Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Antônia Machado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26572
Resumo: Neste trabalho uma oficina temática foi confeccionada e aplicada. Para tal, foram planejadas atividades e experimentos com materiais simples, baratos e acessíveis contextualizados com a temática “cozinha”. As atividades da oficina foram aplicadas na forma de um projeto remoto, a alunos de ensino médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, visando promover uma aprendizagem significativa de conteúdos de Química, como funções orgânicas, cinética química, soluções, acidez e basicidade, leis ponderais, estequiometria, dentre outras. O trabalho também objetivou proporcionar uma ressignificação de saberes através do diálogo entre alunos e professores e entre si. Para avaliar a existência de conhecimentos prévios (subsunçores) dos estudantes acerca da temática, foi criado um questionário inicial usando o Google Forms. Antes de cada aula, os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conteúdos foram levantados através de um debate. Após um total de nove encontros assíncronos feitos através do Google Meet, um questionário final foi enviado aos alunos participantes, para se avaliar se houve mudança discente em relação ao conhecimento químico. Através da análise dos questionários e das observações feitas em sala de aula, foi possível perceber, de forma geral, que houve uma mudança na concepção da disciplina de Química. A maior parte dos alunos apresentou maior motivação e interesse em relação à disciplina, bem como a capacidade de aplicar os saberes aprendidos a outras situações e contextos, reaprendendo e ressignificando conhecimentos mais facilmente, o que é um indício de que o projeto gerou um processo aprendizagem significativa. A concepção de docentes de Química acerca da contextualização também foi avaliada, por meio de um questionário diagnóstico. A partir de sua análise, percebe-se um interesse dos mesmos na contextualização e na utilização de atividades experimentais. O questionário abrangeu professores de diversas experiências e instituições de ensino. As maiores dificuldades de contextualização são conteúdos de atomística e Físico-Química, nas séries iniciais da disciplina e na 2ª série do ensino médio. Os docentes, no geral, buscam realizar um trabalho contextualizado principalmente por exemplificação, experimentação, questões do ENEM, materiais didáticos já contextualizados e recursos digitais. A contextualização não deve se limitar apenas à exemplificação, e sim ser um trabalho que leve em consideração a realidade e as vivências dos alunos envolvidos. O docente deve ser crítico para sua utilização efetiva, para que a mesma favoreça a aprendizagem significativa.
id UFF-2_8a62a38015e102b5ea9a6150d50b40c8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26572
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básicaAprendizagem significativaContextualizaçãoOficina temáticaQuímicaCozinhaEnsino de químicaAprendizagem significativaCozinhaMeaningful learningContextualizationThematic workshopChemistryKitchenNeste trabalho uma oficina temática foi confeccionada e aplicada. Para tal, foram planejadas atividades e experimentos com materiais simples, baratos e acessíveis contextualizados com a temática “cozinha”. As atividades da oficina foram aplicadas na forma de um projeto remoto, a alunos de ensino médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, visando promover uma aprendizagem significativa de conteúdos de Química, como funções orgânicas, cinética química, soluções, acidez e basicidade, leis ponderais, estequiometria, dentre outras. O trabalho também objetivou proporcionar uma ressignificação de saberes através do diálogo entre alunos e professores e entre si. Para avaliar a existência de conhecimentos prévios (subsunçores) dos estudantes acerca da temática, foi criado um questionário inicial usando o Google Forms. Antes de cada aula, os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conteúdos foram levantados através de um debate. Após um total de nove encontros assíncronos feitos através do Google Meet, um questionário final foi enviado aos alunos participantes, para se avaliar se houve mudança discente em relação ao conhecimento químico. Através da análise dos questionários e das observações feitas em sala de aula, foi possível perceber, de forma geral, que houve uma mudança na concepção da disciplina de Química. A maior parte dos alunos apresentou maior motivação e interesse em relação à disciplina, bem como a capacidade de aplicar os saberes aprendidos a outras situações e contextos, reaprendendo e ressignificando conhecimentos mais facilmente, o que é um indício de que o projeto gerou um processo aprendizagem significativa. A concepção de docentes de Química acerca da contextualização também foi avaliada, por meio de um questionário diagnóstico. A partir de sua análise, percebe-se um interesse dos mesmos na contextualização e na utilização de atividades experimentais. O questionário abrangeu professores de diversas experiências e instituições de ensino. As maiores dificuldades de contextualização são conteúdos de atomística e Físico-Química, nas séries iniciais da disciplina e na 2ª série do ensino médio. Os docentes, no geral, buscam realizar um trabalho contextualizado principalmente por exemplificação, experimentação, questões do ENEM, materiais didáticos já contextualizados e recursos digitais. A contextualização não deve se limitar apenas à exemplificação, e sim ser um trabalho que leve em consideração a realidade e as vivências dos alunos envolvidos. O docente deve ser crítico para sua utilização efetiva, para que a mesma favoreça a aprendizagem significativa.In this work a thematic workshop was developed and applied. To achieve that, activities and experiments were planned, using simple, cheap and accessible materials contextualized with the theme “kitchen”. The workshop activities were applied in the form of a remote project, to high school students from public schools of Rio de Janeiro state, aiming to promote a meaningful learning of chemical contents, such as organic functions, chemical kinetics, acidity and basicity, ponderal laws, stoichiometry, among others. The work also aimed to provide a resignification of knowledge through dialogue between students and teachers and among themselves. To assess the existence of prior knowledge (subsumers) of students on the subject, an initial questionnaire was created using Google Forms. Before each class, the students' previous knowledges about the contents were verified through a debate. After a total of nine asynchronous meetings through Google Meet, a final questionnaire was sent to the participating students to assess whether there was change regarding the chemical knowledge. Through the analysis of the questionnaires and the observations made in the classes, it was possible to perceive that, in general, there was a change in the conception of Chemistry as a subject. Most students exhibited greater motivation and interest in relation to the subject, as well as the ability to apply the knowledge learned to other situations and contexts, relearning and giving new meaning to the knowledge more easily, which is an indication that the project generated a meaningful learning process. The conception of chemistry teachers about contextualization was also evaluated, through a diagnostic questionnaire. From its analysis, their interest in contextualizing and using experimental activities were observed. The questionnaire reached teachers from different experiences and educational institutions. The biggest contextualization difficulties are contents of atomistics and Physical-Chemistry, in the initial series of the discipline and in the 2nd year of high school. Teachers, in general, seek to carry out a contextualized work mainly through exemplification, experimentation, national high school exam (ENEM) questions, already contextualized didactic materials and digital resources. Contextualization should not be limited to examples only, but rather be a work that takes into account the reality and experiences of the students involved. The teacher must be critical for its effective use, so that it favors meaningful learning.108 f.Costa, Leonardo Moreira daCouto, Lívia GuimarãesSilva, Rafael Ferreira daMarques, Marcelo MonteiroCorrêa, Antônia Machado2022-10-21T14:46:20Z2022-10-21T14:46:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCORRÊA, Antônia Machado. Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica. Niterói, 2022. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26572CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-21T14:46:24Zoai:app.uff.br:1/26572Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-21T14:46:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica
title Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica
spellingShingle Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica
Corrêa, Antônia Machado
Aprendizagem significativa
Contextualização
Oficina temática
Química
Cozinha
Ensino de química
Aprendizagem significativa
Cozinha
Meaningful learning
Contextualization
Thematic workshop
Chemistry
Kitchen
title_short Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica
title_full Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica
title_fullStr Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica
title_full_unstemmed Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica
title_sort Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica
author Corrêa, Antônia Machado
author_facet Corrêa, Antônia Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Leonardo Moreira da
Couto, Lívia Guimarães
Silva, Rafael Ferreira da
Marques, Marcelo Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Antônia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Contextualização
Oficina temática
Química
Cozinha
Ensino de química
Aprendizagem significativa
Cozinha
Meaningful learning
Contextualization
Thematic workshop
Chemistry
Kitchen
topic Aprendizagem significativa
Contextualização
Oficina temática
Química
Cozinha
Ensino de química
Aprendizagem significativa
Cozinha
Meaningful learning
Contextualization
Thematic workshop
Chemistry
Kitchen
description Neste trabalho uma oficina temática foi confeccionada e aplicada. Para tal, foram planejadas atividades e experimentos com materiais simples, baratos e acessíveis contextualizados com a temática “cozinha”. As atividades da oficina foram aplicadas na forma de um projeto remoto, a alunos de ensino médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, visando promover uma aprendizagem significativa de conteúdos de Química, como funções orgânicas, cinética química, soluções, acidez e basicidade, leis ponderais, estequiometria, dentre outras. O trabalho também objetivou proporcionar uma ressignificação de saberes através do diálogo entre alunos e professores e entre si. Para avaliar a existência de conhecimentos prévios (subsunçores) dos estudantes acerca da temática, foi criado um questionário inicial usando o Google Forms. Antes de cada aula, os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conteúdos foram levantados através de um debate. Após um total de nove encontros assíncronos feitos através do Google Meet, um questionário final foi enviado aos alunos participantes, para se avaliar se houve mudança discente em relação ao conhecimento químico. Através da análise dos questionários e das observações feitas em sala de aula, foi possível perceber, de forma geral, que houve uma mudança na concepção da disciplina de Química. A maior parte dos alunos apresentou maior motivação e interesse em relação à disciplina, bem como a capacidade de aplicar os saberes aprendidos a outras situações e contextos, reaprendendo e ressignificando conhecimentos mais facilmente, o que é um indício de que o projeto gerou um processo aprendizagem significativa. A concepção de docentes de Química acerca da contextualização também foi avaliada, por meio de um questionário diagnóstico. A partir de sua análise, percebe-se um interesse dos mesmos na contextualização e na utilização de atividades experimentais. O questionário abrangeu professores de diversas experiências e instituições de ensino. As maiores dificuldades de contextualização são conteúdos de atomística e Físico-Química, nas séries iniciais da disciplina e na 2ª série do ensino médio. Os docentes, no geral, buscam realizar um trabalho contextualizado principalmente por exemplificação, experimentação, questões do ENEM, materiais didáticos já contextualizados e recursos digitais. A contextualização não deve se limitar apenas à exemplificação, e sim ser um trabalho que leve em consideração a realidade e as vivências dos alunos envolvidos. O docente deve ser crítico para sua utilização efetiva, para que a mesma favoreça a aprendizagem significativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T14:46:20Z
2022-10-21T14:46:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, Antônia Machado. Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica. Niterói, 2022. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26572
identifier_str_mv CORRÊA, Antônia Machado. Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica. Niterói, 2022. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135362861006848