Gestão de marca própria na era do marketing verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29752 |
Resumo: | A preocupação com o meio ambiente tem se intensificado na atualidade, impulsionando práticas industriais e comerciais mais sustentáveis e socialmente responsáveis. O marketing tem acompanhado estas mudanças, sendo caracterizado por “verde”. Nesta perspectiva, as empresas, em conjunto com fornecedores e parceiros, constroem novas formas de produção, distribuição e venda. Os consumidores, por sua parte, cientes de novas necessidades e assumindo sua parcela de responsabilidade ambiental, passam a exercer o papel de analistas e cobram a efetivação deste “modelo verde de produção e consumo. Neste contexto, observa-se que, diversos processos como a gestão da marca, depara-se com novos desafios. O presente trabalho teve por objetivos compreender a influência do marketing verde na gestão de marcas próprias e o como a implementação de políticas ambientais nos processos da marca própria afetaram empresas, clientes e fornecedores. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de caso na rede Walmart Brasil, empresa que atualmente é líder em vendas de produtos de marca própria no mundo. Efetuou-se a pesquisa documental em seus cases e relatórios de sustentabilidade publicados em seu site. Concluiu-se que a evolução do marketing promoveu mudanças no antigo modelo de gestão de marcas próprias, dando lugar a uma nova forma de criar relações de produção, distribuição e venda, proporcionando o fortalecimento de parcerias e alianças estratégicas que tem na sustentabilidade sua base de apoio. |
id |
UFRGS-2_32c5409fb770ff6201a6ccdcb42950f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29752 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Euler de PaulaLuce, Fernando BinsEsteves, Priscila Silva2011-06-25T06:01:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/29752000772352A preocupação com o meio ambiente tem se intensificado na atualidade, impulsionando práticas industriais e comerciais mais sustentáveis e socialmente responsáveis. O marketing tem acompanhado estas mudanças, sendo caracterizado por “verde”. Nesta perspectiva, as empresas, em conjunto com fornecedores e parceiros, constroem novas formas de produção, distribuição e venda. Os consumidores, por sua parte, cientes de novas necessidades e assumindo sua parcela de responsabilidade ambiental, passam a exercer o papel de analistas e cobram a efetivação deste “modelo verde de produção e consumo. Neste contexto, observa-se que, diversos processos como a gestão da marca, depara-se com novos desafios. O presente trabalho teve por objetivos compreender a influência do marketing verde na gestão de marcas próprias e o como a implementação de políticas ambientais nos processos da marca própria afetaram empresas, clientes e fornecedores. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de caso na rede Walmart Brasil, empresa que atualmente é líder em vendas de produtos de marca própria no mundo. Efetuou-se a pesquisa documental em seus cases e relatórios de sustentabilidade publicados em seu site. Concluiu-se que a evolução do marketing promoveu mudanças no antigo modelo de gestão de marcas próprias, dando lugar a uma nova forma de criar relações de produção, distribuição e venda, proporcionando o fortalecimento de parcerias e alianças estratégicas que tem na sustentabilidade sua base de apoio.application/pdfporGestão de marcasMeio ambienteGestão de marca própria na era do marketing verdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000772352.pdf000772352.pdfTexto completoapplication/pdf1040920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/1/000772352.pdf00f0d940e7160d6c3afa7a8a1beeba1aMD51TEXT000772352.pdf.txt000772352.pdf.txtExtracted Texttext/plain65863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/2/000772352.pdf.txt5eeea3c39e5059cdd5394fb02b79eec5MD52THUMBNAIL000772352.pdf.jpg000772352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/3/000772352.pdf.jpg905628ab651fded024c52f737748ccb9MD5310183/297522018-10-11 08:54:29.757oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:54:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão de marca própria na era do marketing verde |
title |
Gestão de marca própria na era do marketing verde |
spellingShingle |
Gestão de marca própria na era do marketing verde Silva, Euler de Paula Gestão de marcas Meio ambiente |
title_short |
Gestão de marca própria na era do marketing verde |
title_full |
Gestão de marca própria na era do marketing verde |
title_fullStr |
Gestão de marca própria na era do marketing verde |
title_full_unstemmed |
Gestão de marca própria na era do marketing verde |
title_sort |
Gestão de marca própria na era do marketing verde |
author |
Silva, Euler de Paula |
author_facet |
Silva, Euler de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Euler de Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Esteves, Priscila Silva |
contributor_str_mv |
Luce, Fernando Bins Esteves, Priscila Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de marcas Meio ambiente |
topic |
Gestão de marcas Meio ambiente |
description |
A preocupação com o meio ambiente tem se intensificado na atualidade, impulsionando práticas industriais e comerciais mais sustentáveis e socialmente responsáveis. O marketing tem acompanhado estas mudanças, sendo caracterizado por “verde”. Nesta perspectiva, as empresas, em conjunto com fornecedores e parceiros, constroem novas formas de produção, distribuição e venda. Os consumidores, por sua parte, cientes de novas necessidades e assumindo sua parcela de responsabilidade ambiental, passam a exercer o papel de analistas e cobram a efetivação deste “modelo verde de produção e consumo. Neste contexto, observa-se que, diversos processos como a gestão da marca, depara-se com novos desafios. O presente trabalho teve por objetivos compreender a influência do marketing verde na gestão de marcas próprias e o como a implementação de políticas ambientais nos processos da marca própria afetaram empresas, clientes e fornecedores. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de caso na rede Walmart Brasil, empresa que atualmente é líder em vendas de produtos de marca própria no mundo. Efetuou-se a pesquisa documental em seus cases e relatórios de sustentabilidade publicados em seu site. Concluiu-se que a evolução do marketing promoveu mudanças no antigo modelo de gestão de marcas próprias, dando lugar a uma nova forma de criar relações de produção, distribuição e venda, proporcionando o fortalecimento de parcerias e alianças estratégicas que tem na sustentabilidade sua base de apoio. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-25T06:01:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29752 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000772352 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29752 |
identifier_str_mv |
000772352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/1/000772352.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/2/000772352.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/3/000772352.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00f0d940e7160d6c3afa7a8a1beeba1a 5eeea3c39e5059cdd5394fb02b79eec5 905628ab651fded024c52f737748ccb9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792789881418678272 |