A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciana Dias de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Prodócimo, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar a prática de professores de educação física na educação infantil em escolas municipais da cidade de Vinhedo/SP. A presença do professor especialista na educação infantil deve se dar de maneira a evitar a fragmentação de saberes em prol da criança, respeitando-a como sujeito histórico e social, visto de maneira plena. A pesquisa qualitativa baseou-se em um trabalho de campo com observações de aula e entrevistas semiestruturadas com três professores de educação física no âmbito da educação infantil. Analisamos como os conhecimentos acadêmicos permitiram o respaldo necessário e indispensável à prática do professor de educação física com as crianças desse nível de ensino; como ocorreu sua práxis docente; a relação dessa rede pública de ensino com esse professor especialista no contexto da educação infantil; e quais as dificuldades surgidas em sua prática docente.
id UFMS-4_803122427dfb42ff501add32080a25d9
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4043
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilEducação Física EscolarProfessorO presente estudo tem por objetivo investigar a prática de professores de educação física na educação infantil em escolas municipais da cidade de Vinhedo/SP. A presença do professor especialista na educação infantil deve se dar de maneira a evitar a fragmentação de saberes em prol da criança, respeitando-a como sujeito histórico e social, visto de maneira plena. A pesquisa qualitativa baseou-se em um trabalho de campo com observações de aula e entrevistas semiestruturadas com três professores de educação física no âmbito da educação infantil. Analisamos como os conhecimentos acadêmicos permitiram o respaldo necessário e indispensável à prática do professor de educação física com as crianças desse nível de ensino; como ocorreu sua práxis docente; a relação dessa rede pública de ensino com esse professor especialista no contexto da educação infantil; e quais as dificuldades surgidas em sua prática docente.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2016-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº2, mai./ago., 2015; 37-482178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043/2813Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luciana Dias deProdócimo, Elaine2017-03-15T21:14:57Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4043Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:14:57Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Oliveira, Luciana Dias de
Educação Infantil
Educação Física Escolar
Professor
title_short A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Oliveira, Luciana Dias de
author_facet Oliveira, Luciana Dias de
Prodócimo, Elaine
author_role author
author2 Prodócimo, Elaine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luciana Dias de
Prodócimo, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Educação Física Escolar
Professor
topic Educação Infantil
Educação Física Escolar
Professor
description O presente estudo tem por objetivo investigar a prática de professores de educação física na educação infantil em escolas municipais da cidade de Vinhedo/SP. A presença do professor especialista na educação infantil deve se dar de maneira a evitar a fragmentação de saberes em prol da criança, respeitando-a como sujeito histórico e social, visto de maneira plena. A pesquisa qualitativa baseou-se em um trabalho de campo com observações de aula e entrevistas semiestruturadas com três professores de educação física no âmbito da educação infantil. Analisamos como os conhecimentos acadêmicos permitiram o respaldo necessário e indispensável à prática do professor de educação física com as crianças desse nível de ensino; como ocorreu sua práxis docente; a relação dessa rede pública de ensino com esse professor especialista no contexto da educação infantil; e quais as dificuldades surgidas em sua prática docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043/2813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº2, mai./ago., 2015; 37-48
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325458619596800