Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zank, Cláudia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226293
Resumo: A educação profissional técnica de nível médio não pode ficar restrita à preparação para o mercado de trabalho, mas também deve ter fins humanistas, estimulando a criticidade dos alunos. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para isso. Para tanto, é preciso que os professores tenham uma formação pedagógica no qual as tecnologias sejam aplicadas e discutidas nesta perspectiva. O artigo faz uma revisão da teoria acerca dos usos efetivos e possíveis das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, bem como da educação profissional e da formação pedagógica de seus docentes. O intuito é discutir os limites e possibilidades de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento da criticidade nos alunos da educação profissional.
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spelling Zank, CláudiaBehar, Patrícia Alejandra2021-08-31T04:19:45Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226293000939520A educação profissional técnica de nível médio não pode ficar restrita à preparação para o mercado de trabalho, mas também deve ter fins humanistas, estimulando a criticidade dos alunos. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para isso. Para tanto, é preciso que os professores tenham uma formação pedagógica no qual as tecnologias sejam aplicadas e discutidas nesta perspectiva. O artigo faz uma revisão da teoria acerca dos usos efetivos e possíveis das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, bem como da educação profissional e da formação pedagógica de seus docentes. O intuito é discutir os limites e possibilidades de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento da criticidade nos alunos da educação profissional.The professional education at high school level cannot be restricted to the preparation for the labor market, it also must have humanistic ends, stimulating the criticality of the students. The Information and Communication Technologies can contribute to it. Therefore it is necessary for teachers to have pedagogical training in which the technologies are applied and discussed in this perspective. The article reviews the theory of the effective and potential uses of Information and Communication Technologies in education as well as of professional education and the pedagogical training of teachers. The intention is to point out the limits and possibilities of using Information and Communication Technologies in order to stimulate the criticality of the students in professional education.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jul. 2012), 10 f.Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação profissionalCriticalityTecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissionalInformation and communication technologies : a focus on development of criticality in professional educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939520.pdf.txt000939520.pdf.txtExtracted Texttext/plain31707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226293/2/000939520.pdf.txt75fe659cf20dd9c24aa58cfd5db044e1MD52ORIGINAL000939520.pdfTexto completoapplication/pdf74034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226293/1/000939520.pdfa8613a37e79028cb712e83937ff091c8MD5110183/2262932021-09-19 04:27:17.897395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:27:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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