Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Laura Leal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80077
Resumo: Orientador: Emerson Rolkouski
id UFPR_9dd02c906f8fe1fab44b84c453d05130
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80077
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rios, Diogo FrancoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaRolkouski, Emerson, 1975-Moreira, Laura Leal2022-11-10T14:34:07Z2022-11-10T14:34:07Z2022https://hdl.handle.net/1884/80077Orientador: Emerson RolkouskiCoorientador: Diogo Franco RiosTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 21/09/2022Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa tem como objetivo tecer compreensões sobre a formação, atuação de professores e a institucionalização do primeiro curso superior de formação de professores de matemática, criado em 1960, no âmbito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul (RS). Para a concretização desta proposta foram realizadas entrevistas com professores de matemática, que estiveram envolvidos no movimento de articulação profissional em busca de um espaço formal de formação de professores. A partir dessas entrevistas, intencionou-se compor narrativas sobre a criação do primeiro curso de formação de professores de matemática de Pelotas-RS. Da produção dessas narrativas, destacamos: a existência de dois grupos de articulação profissional, a Associação Sul Rio-Grandense de Professores (AsR p) e o Centro de Estudos Matemáticos (CEM), que se constituíram importantes espaços de formação e discussão para o professorado pelotense, a partir da década de 1930; além das lutas de duas professoras normalistas que sofreram preconceito ao ingressarem em um curso de Licenciatura em Matemática, e de um professor, que mesmo situado no interior do Rio Grande do Sul, em meados de 1957, publica um artigo na Revista da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), sobre suas considerações a respeito da matemática. Para a produção e a análise das fontes orais deste trabalho, foram mobilizados os parâmetros teórico-metodológicos da história oral (HO), tal qual vem sendo desenvolvido pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM).Abstract: This research aims to weave understandings about the formation, performance of teachers and the institutionalization of the first higher education course for mathematics teachers, created in 1960, within the scope of the Universidade Católica de Pelotas (UCPel), in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). In order to implement this proposal, interviews were carried out with mathematics teachers, who were involved in the professional articulation movement in search of a formal space for teacher training. From these interviews, it was intended to compose narratives about the creation of the first mathematics teacher training course in Pelotas (RS). From the production of these narratives, we highlight: the existence of two groups of professional articulation, the Associação Sul Rio-Grandense de Professores (ASRP) and the Centro de Estudos Matemáticos (CEM), which constituted important spaces for training and discussion for the teachers of Pelotas, from the 1930s; in addition to the struggles of two normalistas teachers who suffer prejudice when entering the degree course in Mathematics and a teacher, who, even located in the countryside of Rio Grande do Sul, in mid-1957, publishes an article in the Revista da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), on their considerations about mathematics. For the production and analysis of the oral sources of this work, the theoretical-methodological parameters of oral history (OH) were utilized, as they have been developed by the Group of Oral History and Mathematics Education (GHOEM).1 recurso online : PDF.application/pdfMatemática - HistóriaProfessores de matematica - FormaçãoLicenciatura - MatemáticaHistoria oralMatemáticaTrajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LAURA LEAL MOREIRA.pdfapplication/pdf25048638https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80077/1/R%20-%20T%20-%20LAURA%20LEAL%20MOREIRA.pdfd7caa7a2e702d135cf8babc9af7ba7adMD51open access1884/800772022-11-10 11:34:07.934open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80077Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-10T14:34:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
title Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
spellingShingle Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
Moreira, Laura Leal
Matemática - História
Professores de matematica - Formação
Licenciatura - Matemática
Historia oral
Matemática
title_short Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
title_full Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
title_fullStr Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
title_full_unstemmed Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
title_sort Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
author Moreira, Laura Leal
author_facet Moreira, Laura Leal
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Rios, Diogo Franco
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Laura Leal
contributor_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - História
Professores de matematica - Formação
Licenciatura - Matemática
Historia oral
Matemática
topic Matemática - História
Professores de matematica - Formação
Licenciatura - Matemática
Historia oral
Matemática
description Orientador: Emerson Rolkouski
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-10T14:34:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-10T14:34:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80077
url https://hdl.handle.net/1884/80077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80077/1/R%20-%20T%20-%20LAURA%20LEAL%20MOREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7caa7a2e702d135cf8babc9af7ba7ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699041256013824