Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bica, Tayane Brigidi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252505
Resumo: Na busca de uma metodologia que possibilitasse a aproximação dos conceitos científicos com a prática e proporcionasse aos alunos autonomia na construção do próprio conhecimento, bem como um instrumento que facilitasse o processo de aprendizagem, surge como proposta metodológica as oficinas temáticas. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo de elaboração e desenvolvimento de uma Oficina Temática com foco no estudo dos solos para o Ensino Médio para contextualizar alguns conteúdos fundamentais da Química, como Tabela Periódica e pH. A escolha deste tema foi devido à sua importância, abrangência e por permitir relacionar os conceitos científicos com as diversas áreas do conhecimento, bem como possibilitar a transversalidade com temas sociais e ambientais. A aplicação da Oficina Temática ocorreu com uma turma de 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual de ensino regular, constituída por 30 estudantes e situada na cidade de Porto Alegre, RS. O levantamento dos dados foi através de questionários, exercício contextualizado, um jogo interativo na plataforma Kahoot!, e um relatório sobre a atividade experimental, os quais foram analisados através da técnica da Análise de Conteúdo (AC) e do cálculo da média para as afirmações com escala Likert. Os resultados apontam que, mesmo alguns estudantes demonstrando apresentar algumas dificuldades, a metodologia de ensino utilizada contribuiu para a construção do conhecimento químico e da temática, evidenciando uma melhoria na capacidade em relacionar o saber escolar e o cotidiano.
id UFRGS-2_63a2c27ca9ec94bbd2f9d903f8ad8d47
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252505
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bica, Tayane BrigidiPazinato, Maurícius Selvero2022-12-08T05:02:16Z2022http://hdl.handle.net/10183/252505001155416Na busca de uma metodologia que possibilitasse a aproximação dos conceitos científicos com a prática e proporcionasse aos alunos autonomia na construção do próprio conhecimento, bem como um instrumento que facilitasse o processo de aprendizagem, surge como proposta metodológica as oficinas temáticas. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo de elaboração e desenvolvimento de uma Oficina Temática com foco no estudo dos solos para o Ensino Médio para contextualizar alguns conteúdos fundamentais da Química, como Tabela Periódica e pH. A escolha deste tema foi devido à sua importância, abrangência e por permitir relacionar os conceitos científicos com as diversas áreas do conhecimento, bem como possibilitar a transversalidade com temas sociais e ambientais. A aplicação da Oficina Temática ocorreu com uma turma de 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual de ensino regular, constituída por 30 estudantes e situada na cidade de Porto Alegre, RS. O levantamento dos dados foi através de questionários, exercício contextualizado, um jogo interativo na plataforma Kahoot!, e um relatório sobre a atividade experimental, os quais foram analisados através da técnica da Análise de Conteúdo (AC) e do cálculo da média para as afirmações com escala Likert. Os resultados apontam que, mesmo alguns estudantes demonstrando apresentar algumas dificuldades, a metodologia de ensino utilizada contribuiu para a construção do conhecimento químico e da temática, evidenciando uma melhoria na capacidade em relacionar o saber escolar e o cotidiano.In search for a methodology that would allow the approximation of scientific concepts with practice and provide students autonomy in the construction of their own knowledge, as well as an instrument that facilitated the learning process, thematic workshops emerged as a methodological proposal. In this context, this research aimed to analyze the process of elaboration and development of a Thematic Workshop focused on the study of soils for High School to contextualize some fundamental contents of Chemistry, such as the Periodic Table and pH. The choice of this topic was due to its importance, scope and because it allows relating scientific concepts to the different areas of knowledge, as well as enabling transversality with social and environmental issues. The application of the Thematic Workshop took place with a 1st year high school class from a State School of regular education, consisting of 30 students and located in the city of Porto Alegre, RS. Data collection was done through questionnaires, contextualized exercise, an interactive game on the Kahoot! platform, and a report on the experimental activity, which were analyzed using the technique of Content Analysis (CA) and the calculation of the average for the Likert scale statements. The results indicate that, even with some students showing some difficulties, the teaching methodology used contributed to the construction of chemical knowledge and the theme, showing an improvement in the ability to relate school knowledge and daily life.application/pdfporOficinas temáticasSoloEnsino de quimicaThematic workshopSoilChemistry teachingSolos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2022Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155416.pdf.txt001155416.pdf.txtExtracted Texttext/plain92819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252505/2/001155416.pdf.txt9487aeca4e399f8751f9ee523ca1d467MD52ORIGINAL001155416.pdfTexto completoapplication/pdf3115527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252505/1/001155416.pdfdeca2d1ac0a911749e176e66f1b1b8efMD5110183/2525052022-12-29 05:50:05.335505oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252505Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-29T07:50:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio
title Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio
spellingShingle Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio
Bica, Tayane Brigidi
Oficinas temáticas
Solo
Ensino de quimica
Thematic workshop
Soil
Chemistry teaching
title_short Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio
title_full Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio
title_fullStr Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio
title_full_unstemmed Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio
title_sort Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio
author Bica, Tayane Brigidi
author_facet Bica, Tayane Brigidi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bica, Tayane Brigidi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
contributor_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
dc.subject.por.fl_str_mv Oficinas temáticas
Solo
Ensino de quimica
topic Oficinas temáticas
Solo
Ensino de quimica
Thematic workshop
Soil
Chemistry teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Thematic workshop
Soil
Chemistry teaching
description Na busca de uma metodologia que possibilitasse a aproximação dos conceitos científicos com a prática e proporcionasse aos alunos autonomia na construção do próprio conhecimento, bem como um instrumento que facilitasse o processo de aprendizagem, surge como proposta metodológica as oficinas temáticas. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo de elaboração e desenvolvimento de uma Oficina Temática com foco no estudo dos solos para o Ensino Médio para contextualizar alguns conteúdos fundamentais da Química, como Tabela Periódica e pH. A escolha deste tema foi devido à sua importância, abrangência e por permitir relacionar os conceitos científicos com as diversas áreas do conhecimento, bem como possibilitar a transversalidade com temas sociais e ambientais. A aplicação da Oficina Temática ocorreu com uma turma de 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual de ensino regular, constituída por 30 estudantes e situada na cidade de Porto Alegre, RS. O levantamento dos dados foi através de questionários, exercício contextualizado, um jogo interativo na plataforma Kahoot!, e um relatório sobre a atividade experimental, os quais foram analisados através da técnica da Análise de Conteúdo (AC) e do cálculo da média para as afirmações com escala Likert. Os resultados apontam que, mesmo alguns estudantes demonstrando apresentar algumas dificuldades, a metodologia de ensino utilizada contribuiu para a construção do conhecimento químico e da temática, evidenciando uma melhoria na capacidade em relacionar o saber escolar e o cotidiano.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-08T05:02:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252505
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155416
url http://hdl.handle.net/10183/252505
identifier_str_mv 001155416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252505/2/001155416.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252505/1/001155416.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9487aeca4e399f8751f9ee523ca1d467
deca2d1ac0a911749e176e66f1b1b8ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224647140704256