Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional

Bibliographic Details
Main Author: Soares, Carlos Henrique Ramos
Publication Date: 2009
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/17906
Summary: O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar o processo de implantação de um projeto de inclusão escolar para alunos surdos em uma escola municipal de Ensino Médio. Ao longo da pesquisa, buscou-se investigar os conceitos que caracterizam o sujeito surdo, o histórico de sua educação e a utilização de diferentes abordagens pedagógicas. Realizou-se um breve resgate histórico do contexto municipal onde o projeto foi implantado, identificando dados relativos aos investimentos e ações que o município tem promovido para qualificar sua rede de ensino e ampliar a escolarização de alunos com deficiências no ensino comum. No que se refere à organização geral do projeto, a análise foi pautada na presença de profissionais com conhecimentos específicos - como o conhecimento de LIBRAS - e na organização de espaços variados que combinavam a presença de alunos surdos e alunos ouvintes. O estudo teve como referência um projeto implantado em uma rede municipal de cidade que integra a região metropolitana de Porto Alegre. O período de realização da investigação foi o ano de 2008. Verificou-se que providências técnico-administrativas foram tomadas, demonstrando que, através de uma rede de apoio bem estruturada, existem possibilidades de se construir uma escola inclusiva que propicie uma educação de qualidade, com igualdade de oportunidades para todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam surdez. Procurou-se, ainda, discutir a necessidade que iniciativas dessa natureza se instituam como políticas e não se restrinjam a projetos experimentais. Assim, para que novas propostas de escolarização se efetivem, será preciso trabalhar com a perspectiva de que a escola possa mudar para melhor, repensando e redimensionando suas práticas frente aos desafios que inclusão propõe.
id UFRGS-2_0d550e007967b396d48503fcd77dd8dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17906
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Carlos Henrique RamosBaptista, Cláudio Roberto2009-12-12T04:15:35Z2009http://hdl.handle.net/10183/17906000726057O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar o processo de implantação de um projeto de inclusão escolar para alunos surdos em uma escola municipal de Ensino Médio. Ao longo da pesquisa, buscou-se investigar os conceitos que caracterizam o sujeito surdo, o histórico de sua educação e a utilização de diferentes abordagens pedagógicas. Realizou-se um breve resgate histórico do contexto municipal onde o projeto foi implantado, identificando dados relativos aos investimentos e ações que o município tem promovido para qualificar sua rede de ensino e ampliar a escolarização de alunos com deficiências no ensino comum. No que se refere à organização geral do projeto, a análise foi pautada na presença de profissionais com conhecimentos específicos - como o conhecimento de LIBRAS - e na organização de espaços variados que combinavam a presença de alunos surdos e alunos ouvintes. O estudo teve como referência um projeto implantado em uma rede municipal de cidade que integra a região metropolitana de Porto Alegre. O período de realização da investigação foi o ano de 2008. Verificou-se que providências técnico-administrativas foram tomadas, demonstrando que, através de uma rede de apoio bem estruturada, existem possibilidades de se construir uma escola inclusiva que propicie uma educação de qualidade, com igualdade de oportunidades para todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam surdez. Procurou-se, ainda, discutir a necessidade que iniciativas dessa natureza se instituam como políticas e não se restrinjam a projetos experimentais. Assim, para que novas propostas de escolarização se efetivem, será preciso trabalhar com a perspectiva de que a escola possa mudar para melhor, repensando e redimensionando suas práticas frente aos desafios que inclusão propõe.The present work has as its main goal, to describe, and to analyze the implantation process concerning to a inclusion project, which would benefit the deaf students of a public High School. During the research, the intention was to investigate the concepts that characterize the deaf people, their previous educational history, as well as the use of different pedagogical approaches. It was made a brief study of the neighborhood where the project was settled, identified the data capture, regarding to the investments, and procedures promoted by the municipal government, in order to qualify its school staff, and increase the learning process of those students that had a deficient regular education. Concerning to the project organization, the analysis was based on the knowledge of the qualified professionals who work with deaf people - using the sign language - and on the possibility of offering different environment where deaf and non-deaf students could study together. This project has as reference, another one that was settled in Porto Alegre, and the research lasted the year of 2008. It was verified the administrative, and technical procedures to the success of the mentioned project. It was clear that a good and proper support is the basis to build a qualified school, where an inclusion system can take place, and provides a good educational process, with equal rights and opportunities to all its students, including the deafs. During the research it was also discussed the importance of this kind of educational project as a governmental goal, and not as an experimental project only. Therefore, in order to get a new educational proposal, it will be necessary to work with a prospect of changing the school patterns in a positive way, thinking over and over, and widening its practices, facing all the challenges brought about the educational inclusion.application/pdfporInclusão escolarSurdoEducação especialSpecial educationHigh schoolSchool inclusionDeaf educationInclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000726057.pdf000726057.pdfTexto completoapplication/pdf221809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17906/1/000726057.pdfb2ebfd6acf488f9587babde5bf263b48MD51TEXT000726057.pdf.txt000726057.pdf.txtExtracted Texttext/plain77536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17906/2/000726057.pdf.txt4cdb2c1ac698ef46bacbbede859e872eMD52THUMBNAIL000726057.pdf.jpg000726057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17906/3/000726057.pdf.jpg1c7ab16c09558a2707f985b9e66f6c29MD5310183/179062018-10-10 08:24:58.826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:24:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional
title Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional
spellingShingle Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional
Soares, Carlos Henrique Ramos
Inclusão escolar
Surdo
Educação especial
Special education
High school
School inclusion
Deaf education
title_short Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional
title_full Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional
title_fullStr Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional
title_full_unstemmed Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional
title_sort Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional
author Soares, Carlos Henrique Ramos
author_facet Soares, Carlos Henrique Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Carlos Henrique Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
contributor_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Surdo
Educação especial
topic Inclusão escolar
Surdo
Educação especial
Special education
High school
School inclusion
Deaf education
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
High school
School inclusion
Deaf education
description O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar o processo de implantação de um projeto de inclusão escolar para alunos surdos em uma escola municipal de Ensino Médio. Ao longo da pesquisa, buscou-se investigar os conceitos que caracterizam o sujeito surdo, o histórico de sua educação e a utilização de diferentes abordagens pedagógicas. Realizou-se um breve resgate histórico do contexto municipal onde o projeto foi implantado, identificando dados relativos aos investimentos e ações que o município tem promovido para qualificar sua rede de ensino e ampliar a escolarização de alunos com deficiências no ensino comum. No que se refere à organização geral do projeto, a análise foi pautada na presença de profissionais com conhecimentos específicos - como o conhecimento de LIBRAS - e na organização de espaços variados que combinavam a presença de alunos surdos e alunos ouvintes. O estudo teve como referência um projeto implantado em uma rede municipal de cidade que integra a região metropolitana de Porto Alegre. O período de realização da investigação foi o ano de 2008. Verificou-se que providências técnico-administrativas foram tomadas, demonstrando que, através de uma rede de apoio bem estruturada, existem possibilidades de se construir uma escola inclusiva que propicie uma educação de qualidade, com igualdade de oportunidades para todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam surdez. Procurou-se, ainda, discutir a necessidade que iniciativas dessa natureza se instituam como políticas e não se restrinjam a projetos experimentais. Assim, para que novas propostas de escolarização se efetivem, será preciso trabalhar com a perspectiva de que a escola possa mudar para melhor, repensando e redimensionando suas práticas frente aos desafios que inclusão propõe.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-12T04:15:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17906
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000726057
url http://hdl.handle.net/10183/17906
identifier_str_mv 000726057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17906/1/000726057.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17906/2/000726057.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17906/3/000726057.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2ebfd6acf488f9587babde5bf263b48
4cdb2c1ac698ef46bacbbede859e872e
1c7ab16c09558a2707f985b9e66f6c29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486706901483520