Discursos e práticas discursivas em favor dos jogos educativos nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Tatiana Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12902
Resumo: O presente estudo buscou compreender discursos de professoras e práticas discursivas de sala de aula que emergem em situações de uso dos jogos educativos nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, em uma escola pública do município de Recife. Utilizou método inspirado na análise de discurso crítica (ADC), com ênfase na teoria de discurso e mudança social de Norman Fairclough e tomou como base analítica corpus referencial constituído por três campos de discursividade em favor dos jogos. Tais campos embora guardando especificidades se interpenetram em simultaneidade: ludicidade - o jogo como atividade lúdica e elemento da cultura; sociocultural - o jogo como elemento sociocultural na função do lúdico no meio pedagógico; psicológico e educacional - o jogo como meio para o desenvolvimento infantil e organização de situações de ensino e aprendizagem. Recorremos à entrevista semi-estruturada, em profundidade, realizada com professoras e à videografia - registro em vídeo – de observação em sala de aula. Enfatizamos estas ferramentas combinadas como modelo de coleta de dados que permitem uma microanálise interpretativa de acontecimentos discursivos produzidos em situações de entrevista e de sala de aula. Os resultados indicaram como os discursos de professoras e práticas discursivas de sala de aula quanto ao uso de jogos educativos se inter-relacionam em três dimensões nas funções da linguagem - identitária, relacional e ideacional - e nos três campos de discursividade em favor dos jogos, em momentos de aula e de recreio em sala de aula. Compreendemos discursos e práticas discursivas de sala de aula em favor dos jogos educativos durante a aula, as professoras limitam o uso do jogo educativo como possibilidade didática para a organização de situações de ensino e aprendizagem, e no recreio, as professoras utilizam o jogo educativo como atividade lúdica, elemento sociocultural e possibilidade didática. Em síntese, com a presente pesquisa pretendemos contribuir com a reflexão quanto ao uso de jogos educativos nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da prática de docentes, como atividade lúdica e como possibilidade didática, no sentido da construção do conhecimento na escola por meio do jogar e do brincar.
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Tais campos embora guardando especificidades se interpenetram em simultaneidade: ludicidade - o jogo como atividade lúdica e elemento da cultura; sociocultural - o jogo como elemento sociocultural na função do lúdico no meio pedagógico; psicológico e educacional - o jogo como meio para o desenvolvimento infantil e organização de situações de ensino e aprendizagem. Recorremos à entrevista semi-estruturada, em profundidade, realizada com professoras e à videografia - registro em vídeo – de observação em sala de aula. Enfatizamos estas ferramentas combinadas como modelo de coleta de dados que permitem uma microanálise interpretativa de acontecimentos discursivos produzidos em situações de entrevista e de sala de aula. Os resultados indicaram como os discursos de professoras e práticas discursivas de sala de aula quanto ao uso de jogos educativos se inter-relacionam em três dimensões nas funções da linguagem - identitária, relacional e ideacional - e nos três campos de discursividade em favor dos jogos, em momentos de aula e de recreio em sala de aula. Compreendemos discursos e práticas discursivas de sala de aula em favor dos jogos educativos durante a aula, as professoras limitam o uso do jogo educativo como possibilidade didática para a organização de situações de ensino e aprendizagem, e no recreio, as professoras utilizam o jogo educativo como atividade lúdica, elemento sociocultural e possibilidade didática. Em síntese, com a presente pesquisa pretendemos contribuir com a reflexão quanto ao uso de jogos educativos nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da prática de docentes, como atividade lúdica e como possibilidade didática, no sentido da construção do conhecimento na escola por meio do jogar e do brincar.CAPESporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLudicidadeCulturaAprendizagemPrática DocenteDiscursos e práticas discursivas em favor dos jogos educativos nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTatiana Soares Leandro - Dissertação (Mestrado em Educação) .pdf.jpgTatiana Soares Leandro - Dissertação (Mestrado em Educação) .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12902/5/Tatiana%20Soares%20Leandro%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28Mestrado%20em%20Educa%c3%a7%c3%a3o%29%20.pdf.jpgade06b4a89c1847e2ffc991479f7052eMD55ORIGINALTatiana Soares Leandro - Dissertação (Mestrado em Educação) .pdfTatiana Soares Leandro - Dissertação (Mestrado em Educação) .pdfapplication/pdf7461371https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12902/1/Tatiana%20Soares%20Leandro%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28Mestrado%20em%20Educa%c3%a7%c3%a3o%29%20.pdf0a3016acb26b7e8fc0d49a7db2ad6547MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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