Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173916 |
Resumo: | Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturais organizacionais. Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos em dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade, observação e análise de dados com base na grounded theory. Resultados – Identificou-se a importância da confiança, do comprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagem nas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos de papel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade de pessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações. Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma cultura interorganizacional, como um sistema de símbolos e significados compartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações, em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural da fragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentos |
id |
UFRGS-2_2d47b79e611b087a755c2f9c4d00ebb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173916 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Larentis, FabianoAntonello, Cláudia SimoneSlongo, Luiz Antonio2018-03-27T02:31:25Z20181806-4892http://hdl.handle.net/10183/173916001061597Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturais organizacionais. Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos em dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade, observação e análise de dados com base na grounded theory. Resultados – Identificou-se a importância da confiança, do comprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagem nas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos de papel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade de pessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações. Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma cultura interorganizacional, como um sistema de símbolos e significados compartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações, em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural da fragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentosapplication/pdfporRevista brasileira de gestão de negócios. São Paulo. Vol. 20, n. 1, (jan./mar. 2018), p. 37-56Relacionamento interorganizacionalCultura organizacionalMarketing de relacionamentoCultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061597.pdf001061597.pdfTexto completoapplication/pdf798016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/1/001061597.pdfcf67213b6f9bb4a00561401305327336MD51TEXT001061597.pdf.txt001061597.pdf.txtExtracted Texttext/plain75277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/2/001061597.pdf.txt61bc047d8b278ee0c4478309b0111910MD52THUMBNAIL001061597.pdf.jpg001061597.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/3/001061597.pdf.jpg78142e6fab316fb6ac3881803660f7f4MD5310183/1739162018-10-17 07:25:22.575oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173916Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:25:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional |
title |
Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional |
spellingShingle |
Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional Larentis, Fabiano Relacionamento interorganizacional Cultura organizacional Marketing de relacionamento |
title_short |
Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional |
title_full |
Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional |
title_fullStr |
Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional |
title_full_unstemmed |
Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional |
title_sort |
Cultura organizacional e marketing de relacionamento : uma perspectiva interorganizacional |
author |
Larentis, Fabiano |
author_facet |
Larentis, Fabiano Antonello, Cláudia Simone Slongo, Luiz Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Antonello, Cláudia Simone Slongo, Luiz Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larentis, Fabiano Antonello, Cláudia Simone Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relacionamento interorganizacional Cultura organizacional Marketing de relacionamento |
topic |
Relacionamento interorganizacional Cultura organizacional Marketing de relacionamento |
description |
Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturais organizacionais. Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos em dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade, observação e análise de dados com base na grounded theory. Resultados – Identificou-se a importância da confiança, do comprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagem nas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos de papel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade de pessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações. Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma cultura interorganizacional, como um sistema de símbolos e significados compartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações, em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural da fragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentos |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-27T02:31:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173916 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-4892 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061597 |
identifier_str_mv |
1806-4892 001061597 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de gestão de negócios. São Paulo. Vol. 20, n. 1, (jan./mar. 2018), p. 37-56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/1/001061597.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/2/001061597.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173916/3/001061597.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf67213b6f9bb4a00561401305327336 61bc047d8b278ee0c4478309b0111910 78142e6fab316fb6ac3881803660f7f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487371052744704 |