Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226293 |
Resumo: | A educação profissional técnica de nível médio não pode ficar restrita à preparação para o mercado de trabalho, mas também deve ter fins humanistas, estimulando a criticidade dos alunos. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para isso. Para tanto, é preciso que os professores tenham uma formação pedagógica no qual as tecnologias sejam aplicadas e discutidas nesta perspectiva. O artigo faz uma revisão da teoria acerca dos usos efetivos e possíveis das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, bem como da educação profissional e da formação pedagógica de seus docentes. O intuito é discutir os limites e possibilidades de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento da criticidade nos alunos da educação profissional. |
id |
UFRGS-2_880991afeb8675403552b19874e9067b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226293 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zank, CláudiaBehar, Patrícia Alejandra2021-08-31T04:19:45Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226293000939520A educação profissional técnica de nível médio não pode ficar restrita à preparação para o mercado de trabalho, mas também deve ter fins humanistas, estimulando a criticidade dos alunos. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para isso. Para tanto, é preciso que os professores tenham uma formação pedagógica no qual as tecnologias sejam aplicadas e discutidas nesta perspectiva. O artigo faz uma revisão da teoria acerca dos usos efetivos e possíveis das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, bem como da educação profissional e da formação pedagógica de seus docentes. O intuito é discutir os limites e possibilidades de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento da criticidade nos alunos da educação profissional.The professional education at high school level cannot be restricted to the preparation for the labor market, it also must have humanistic ends, stimulating the criticality of the students. The Information and Communication Technologies can contribute to it. Therefore it is necessary for teachers to have pedagogical training in which the technologies are applied and discussed in this perspective. The article reviews the theory of the effective and potential uses of Information and Communication Technologies in education as well as of professional education and the pedagogical training of teachers. The intention is to point out the limits and possibilities of using Information and Communication Technologies in order to stimulate the criticality of the students in professional education.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jul. 2012), 10 f.Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação profissionalCriticalityTecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissionalInformation and communication technologies : a focus on development of criticality in professional educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939520.pdf.txt000939520.pdf.txtExtracted Texttext/plain31707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226293/2/000939520.pdf.txt75fe659cf20dd9c24aa58cfd5db044e1MD52ORIGINAL000939520.pdfTexto completoapplication/pdf74034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226293/1/000939520.pdfa8613a37e79028cb712e83937ff091c8MD5110183/2262932021-09-19 04:27:17.897395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:27:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Information and communication technologies : a focus on development of criticality in professional education |
title |
Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional Zank, Cláudia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação profissional Criticality |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação : um enfoque no desenvolvimento da criticidade na educação profissional |
author |
Zank, Cláudia |
author_facet |
Zank, Cláudia Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zank, Cláudia Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação profissional |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação profissional Criticality |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Criticality |
description |
A educação profissional técnica de nível médio não pode ficar restrita à preparação para o mercado de trabalho, mas também deve ter fins humanistas, estimulando a criticidade dos alunos. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para isso. Para tanto, é preciso que os professores tenham uma formação pedagógica no qual as tecnologias sejam aplicadas e discutidas nesta perspectiva. O artigo faz uma revisão da teoria acerca dos usos efetivos e possíveis das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, bem como da educação profissional e da formação pedagógica de seus docentes. O intuito é discutir os limites e possibilidades de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento da criticidade nos alunos da educação profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-31T04:19:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226293 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000939520 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000939520 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jul. 2012), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226293/2/000939520.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226293/1/000939520.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75fe659cf20dd9c24aa58cfd5db044e1 a8613a37e79028cb712e83937ff091c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790456388550656 |