Gestão de marca própria na era do marketing verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Euler de Paula
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29752
Resumo: A preocupação com o meio ambiente tem se intensificado na atualidade, impulsionando práticas industriais e comerciais mais sustentáveis e socialmente responsáveis. O marketing tem acompanhado estas mudanças, sendo caracterizado por “verde”. Nesta perspectiva, as empresas, em conjunto com fornecedores e parceiros, constroem novas formas de produção, distribuição e venda. Os consumidores, por sua parte, cientes de novas necessidades e assumindo sua parcela de responsabilidade ambiental, passam a exercer o papel de analistas e cobram a efetivação deste “modelo verde de produção e consumo. Neste contexto, observa-se que, diversos processos como a gestão da marca, depara-se com novos desafios. O presente trabalho teve por objetivos compreender a influência do marketing verde na gestão de marcas próprias e o como a implementação de políticas ambientais nos processos da marca própria afetaram empresas, clientes e fornecedores. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de caso na rede Walmart Brasil, empresa que atualmente é líder em vendas de produtos de marca própria no mundo. Efetuou-se a pesquisa documental em seus cases e relatórios de sustentabilidade publicados em seu site. Concluiu-se que a evolução do marketing promoveu mudanças no antigo modelo de gestão de marcas próprias, dando lugar a uma nova forma de criar relações de produção, distribuição e venda, proporcionando o fortalecimento de parcerias e alianças estratégicas que tem na sustentabilidade sua base de apoio.
id UFRGS-2_32c5409fb770ff6201a6ccdcb42950f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29752
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Euler de PaulaLuce, Fernando BinsEsteves, Priscila Silva2011-06-25T06:01:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/29752000772352A preocupação com o meio ambiente tem se intensificado na atualidade, impulsionando práticas industriais e comerciais mais sustentáveis e socialmente responsáveis. O marketing tem acompanhado estas mudanças, sendo caracterizado por “verde”. Nesta perspectiva, as empresas, em conjunto com fornecedores e parceiros, constroem novas formas de produção, distribuição e venda. Os consumidores, por sua parte, cientes de novas necessidades e assumindo sua parcela de responsabilidade ambiental, passam a exercer o papel de analistas e cobram a efetivação deste “modelo verde de produção e consumo. Neste contexto, observa-se que, diversos processos como a gestão da marca, depara-se com novos desafios. O presente trabalho teve por objetivos compreender a influência do marketing verde na gestão de marcas próprias e o como a implementação de políticas ambientais nos processos da marca própria afetaram empresas, clientes e fornecedores. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de caso na rede Walmart Brasil, empresa que atualmente é líder em vendas de produtos de marca própria no mundo. Efetuou-se a pesquisa documental em seus cases e relatórios de sustentabilidade publicados em seu site. Concluiu-se que a evolução do marketing promoveu mudanças no antigo modelo de gestão de marcas próprias, dando lugar a uma nova forma de criar relações de produção, distribuição e venda, proporcionando o fortalecimento de parcerias e alianças estratégicas que tem na sustentabilidade sua base de apoio.application/pdfporGestão de marcasMeio ambienteGestão de marca própria na era do marketing verdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000772352.pdf000772352.pdfTexto completoapplication/pdf1040920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/1/000772352.pdf00f0d940e7160d6c3afa7a8a1beeba1aMD51TEXT000772352.pdf.txt000772352.pdf.txtExtracted Texttext/plain65863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/2/000772352.pdf.txt5eeea3c39e5059cdd5394fb02b79eec5MD52THUMBNAIL000772352.pdf.jpg000772352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/3/000772352.pdf.jpg905628ab651fded024c52f737748ccb9MD5310183/297522018-10-11 08:54:29.757oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:54:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de marca própria na era do marketing verde
title Gestão de marca própria na era do marketing verde
spellingShingle Gestão de marca própria na era do marketing verde
Silva, Euler de Paula
Gestão de marcas
Meio ambiente
title_short Gestão de marca própria na era do marketing verde
title_full Gestão de marca própria na era do marketing verde
title_fullStr Gestão de marca própria na era do marketing verde
title_full_unstemmed Gestão de marca própria na era do marketing verde
title_sort Gestão de marca própria na era do marketing verde
author Silva, Euler de Paula
author_facet Silva, Euler de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Euler de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Esteves, Priscila Silva
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
Esteves, Priscila Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Meio ambiente
topic Gestão de marcas
Meio ambiente
description A preocupação com o meio ambiente tem se intensificado na atualidade, impulsionando práticas industriais e comerciais mais sustentáveis e socialmente responsáveis. O marketing tem acompanhado estas mudanças, sendo caracterizado por “verde”. Nesta perspectiva, as empresas, em conjunto com fornecedores e parceiros, constroem novas formas de produção, distribuição e venda. Os consumidores, por sua parte, cientes de novas necessidades e assumindo sua parcela de responsabilidade ambiental, passam a exercer o papel de analistas e cobram a efetivação deste “modelo verde de produção e consumo. Neste contexto, observa-se que, diversos processos como a gestão da marca, depara-se com novos desafios. O presente trabalho teve por objetivos compreender a influência do marketing verde na gestão de marcas próprias e o como a implementação de políticas ambientais nos processos da marca própria afetaram empresas, clientes e fornecedores. Para tanto, utilizou-se o método de estudo de caso na rede Walmart Brasil, empresa que atualmente é líder em vendas de produtos de marca própria no mundo. Efetuou-se a pesquisa documental em seus cases e relatórios de sustentabilidade publicados em seu site. Concluiu-se que a evolução do marketing promoveu mudanças no antigo modelo de gestão de marcas próprias, dando lugar a uma nova forma de criar relações de produção, distribuição e venda, proporcionando o fortalecimento de parcerias e alianças estratégicas que tem na sustentabilidade sua base de apoio.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-25T06:01:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29752
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000772352
url http://hdl.handle.net/10183/29752
identifier_str_mv 000772352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/1/000772352.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/2/000772352.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29752/3/000772352.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00f0d940e7160d6c3afa7a8a1beeba1a
5eeea3c39e5059cdd5394fb02b79eec5
905628ab651fded024c52f737748ccb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789881418678272