Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Francisco Carlos Pierin
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/18585
Resumo: Orientadora: Sonia Maria Chaves Haracemiv
id UFPR_58b61e7adc90d6812cdc376ee8c0673e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/18585
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mendes, Francisco Carlos PierinUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-2022-08-16T18:52:57Z2022-08-16T18:52:57Z2009https://hdl.handle.net/1884/18585Orientadora: Sonia Maria Chaves HaracemivInclui apêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/03/2009Inclui bibliografiaResumo : Esse trabalho decorre de muitas inquietações no exercício profissional na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por mais de quinze anos, na docência da disciplina de Ciências Naturais. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as superações ocorridas na reelaboração de linguagem da explicitação dos fenômenos naturais que os jovens e adultos apresentavam antes e após trabalho pedagógico da escola. Partiu-se do pressuposto que a linguagem da escola se distancia da linguagem do cotidiano dos alunos e, que os Cadernos de Estudos não elucidam os fenômenos de forma possibilitar a assimilação e superação do conhecimento. Em relação a metodologia a pesquisa é descritiva (perfil dos alunos, escolaridade, formas de conceituar fenomenos naturais antes e depois do trabalho pedagógico e os cadernos de estudos de ciências), comparativa (correlações entre os conhecimentos construidos ao longo da vida e na escola). Quanto aos procedimentos foi utilizado a análise de conteúdo das falas dos alunos matriculados na disciplina de Ciências Naturais em 2007, no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos "Paulo Leminski" na cidade da Lapa, estado do Paraná e na Ação Pedagógica Descentralizada do Buriti, no município de Campo do Tenente. Os domínios linguisticos deles em relação aos fenomenos foram importantes dados para o desenvolvimento da pesquisa. Esse trabalho de pesquisa desvelou que a linguagem do aluno não se distancia da linguagem da escola, permanecendo em muitos casos a linguagem da vida, pois essa tem significado relevante para ele na explicitação dos fenômenos. A escola deveria considerar como ponto partida as formas de leitura de mundo que o aluno de EJA tem em sua vida cotidiana. É necessário a reflexão do processo de ensino e aprendizagem dos Jovens e adultos na escola, do encaminhamento didático-metodológico do professor, e também da linguagem dos Cadernos de Estudos da disciplina de Ciências.Abstract : This work results from a lot of concerns during my working time as a professional at Educação de Jovens e Adultos (EJA) for more than fifteen years, on the teaching of Natural Sciences. Thus, the purpose of this research was to investigate the overrun happened in the language of explicitness re-elaboration of natural phenomena that the youngsters and adults presented before and after the school pedagogical work. It was supposed that the school language is distant from the students’ everyday language and that the Study Notebooks do not elucidated the phenomena, in order to make the students’ knowledge assimilation and overrun possible. In relation to methodology, the research is descriptive (students’ profile, schooling level, their way of conceptualize natural phenomena before and after the pedagogical work and the science notebooks), comparative (co-relations between knowledge built along life and at school). Concerning the procedures used, the research includes the students’ speech analysis, who were enrolled in the 2007 Natural Sciences class at Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos "Paulo Leminski", in the city of Lapa, state of Paraná and at Ação Pedagógica Descentralizada do Buriti, in Campo do Tenente. Their linguistic dominium in relation to the nature phenomena was important data for the research development. This research work has revealed that the student’s language is not distant from the school language, remaining, in many cases, the language of life, because this one has a relevant meaning for him/her in the phenomena explicitness. School should consider the ways of reading the world that the EJA student has in his/her everyday life as a departure point. A reflection about the youngsters and adults’ teaching and learning process at school, about the teacher’s didactic-methodological planning and also about the language of the Sciences Study Notebooks is necessary.111 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalEducação de adultosEducaçao ambiental - ParanáEducaçãoAprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Francisco.pdfapplication/pdf1239041https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18585/1/Dissertacao%20Francisco.pdfd57d99636e1eca9a2e72bb8b26a1f6f8MD51open accessTEXTDissertacao Francisco.pdf.txtExtracted Texttext/plain253173https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18585/2/Dissertacao%20Francisco.pdf.txtc7ccb999bc04f483f34aa7f481af2f78MD52open accessTHUMBNAILDissertacao Francisco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18585/3/Dissertacao%20Francisco.pdf.jpgbe2af09489383c1bb6c8f188a02c8569MD53open access1884/185852022-08-16 15:52:57.737open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/18585Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-16T18:52:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola
title Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola
spellingShingle Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola
Mendes, Francisco Carlos Pierin
Educação de adultos
Educaçao ambiental - Paraná
Educação
title_short Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola
title_full Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola
title_fullStr Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola
title_full_unstemmed Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola
title_sort Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola
author Mendes, Francisco Carlos Pierin
author_facet Mendes, Francisco Carlos Pierin
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Francisco Carlos Pierin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
contributor_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Educaçao ambiental - Paraná
Educação
topic Educação de adultos
Educaçao ambiental - Paraná
Educação
description Orientadora: Sonia Maria Chaves Haracemiv
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T18:52:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-16T18:52:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/18585
url https://hdl.handle.net/1884/18585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18585/1/Dissertacao%20Francisco.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18585/2/Dissertacao%20Francisco.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18585/3/Dissertacao%20Francisco.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d57d99636e1eca9a2e72bb8b26a1f6f8
c7ccb999bc04f483f34aa7f481af2f78
be2af09489383c1bb6c8f188a02c8569
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699180988203008