Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Angela Maria da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117413
Resumo: A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito pedagógico se torna uma realidade inquestionável nas relações que são estabelecidas entre corpo docente e discente. Essa presença, cada vez mais forte dentro das instituições de ensino mostra como, inevitavelmente, a tecnologia se agrega a todas as dimensões sociais contemporâneas. Novas metodologias de ensino, que obviamente vão além do quadro negro e do giz, podem dar aos alunos mais desejo de aprender aos que vivem nessa era tecnológica e digital. Considerando este panorama, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a utilização das TIC na articulação com os espaços de sala de aula. Buscamos as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) para saber como as orientações governamentais se estruturam em relação ao ensino e suas técnicas e tecnologias para as diferentes etapas e modalidades na educação básica e em que direção apontam no que diz respeito à cultura digital. Pretendemos também identificar alguns pressupostos que fundamentam a ação dos professores atuantes no Projeto Trajetórias Criativas (MEC/SEDUC), pois que acreditamos que novos paradigmas, ou elementos para a composição de um novo paradigma, entrelaçam-se ao uso das tecnologias nas escolas de educação integral que participam deste Projeto no estado do Rio Grande do Sul.
id UFRGS-2_2a9cb7c8c8a7590dcf3bdd3276f4a2d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117413
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Angela Maria da SilvaBoll, Cíntia Inês2015-06-02T02:00:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/117413000967052A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito pedagógico se torna uma realidade inquestionável nas relações que são estabelecidas entre corpo docente e discente. Essa presença, cada vez mais forte dentro das instituições de ensino mostra como, inevitavelmente, a tecnologia se agrega a todas as dimensões sociais contemporâneas. Novas metodologias de ensino, que obviamente vão além do quadro negro e do giz, podem dar aos alunos mais desejo de aprender aos que vivem nessa era tecnológica e digital. Considerando este panorama, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a utilização das TIC na articulação com os espaços de sala de aula. Buscamos as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) para saber como as orientações governamentais se estruturam em relação ao ensino e suas técnicas e tecnologias para as diferentes etapas e modalidades na educação básica e em que direção apontam no que diz respeito à cultura digital. Pretendemos também identificar alguns pressupostos que fundamentam a ação dos professores atuantes no Projeto Trajetórias Criativas (MEC/SEDUC), pois que acreditamos que novos paradigmas, ou elementos para a composição de um novo paradigma, entrelaçam-se ao uso das tecnologias nas escolas de educação integral que participam deste Projeto no estado do Rio Grande do Sul.application/pdfporEducação integralTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000967052.pdf.txt000967052.pdf.txtExtracted Texttext/plain51849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/2/000967052.pdf.txt5f7e492434e0e24ff774602f11e52002MD52ORIGINAL000967052.pdf000967052.pdfTexto completoapplication/pdf298995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/1/000967052.pdf5705fcadb21caf00e7cf1c628cd4ef27MD51THUMBNAIL000967052.pdf.jpg000967052.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/3/000967052.pdf.jpgcef1749745f3a2c1dd9331cb44742227MD5310183/1174132018-10-22 09:27:44.103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:27:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes
title Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes
spellingShingle Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes
Vargas, Angela Maria da Silva
Educação integral
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes
title_full Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes
title_fullStr Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes
title_sort Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes
author Vargas, Angela Maria da Silva
author_facet Vargas, Angela Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Angela Maria da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
contributor_str_mv Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Educação integral
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito pedagógico se torna uma realidade inquestionável nas relações que são estabelecidas entre corpo docente e discente. Essa presença, cada vez mais forte dentro das instituições de ensino mostra como, inevitavelmente, a tecnologia se agrega a todas as dimensões sociais contemporâneas. Novas metodologias de ensino, que obviamente vão além do quadro negro e do giz, podem dar aos alunos mais desejo de aprender aos que vivem nessa era tecnológica e digital. Considerando este panorama, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a utilização das TIC na articulação com os espaços de sala de aula. Buscamos as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) para saber como as orientações governamentais se estruturam em relação ao ensino e suas técnicas e tecnologias para as diferentes etapas e modalidades na educação básica e em que direção apontam no que diz respeito à cultura digital. Pretendemos também identificar alguns pressupostos que fundamentam a ação dos professores atuantes no Projeto Trajetórias Criativas (MEC/SEDUC), pois que acreditamos que novos paradigmas, ou elementos para a composição de um novo paradigma, entrelaçam-se ao uso das tecnologias nas escolas de educação integral que participam deste Projeto no estado do Rio Grande do Sul.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-02T02:00:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967052
url http://hdl.handle.net/10183/117413
identifier_str_mv 000967052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/2/000967052.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/1/000967052.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/3/000967052.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f7e492434e0e24ff774602f11e52002
5705fcadb21caf00e7cf1c628cd4ef27
cef1749745f3a2c1dd9331cb44742227
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486816439926784