Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos Filho, César Augusto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vale, Marcelo Egídio Brasileiro do
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19570
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.
id UNB-2_3d28129665b81872109b8feeac5319fc
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19570
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Domingos Filho, César AugustoVale, Marcelo Egídio Brasileiro doSilva, Tiago Barros Pontes eDOMINGOS FILHO, César Augusto; VALE, Marcelo Egídio Brasileiro do. Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19570Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.Este é um trabalho de conclusão de curso em Design na habilitação de programação visual que visa, por meio da gamificação, o aprimoramento da construção de conhecimento do conteúdo de física do segundo ano no contexto da Educação de Jovens e Adultos. A inquietação de um professor que leciona nessa modalidade foi o que despertou os autores a desenvolver o projeto. A gamificação é uma abordagem moderna que busca a inserção de mecanismos de jogo em situação de não-jogo, o que pode tornar uma atividade mais motivadora. A compreensão aprofundada do contexto do problema foi de extrema relevância para a aderência do projeto, tendo-se utilizado várias ferramentas de pesquisas oriundas tanto da Análise Ergonômica do Trabalho, quanto do processo de design e de estudiosos de gamificação. A solução interventiva consiste em um sistema que prevê as diversas interações dos atores do processo educativo de modo a criar uma experiência de aprendizado mais engajadora. Foi criada utilizando-se de ferramentas como a Octalysis e conceitos como a Teoria do Flow, a estrutura MDA e outras técnicas de aprendizagem em sala de aula. Como resultado, discute-se o método de criação e delineamento do projeto e constata-se uma experiência de aprendizagem que melhora a qualidade da transmissão do conhecimento de Física para os alunos.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-02-27T15:15:19Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdf: 2512773 bytes, checksum: 0a0a027f490f00938389a71878560fc6 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-02-28T13:58:34Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdf: 2512773 bytes, checksum: 0a0a027f490f00938389a71878560fc6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-28T13:58:34Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdf: 2512773 bytes, checksum: 0a0a027f490f00938389a71878560fc6 (MD5)This is the of completion course work in graphic design that aims, through gamification, to improve the knowledge construction of the content of physics for the second year of high school in the context of the Education of Adults. The preocupation of a teacher who teaches Adults was the starting spark that motivated the authors of this project to develop it. Gamification is a modern approach that tries to insert game mechanisms in situations that aren't games, which can make an activity more motivating. The deep understanding of the context of the problem was extremely important in order to create a solution that is adherent, using varied research tools from the ergonomical analysis of work and design processes and gamification theorists. The interventive solution consists in a system that foresees the multiple interactions of the involved parts and creates an engaging learning experience to the students. It was created using tools as Octalysis and concepts as the Theory of Flow, MDA framework and other techniques od learning into classrrom. As a result, it’s discussed about the method of creation and research of the project and it’s verified a learning experience that improves the quality of the transmission of the knowledge in physics for the students.Jogos digitaisEducação de Jovens e Adultos (EJA)GamificaçãoSolução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-02-28T13:58:34Z2018-02-28T13:58:34Z2017-12-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdf2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdfapplication/pdf2512773http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/1/2017_C%C3%A9sarAugustoDomingosFilho_MarceloEg%C3%ADdioBrasileirodoVale.pdf0a0a027f490f00938389a71878560fc6MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/195702018-02-28 10:58:34.424oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-02-28T13:58:34Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
title Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
spellingShingle Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
Domingos Filho, César Augusto
Jogos digitais
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Gamificação
title_short Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
title_full Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
title_fullStr Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
title_full_unstemmed Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
title_sort Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
author Domingos Filho, César Augusto
author_facet Domingos Filho, César Augusto
Vale, Marcelo Egídio Brasileiro do
author_role author
author2 Vale, Marcelo Egídio Brasileiro do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos Filho, César Augusto
Vale, Marcelo Egídio Brasileiro do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Tiago Barros Pontes e
contributor_str_mv Silva, Tiago Barros Pontes e
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Gamificação
topic Jogos digitais
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Gamificação
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-28T13:58:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-28T13:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOMINGOS FILHO, César Augusto; VALE, Marcelo Egídio Brasileiro do. Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19570
identifier_str_mv DOMINGOS FILHO, César Augusto; VALE, Marcelo Egídio Brasileiro do. Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/1/2017_C%C3%A9sarAugustoDomingosFilho_MarceloEg%C3%ADdioBrasileirodoVale.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19570/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a0a027f490f00938389a71878560fc6
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1798495733760917504