Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Henrique Freitas Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87874
Resumo: Por conta da evolução tecnológica que estamos vivendo, diversas empresas buscam diferentes soluções que proporcionem diferenciais utilizando novas ferramentas e oportunidades existentes, a fim de melhorar sua prestação de serviço ou produção. Somado a isso, a internet continua seu processo de evolução, fazendo parte da vida de um número de pessoas cada vez maior, mudando alguns costumes e hábitos das pessoas. Um dos recursos que têm sido bastante desenvolvido é o de compras via internet, com diversos e-commerces sendo criados, para comercializar os mais variados produtos, um deles os artigos de vestuário. Contudo, o mercado de venda de artigos de vestuário pela internet ainda apresenta algumas dúvidas, visto que não se tem muito conhecimento sobre todos os players, e principalmente esses não conseguem entender o comportamento do consumidor nas redes, em especial no momento em que ele procura alguma loja online. Este trabalho de conclusão curso apresenta uma pesquisa completa, qualitativa e quantitativa, que busca compreender quais são os atributos relacionados à compra de artigos de vestuário pela internet, e, por fim, identificar quais deles são os mais relevantes na decisão de compra do consumidor. Para o estudo, foram aplicadas sete entrevistas em profundidade com pessoas que já tinham feito a compra de qualquer artigo de vestuário pela internet, visando determinar quais atributos estavam ligados à essa compra, e depois coletados 408 questionários quantitativos, buscando conhecer quais são os fatores de decisão. Para a análise, os questionários foram separados em dois grupos, conforme o perfil de compra deles, para identificar possíveis diferenças no hábito. Após as análises das respostas quantitativas, verificou-se que os atributos preço, comodidade, segurança e possibilidade de encontrar na internet produtos que não talvez não se encontrariam em lojas físicas são os principais fatores de decisão.
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