o projeto. A gamificação é uma abordagem moderna que busca a inserção de mecanismos de jogo em situação de não-jogo, o que pode tornar uma atividade mais motivadora. A compreensão aprofundada do contexto do problema foi de extrema relevância para a aderência do projeto, tendo-se utilizado várias ferramentas de pesquisas oriundas tanto da Análise Ergonômica do Trabalho, quanto do processo de design e de estudiosos de gamificação. A solução interventiva consiste em um sistema que prevê as diversas interações dos atores do processo educativo de modo a criar uma experiência de aprendizado mais engajadora. Foi criada utilizando-se de ferramentas como a Octalysis e conceitos como a Teoria do Flow, a estrutura MDA e outras técnicas de aprendizagem em sala de aula. Como resultado, discute-se o método de criação e delineamento do projeto e constata-se uma experiência de aprendizagem que melhora a qualidade da transmissão do conhecimento de Física para os alunos.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-02-27T15:15:19Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdf: 2512773 bytes, checksum: 0a0a027f490f00938389a71878560fc6 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-02-28T13:58:34Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdf: 2512773 bytes, checksum: 0a0a027f490f00938389a71878560fc6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-28T13:58:34Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdf: 2512773 bytes, checksum: 0a0a027f490f00938389a71878560fc6 (MD5)This is the of completion course work in graphic design that aims, through gamification, to improve the knowledge construction of the content of physics for the second year of high school in the context of the Education of Adults. The preocupation of a teacher who teaches Adults was the starting spark that motivated the authors of this project to develop it. Gamification is a modern approach that tries to insert game mechanisms in situations that aren't games, which can make an activity more motivating. The deep understanding of the context of the problem was extremely important in order to create a solution that is adherent, using varied research tools from the ergonomical analysis of work and design processes and gamification theorists. The interventive solution consists in a system that foresees the multiple interactions of the involved parts and creates an engaging learning experience to the students. It was created using tools as Octalysis and concepts as the Theory of Flow, MDA framework and other techniques od learning into classrrom. As a result, it’s discussed about the method of creation and research of the project and it’s verified a learning experience that improves the quality of the transmission of the knowledge in physics for the students.Jogos digitaisEducação de Jovens e Adultos (EJA)GamificaçãoSolução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-02-28T13:58:34Z2018-02-28T13:58:34Z2017-12-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdf2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdfapplication/pdf2512773http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/1/2017_C%C3%A9sarAugustoDomingosFilho_MarceloEg%C3%ADdioBrasileirodoVale.pdf0a0a027f490f00938389a71878560fc6MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/195702018-02-28 10:58:34.424oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-02-28T13:58:34Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos |
title |
Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos |
spellingShingle |
Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos Domingos Filho, César Augusto Jogos digitais Educação de Jovens e Adultos (EJA) Gamificação |
title_short |
Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos |
title_full |
Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos |
title_fullStr |
Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos |
title_sort |
Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos |
author |
Domingos Filho, César Augusto |
author_facet |
Domingos Filho, César Augusto Vale, Marcelo Egídio Brasileiro do |
author_role |
author |
author2 |
Vale, Marcelo Egídio Brasileiro do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos Filho, César Augusto Vale, Marcelo Egídio Brasileiro do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Tiago Barros Pontes e |
contributor_str_mv |
Silva, Tiago Barros Pontes e |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos digitais Educação de Jovens e Adultos (EJA) Gamificação |
topic |
Jogos digitais Educação de Jovens e Adultos (EJA) Gamificação |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-28T13:58:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-28T13:58:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DOMINGOS FILHO, César Augusto; VALE, Marcelo Egídio Brasileiro do. Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19570 |
identifier_str_mv |
DOMINGOS FILHO, César Augusto; VALE, Marcelo Egídio Brasileiro do. Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/1/2017_C%C3%A9sarAugustoDomingosFilho_MarceloEg%C3%ADdioBrasileirodoVale.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a0a027f490f00938389a71878560fc6 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1798495733760917504 |