As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Denize Siqueira Da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Correia Neto, Jorge da Silva, Boll, Cíntia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249640
Resumo: Este ensaio teórico analisa questões que consideramos relevantes para a formação continuada do docente universitário. Éum esforço relevante por duas razões principais: pela diversidade e imprevisibilidade do contexto atual; e por ser um lócuspouco estudado pela academia, particularmente da área da história da educação superior.Oobjetivo deste estudo é analisar, sob a ótica de Bakhtin, os sentidos produzidos nos últimos anos pelas tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário. É uma discussãoteórica que busca no método pesquisa bibliográfica resposta para a questão: qual o sentido das tecnologias digitais na formação continuada do docente universitário? Os resultados sinalizam que tanto a formação docente como as tecnologias digitais se constroem mediante enunciados híbridos, cujas construções são compostas pela fusão de diferentes ideias, percepções e categorizações, sempre passíveis de novas narrativas.
id UFRGS-2_4da2a3f9003bf17b58d3185db46cc4a9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249640
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Azevedo, Denize Siqueira Da SilvaCorreia Neto, Jorge da SilvaBoll, Cíntia Inês2022-10-03T04:49:10Z20222525-3409http://hdl.handle.net/10183/249640001149919Este ensaio teórico analisa questões que consideramos relevantes para a formação continuada do docente universitário. Éum esforço relevante por duas razões principais: pela diversidade e imprevisibilidade do contexto atual; e por ser um lócuspouco estudado pela academia, particularmente da área da história da educação superior.Oobjetivo deste estudo é analisar, sob a ótica de Bakhtin, os sentidos produzidos nos últimos anos pelas tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário. É uma discussãoteórica que busca no método pesquisa bibliográfica resposta para a questão: qual o sentido das tecnologias digitais na formação continuada do docente universitário? Os resultados sinalizam que tanto a formação docente como as tecnologias digitais se constroem mediante enunciados híbridos, cujas construções são compostas pela fusão de diferentes ideias, percepções e categorizações, sempre passíveis de novas narrativas.This essay articulates contemporary issues aboutthe continued formation of university professors using digital technologies. According to the literature, it's essential that reflections conjecture the complex context of diversity and unpredictability, which causes challenges that are sometimes insurmountable both to training and to pedagogical practice. In this scenario, we question the meanings of digital technologies in teacher education.The objective is to analyze, using Bakntin lens,the narratives produced in recent years about digital technologiesin the context of the continuing education of university professors. It is a theoretical discussionthat seeks toanswer the proposed question usingthe bibliographic research method. The results indicate that both teacher education and digital technologies are built through hybrid statements, whose constructions are composed by fusion of different ideas, perceptions and categorizations, always susceptible to new narratives.Este ensayo teórico analiza cuestiones que consideramos relevantes para la formación continua de los profesores universitarios. Esto representa un esfuerzo hercúleo por dos razones principales, la primera, consideramos la diversidad e imprevisibilidad del contexto actual, la segunda porque es un locus que ha sido poco refinado por los investigadores, particularmente en el área de la historia de la educación más alta. Desde la perspectiva de Bakhtin, el objetivo de este estudio es analizar los significados producidos en los últimos años por las tecnologías digitales en el contexto de la formación continua de profesores universitarios. Es un análisis cualitativo de tipo teórico que busca, en el método de investigación bibliográfica, una respuesta a lapregunta: ¿cuál es el significado de las tecnologías digitales en la formación continua de los profesores universitarios? Los resultados indican que tanto la formación docente como las tecnologías digitales se construyen a través de enunciados híbridos, cuyas construcciones se componen de la fusión de diferentes ideas, percepciones y categorizaciones, siempre sujetas a nuevas narrativas.application/pdfporResearch, society and development. São Paulo. Vol. 11, no. 6 (2022), e10011628714, p. 1-14Formação de professoresFormação continuadaDocênciaUniversidadeEnsino superiorTecnologia digitalDistance educationDigital technologyStatementBakhtinTeachingFormación docenteTecnología digitalDeclaraciónEnseñanzaAs tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitárioDigital technologies in the context of continuing education for university professors Las tecnologías digitales en el contexto de la formación continua de los profesores universitarios info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149919.pdf.txt001149919.pdf.txtExtracted Texttext/plain58232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249640/2/001149919.pdf.txtee2d93acabb36fc7f58bdad07fb680b7MD52ORIGINAL001149919.pdfTexto completoapplication/pdf203617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249640/1/001149919.pdf4e7546823fd88befa0ab7d832f538111MD5110183/2496402022-10-04 05:01:09.358141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-04T08:01:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital technologies in the context of continuing education for university professors
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Las tecnologías digitales en el contexto de la formación continua de los profesores universitarios
title As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário
spellingShingle As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário
Azevedo, Denize Siqueira Da Silva
Formação de professores
Formação continuada
Docência
Universidade
Ensino superior
Tecnologia digital
Distance education
Digital technology
Statement
Bakhtin
Teaching
Formación docente
Tecnología digital
Declaración
Enseñanza
title_short As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário
title_full As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário
title_fullStr As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário
title_full_unstemmed As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário
title_sort As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário
author Azevedo, Denize Siqueira Da Silva
author_facet Azevedo, Denize Siqueira Da Silva
Correia Neto, Jorge da Silva
Boll, Cíntia Inês
author_role author
author2 Correia Neto, Jorge da Silva
Boll, Cíntia Inês
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Denize Siqueira Da Silva
Correia Neto, Jorge da Silva
Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação continuada
Docência
Universidade
Ensino superior
Tecnologia digital
topic Formação de professores
Formação continuada
Docência
Universidade
Ensino superior
Tecnologia digital
Distance education
Digital technology
Statement
Bakhtin
Teaching
Formación docente
Tecnología digital
Declaración
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Digital technology
Statement
Bakhtin
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación docente
Tecnología digital
Declaración
Enseñanza
description Este ensaio teórico analisa questões que consideramos relevantes para a formação continuada do docente universitário. Éum esforço relevante por duas razões principais: pela diversidade e imprevisibilidade do contexto atual; e por ser um lócuspouco estudado pela academia, particularmente da área da história da educação superior.Oobjetivo deste estudo é analisar, sob a ótica de Bakhtin, os sentidos produzidos nos últimos anos pelas tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário. É uma discussãoteórica que busca no método pesquisa bibliográfica resposta para a questão: qual o sentido das tecnologias digitais na formação continuada do docente universitário? Os resultados sinalizam que tanto a formação docente como as tecnologias digitais se constroem mediante enunciados híbridos, cujas construções são compostas pela fusão de diferentes ideias, percepções e categorizações, sempre passíveis de novas narrativas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-03T04:49:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249640
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-3409
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149919
identifier_str_mv 2525-3409
001149919
url http://hdl.handle.net/10183/249640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Research, society and development. São Paulo. Vol. 11, no. 6 (2022), e10011628714, p. 1-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249640/2/001149919.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249640/1/001149919.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee2d93acabb36fc7f58bdad07fb680b7
4e7546823fd88befa0ab7d832f538111
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487534340145152