A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo investigar a prática de professores de educação física na educação infantil em escolas municipais da cidade de Vinhedo/SP. A presença do professor especialista na educação infantil deve se dar de maneira a evitar a fragmentação de saberes em prol da criança, respeitando-a como sujeito histórico e social, visto de maneira plena. A pesquisa qualitativa baseou-se em um trabalho de campo com observações de aula e entrevistas semiestruturadas com três professores de educação física no âmbito da educação infantil. Analisamos como os conhecimentos acadêmicos permitiram o respaldo necessário e indispensável à prática do professor de educação física com as crianças desse nível de ensino; como ocorreu sua práxis docente; a relação dessa rede pública de ensino com esse professor especialista no contexto da educação infantil; e quais as dificuldades surgidas em sua prática docente. |
id |
UFMS-4_803122427dfb42ff501add32080a25d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4043 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilEducação Física EscolarProfessorO presente estudo tem por objetivo investigar a prática de professores de educação física na educação infantil em escolas municipais da cidade de Vinhedo/SP. A presença do professor especialista na educação infantil deve se dar de maneira a evitar a fragmentação de saberes em prol da criança, respeitando-a como sujeito histórico e social, visto de maneira plena. A pesquisa qualitativa baseou-se em um trabalho de campo com observações de aula e entrevistas semiestruturadas com três professores de educação física no âmbito da educação infantil. Analisamos como os conhecimentos acadêmicos permitiram o respaldo necessário e indispensável à prática do professor de educação física com as crianças desse nível de ensino; como ocorreu sua práxis docente; a relação dessa rede pública de ensino com esse professor especialista no contexto da educação infantil; e quais as dificuldades surgidas em sua prática docente.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2016-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº2, mai./ago., 2015; 37-482178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043/2813Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luciana Dias deProdócimo, Elaine2017-03-15T21:14:57Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4043Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:14:57Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Oliveira, Luciana Dias de Educação Infantil Educação Física Escolar Professor |
title_short |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Oliveira, Luciana Dias de |
author_facet |
Oliveira, Luciana Dias de Prodócimo, Elaine |
author_role |
author |
author2 |
Prodócimo, Elaine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luciana Dias de Prodócimo, Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Educação Física Escolar Professor |
topic |
Educação Infantil Educação Física Escolar Professor |
description |
O presente estudo tem por objetivo investigar a prática de professores de educação física na educação infantil em escolas municipais da cidade de Vinhedo/SP. A presença do professor especialista na educação infantil deve se dar de maneira a evitar a fragmentação de saberes em prol da criança, respeitando-a como sujeito histórico e social, visto de maneira plena. A pesquisa qualitativa baseou-se em um trabalho de campo com observações de aula e entrevistas semiestruturadas com três professores de educação física no âmbito da educação infantil. Analisamos como os conhecimentos acadêmicos permitiram o respaldo necessário e indispensável à prática do professor de educação física com as crianças desse nível de ensino; como ocorreu sua práxis docente; a relação dessa rede pública de ensino com esse professor especialista no contexto da educação infantil; e quais as dificuldades surgidas em sua prática docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043/2813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº2, mai./ago., 2015; 37-48 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325458619596800 |