A primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Roger de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83014
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio Prado Gimenez
id UFPR_7e68d590e630892edb6ff8ddbcc65414
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83014
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas PúblicasGimenez, Fernando Antonio Prado, 1957-Franco, Roger de Oliveira2023-07-07T13:41:13Z2023-07-07T13:41:13Z2023https://hdl.handle.net/1884/83014Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio Prado GimenezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 03/03/2023Inclui referências: p. 116-123Resumo: Assim como em outros países, no Brasil, as empresas estatais foram fundamentais para o desenvolvimento econômico e promoção do bem-estar social, preenchendo lacunas nas forças produtivas e diversificando os serviços colocados à disposição da população. Contudo, as crises internacionais impactaram essas Políticas Públicas, por meio da implementação de medidas neoliberais, que resultaram na desestatização dessas entidades. O resultado, em certa medida, também foi sentido no setor de portos. No entanto, a participação do Poder Público ainda hoje permanece importante nas autoridades portuárias, predominando nos portos internacionais mais relevantes o modelo público de administração portuária e privado de operação e armazenagem de mercadorias, denominado Landlord Port. Apesar disso, em alguns portos, como os da Inglaterra e da Austrália, as autoridades portuárias foram totalmente desestatizadas. No Brasil, o Governo Bolsonaro adotou políticas para que os portos nacionais fossem submetidos a processo semelhante ao ocorrido nos portos australianos. Nesse sentido, a Companhia Docas do Espírito Santo foi privatizada em 2022. É de se destacar que remanescem fatores de preocupação elencados pelos usuários dos portos de modelo privado. Dessa forma, a presente Dissertação adota a categorização de Chen, Pateman e Sakalayen (2017) sobre a desestatização dos portos australianos - aumento de tarifas portuárias, subvalorização dos ativos, prejuízo à concorrência, falta de investimentos de longo prazo e inobservância do interesse público - com o objetivo de verificar se essas preocupações estiveram presentes no processo de desestatização da CODESA. O método de pesquisa empregado é o Estudo de Caso, com a análise processual dessa política pública, a partir dos documentos sobre a desestatização da CODESA. Como resultado, observou-se que tais preocupações também foram levantadas pelos agentes econômicos e institucionais na concessão do porto brasileiro, sendo analisadas durante o processo de desestatização. Ademais, foi possível verificar que nessa desestatização não se verificou o estudo sobre outras formas de conferir maior eficiência ao porto público, a exemplo da empresarialização ocorrida nos portos holandeses, referências no setor. Por fim, a partir desse estudo, outros podem ser realizados, a fim de verificar principalmente os impactos decorrentes dessa privatização, confrontados com os resultados pretendidos e com as justificativas apresentadas pela autoridade governamental federal.Abstract: As in other countries, in Brazil, state-owned companies were fundamental for economic development and the promotion of social well-being, filling gaps in the productive forces and diversifying the services made available to the population. However, international crises impacted these Public Policies, through the implementation of neoliberal measures, which resulted in the privatization of these entities. The result, to a certain extent, was also felt in the port sector. However, the participation of the Public Power still remains important in port authorities, with the predominance in the most relevant international ports of the public model of port administration and private operation and storage of goods, called Landlord Port. Those of England and Australia, the port authorities were completely denationalized. In Brazil, the Bolsonaro government adopted policies so that national ports were subject to a process similar to that which occurred in Australian ports. In this sense, Companhia Docas do Espírito Santo was privatized in 2022. It should be noted that there are still factors of concern listed by users of private model ports. Thus, this Dissertation adopts the categorization of Chen, Pateman and Sakalayen (2017) on the privatization of Australian ports - increase in port tariffs, undervaluation of assets, harm to competition, lack of long-term investments and failure to observe the public interest - with the aim of verifying whether these concerns were present during the CODESA privatization process. The research method employed is the Case Study, with the procedural analysis of this public policy, based on the documents on the privatization of CODESA. As a result, it was observed that such concerns were also raised by economic and institutional agents in the concession of the Brazilian port, being analyzed during the privatization process. In addition, it was possible to verify that this privatization did not verify the study on other ways of giving greater efficiency to the public port, such as the corporatization that occurred in Dutch ports, references in the sector. Finally, from this study, others can be carried out, in order to verify mainly the impacts resulting from this privatization, confronted with the intended results and with the justifications presented by the federal government authority.1 recurso online : PDF.application/pdfPolítica públicaEmpresas estataisPrivatizaçãoDesestatizaçãoPolíticas PúblicasA primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROGER DE OLIVEIRA FRANCO.pdfapplication/pdf1438674https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83014/1/R%20-%20D%20-%20ROGER%20DE%20OLIVEIRA%20FRANCO.pdff0ba3a24a9c76174fbfaa4d50ae98077MD51open access1884/830142023-07-07 10:41:13.83open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83014Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-07T13:41:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA
title A primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA
spellingShingle A primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA
Franco, Roger de Oliveira
Política pública
Empresas estatais
Privatização
Desestatização
Políticas Públicas
title_short A primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA
title_full A primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA
title_fullStr A primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA
title_full_unstemmed A primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA
title_sort A primeira desestatização de uma autoridade portuária no Brasil : a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA
author Franco, Roger de Oliveira
author_facet Franco, Roger de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gimenez, Fernando Antonio Prado, 1957-
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Roger de Oliveira
contributor_str_mv Gimenez, Fernando Antonio Prado, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública
Empresas estatais
Privatização
Desestatização
Políticas Públicas
topic Política pública
Empresas estatais
Privatização
Desestatização
Políticas Públicas
description Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio Prado Gimenez
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-07T13:41:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-07T13:41:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83014
url https://hdl.handle.net/1884/83014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83014/1/R%20-%20D%20-%20ROGER%20DE%20OLIVEIRA%20FRANCO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f0ba3a24a9c76174fbfaa4d50ae98077
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699076075028480