Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larentis, Fabiano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Antonello, Cláudia Simone, Slongo, Luiz Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173916
Resumo: Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturais organizacionais. Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos em dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade, observação e análise de dados com base na grounded theory. Resultados – Identificou-se a importância da confiança, do comprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagem nas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos de papel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade de pessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações. Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma cultura interorganizacional, como um sistema de símbolos e significados compartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações, em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural da fragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentos
id UFRGS-2_2d47b79e611b087a755c2f9c4d00ebb1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173916
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Larentis, FabianoAntonello, Cláudia SimoneSlongo, Luiz Antonio2018-03-27T02:31:25Z20181806-4892http://hdl.handle.net/10183/173916001061597Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturais organizacionais. Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos em dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade, observação e análise de dados com base na grounded theory. Resultados – Identificou-se a importância da confiança, do comprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagem nas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos de papel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade de pessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações. Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma cultura interorganizacional, como um sistema de símbolos e significados compartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações, em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural da fragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentosapplication/pdfporRevista brasileira de gestão de negócios. São Paulo. Vol. 20, n. 1, (jan./mar. 2018), p. 37-56Relacionamento interorganizacionalCultura organizacionalMarketing de relacionamentoCultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061597.pdf001061597.pdfTexto completoapplication/pdf798016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/1/001061597.pdfcf67213b6f9bb4a00561401305327336MD51TEXT001061597.pdf.txt001061597.pdf.txtExtracted Texttext/plain75277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/2/001061597.pdf.txt61bc047d8b278ee0c4478309b0111910MD52THUMBNAIL001061597.pdf.jpg001061597.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/3/001061597.pdf.jpg78142e6fab316fb6ac3881803660f7f4MD5310183/1739162018-10-17 07:25:22.575oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173916Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:25:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional
title Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional
spellingShingle Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional
Larentis, Fabiano
Relacionamento interorganizacional
Cultura organizacional
Marketing de relacionamento
title_short Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional
title_full Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional
title_fullStr Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional
title_full_unstemmed Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional
title_sort Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional
author Larentis, Fabiano
author_facet Larentis, Fabiano
Antonello, Cláudia Simone
Slongo, Luiz Antonio
author_role author
author2 Antonello, Cláudia Simone
Slongo, Luiz Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Larentis, Fabiano
Antonello, Cláudia Simone
Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamento interorganizacional
Cultura organizacional
Marketing de relacionamento
topic Relacionamento interorganizacional
Cultura organizacional
Marketing de relacionamento
description Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturais organizacionais. Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos em dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade, observação e análise de dados com base na grounded theory. Resultados – Identificou-se a importância da confiança, do comprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagem nas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos de papel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade de pessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações. Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma cultura interorganizacional, como um sistema de símbolos e significados compartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações, em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural da fragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentos
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-27T02:31:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173916
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-4892
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061597
identifier_str_mv 1806-4892
001061597
url http://hdl.handle.net/10183/173916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de gestão de negócios. São Paulo. Vol. 20, n. 1, (jan./mar. 2018), p. 37-56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/1/001061597.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/2/001061597.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/3/001061597.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf67213b6f9bb4a00561401305327336
61bc047d8b278ee0c4478309b0111910
78142e6fab316fb6ac3881803660f7f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487371052744704