Informações on-line e processo de decisão de compra: a busca e o compartilhamento de webvídeos sobre produtos e serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Raissa Karen Leitinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100721
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o compartilhamento de informações sobre produtos e serviços por meio da mídia webvídeo como influenciador do processo de decisão de compra. Realizou-se, para tanto, uma pesquisa qualitativa baseada no método exploratório com dados emergindo de observação não participante na comunidade de compartilhamento YouTube e de entrevistas em profundidade, realizadas presencial e virtualmente com 25 consumidores brasileiros que reconhecem os webvídeos como fonte de informação no processo de decisão de compra. O resultado da pesquisa evidenciou os webvídeos sobre produtos e serviços como uma mídia on-line que funciona como fonte de informação, contando com a colaboração dos internautas, para cessar dúvidas, aconselhar e ensinar outros consumidores. O estudo permitiu identificar três classes de webvídeos, Entretenimento, Informativo e Testemunhal, divididas em 14 subcategorias. Outras considerações foram agregadas com a proposta de um modelo de processo de decisão de compra com informações em webvídeos. Nesse processo, observou-se que nos estágios de seleção e apreciação das informações em webvídeos os consumidores avaliam, validam e comparam a publicação no que diz respeito ao conteúdo, ao perfil do compartilhador, às contribuições dos internautas que a avaliaram e às características técnicas. Os resultados evidenciaram, ainda, fatores característicos da comunicação por webvídeos, considerando-os como um boca a boca eletrônico capaz de influenciar as decisões de compra dos consumidores. Verificou-se uma associação positiva entre os fatores laço social, confiança, influência normativa e influência informacional e o comportamento geral dos consumidores que utilizam as informações sobre produtos e serviços em webvídeos no processo de decisão. Este estudo avança na compreensão dos comportamentos de compra com informações sobre produtos e serviços, sobretudo no que se refere aos webvídeos, e evidencia implicações gerenciais acerca da relevância de monitorar essa mídia para compreender a percepção dos consumidores em relação à marca, ao produto ou serviço; estreitar o relacionamento com o público, fornecendo um feedback aos comentários e opiniões; e planejar estratégias para a formulação de ações que estimulem a publicação de webvídeos positivos.
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O estudo permitiu identificar três classes de webvídeos, Entretenimento, Informativo e Testemunhal, divididas em 14 subcategorias. Outras considerações foram agregadas com a proposta de um modelo de processo de decisão de compra com informações em webvídeos. Nesse processo, observou-se que nos estágios de seleção e apreciação das informações em webvídeos os consumidores avaliam, validam e comparam a publicação no que diz respeito ao conteúdo, ao perfil do compartilhador, às contribuições dos internautas que a avaliaram e às características técnicas. Os resultados evidenciaram, ainda, fatores característicos da comunicação por webvídeos, considerando-os como um boca a boca eletrônico capaz de influenciar as decisões de compra dos consumidores. Verificou-se uma associação positiva entre os fatores laço social, confiança, influência normativa e influência informacional e o comportamento geral dos consumidores que utilizam as informações sobre produtos e serviços em webvídeos no processo de decisão. Este estudo avança na compreensão dos comportamentos de compra com informações sobre produtos e serviços, sobretudo no que se refere aos webvídeos, e evidencia implicações gerenciais acerca da relevância de monitorar essa mídia para compreender a percepção dos consumidores em relação à marca, ao produto ou serviço; estreitar o relacionamento com o público, fornecendo um feedback aos comentários e opiniões; e planejar estratégias para a formulação de ações que estimulem a publicação de webvídeos positivos.The study has as its objective to analyze the sharing of information about products and services through the media webvideo as an influence on the purchase decision-making process. In order to do so, a qualitative research based on the exploratory method with data emerging from non-participant observation in the sharing community YouTube and also on in-depth interviews was accomplished on site and online with 25 Brazilian consumers who recognize the webvideos as a source of information in the purchase decision-making process. The result of the research evidenced the webvideos about products and services as an online media which works as a source of information, counting on the collaboration of the internet users in order to clarify doubts, advise and teach other consumers. The study enabled to identify three classes of webvideos: Entertainment, Informative and Testimony-Based, divided into 14 subcategories. Other considerations were added with the proposal of a model of purchase decision-making process with the information from webvideos. In this process, it was possible to observe that in the stages of selection and appreciation of the information in webvideos, consumers evaluate, validate and compare the publication when it comes to the content, the profile of the sharer, the contributions of the internet users which evaluated it and the technical characteristics. The results also evidenced characteristic factors of communication through webvideos, considering them as an electronic word by mouth capable of influencing the consumers' purchase decisions. A positive association was verified among the factors social bond, confidence, normative influence and informational influence and the general behavior of the consumers who utilize the information about products and services in webvideos during the decision-making process. This study consists in an advance in the comprehension of purchase behaviors with information about products and services, especially when it comes to webvideos, and evidences managerial implications on the relevance of monitoring this media in order to comprehend the consumers' perception with the relation to the brand, product or service; to strengthen the relationship with the public, providing a feedback to the comments and opinions; to plan strategies for the formulation of actions that stimulate the publication of positive webvideos.Gomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaGomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaMatos, Fátima Regina NeyKneipp, Valquiria Aparecida PassosUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSales, Raissa Karen Leitinho2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100721https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10736Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 92585porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T21:00:19Zoai::100721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T21:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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