Uma reflexão sobre a avaliação da aprendizagem em matemática : O que dizem alunas, ex-alunos e professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Sthefânia Porto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253461
Resumo: Neste trabalho realizou-se uma reflexão sobre a avaliação da aprendizagem em Matemática. A pesquisa, de abordagem metodológica qualitativa, teve os dados obtidos através de entrevistas com alunas, ex-alunos e professores de um mesmo colégio público. Os principais referenciais teóricos que embasaram a pesquisa foram a Avaliação Mediadora, de Hoffmann, e Educação Matemática Realística (EMR), de Pedrochi Junior. Após as análises das entrevistas, foi compreendida a necessidade de debate com educadores, educandos e demais envolvidos, sobre a avaliação, considerando algumas contradições percebidas entre o que desejam para avaliação e como de fato ela está sendo praticada. Nesta pesquisa obteve-se dados sobre métodos de estudo, de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Apesar dos nove entrevistados serem distintos, suas respostas convergiram para resultados semelhantes e estes mostram que mudanças se fazem necessárias. Afinal, estudar por memorização, o objetivo ser obter notas altas e estudar apenas para passar, parece, aos entrevistados, não ser algo que contribua para a aprendizagem. Além disso, o uso de provas tradicionais e classificatórias parece ser limitado demais para contemplar o processo de aprendizagem dos estudantes. Estes e outros pontos são abordados ao longo do trabalho. Objetiva-se, com este estudo, ser uma possibilidade de reflexão sobre o assunto avaliação, ainda tão necessária no campo da educação, em particular, da educação matemática.
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