A relação família-escola: fronteiras e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Fatima Maria Leite
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SANTOS, Maria de Fátima de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/500
Resumo: O artigo aborda a problemática da relação família-escola na contemporaneidade, analisando os vários fatores de ambigüidade e de fragilidade segundo a perspectiva psicossocial, que serviu de ancoragem teórico-metodológica às pesquisas que embasaram as investigações e proposições lançadas. É apresentado o cenário social das mudanças que alicerçam a relação, tanto na ordem econômica quanto nos valores que a circundam; faz-se uma retrospectiva histórica das duas instituições educativas; e em seguida, uma abordagem sobre alguns dos principais aspectos que provocam impasses e limites na relação, assim como são lançadas possibilidades de superação.Family-school relationship: limitations and possibilitiesAbstractThis study focuses on the current problem faced in the family-school relationship. Various factors related to ambiguity and to fragilities were analyzed from the psychosocial perspective in which the research was in theory and in method established, and on which the investigations and the proposals were based. The economical changes and the changes on the basic values of the very elementary relationship are presented inserted into a social scenario. A historical background from the two educational institutions is presented, followed by a projection about some of the most important aspects which introduce issues and limitations into the relationship, and make motivational proposals.Keywords: School. Family. Interaction.
id UFMT-3_88b8d66df3a429985f55fe6be341e82c
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/500
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A relação família-escola: fronteiras e possibilidadesEscola. Família. Interação.Relação família-escolaO artigo aborda a problemática da relação família-escola na contemporaneidade, analisando os vários fatores de ambigüidade e de fragilidade segundo a perspectiva psicossocial, que serviu de ancoragem teórico-metodológica às pesquisas que embasaram as investigações e proposições lançadas. É apresentado o cenário social das mudanças que alicerçam a relação, tanto na ordem econômica quanto nos valores que a circundam; faz-se uma retrospectiva histórica das duas instituições educativas; e em seguida, uma abordagem sobre alguns dos principais aspectos que provocam impasses e limites na relação, assim como são lançadas possibilidades de superação.Family-school relationship: limitations and possibilitiesAbstractThis study focuses on the current problem faced in the family-school relationship. Various factors related to ambiguity and to fragilities were analyzed from the psychosocial perspective in which the research was in theory and in method established, and on which the investigations and the proposals were based. The economical changes and the changes on the basic values of the very elementary relationship are presented inserted into a social scenario. A historical background from the two educational institutions is presented, followed by a projection about some of the most important aspects which introduce issues and limitations into the relationship, and make motivational proposals.Keywords: School. Family. Interaction.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/50010.29286/rep.v17i35.500Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 443-4542238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/500/426CRUZ, Fatima Maria LeiteSANTOS, Maria de Fátima de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/500Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação família-escola: fronteiras e possibilidades
title A relação família-escola: fronteiras e possibilidades
spellingShingle A relação família-escola: fronteiras e possibilidades
CRUZ, Fatima Maria Leite
Escola. Família. Interação.
Relação família-escola
title_short A relação família-escola: fronteiras e possibilidades
title_full A relação família-escola: fronteiras e possibilidades
title_fullStr A relação família-escola: fronteiras e possibilidades
title_full_unstemmed A relação família-escola: fronteiras e possibilidades
title_sort A relação família-escola: fronteiras e possibilidades
author CRUZ, Fatima Maria Leite
author_facet CRUZ, Fatima Maria Leite
SANTOS, Maria de Fátima de Souza
author_role author
author2 SANTOS, Maria de Fátima de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Fatima Maria Leite
SANTOS, Maria de Fátima de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Família. Interação.
Relação família-escola
topic Escola. Família. Interação.
Relação família-escola
description O artigo aborda a problemática da relação família-escola na contemporaneidade, analisando os vários fatores de ambigüidade e de fragilidade segundo a perspectiva psicossocial, que serviu de ancoragem teórico-metodológica às pesquisas que embasaram as investigações e proposições lançadas. É apresentado o cenário social das mudanças que alicerçam a relação, tanto na ordem econômica quanto nos valores que a circundam; faz-se uma retrospectiva histórica das duas instituições educativas; e em seguida, uma abordagem sobre alguns dos principais aspectos que provocam impasses e limites na relação, assim como são lançadas possibilidades de superação.Family-school relationship: limitations and possibilitiesAbstractThis study focuses on the current problem faced in the family-school relationship. Various factors related to ambiguity and to fragilities were analyzed from the psychosocial perspective in which the research was in theory and in method established, and on which the investigations and the proposals were based. The economical changes and the changes on the basic values of the very elementary relationship are presented inserted into a social scenario. A historical background from the two educational institutions is presented, followed by a projection about some of the most important aspects which introduce issues and limitations into the relationship, and make motivational proposals.Keywords: School. Family. Interaction.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/500
10.29286/rep.v17i35.500
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/500
identifier_str_mv 10.29286/rep.v17i35.500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/500/426
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 443-454
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v17i35
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1788989986915221504