Aprendizagem, educação e saúde : o que as professoras têm a dizer sobre isso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Renata da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139571
Resumo: Este trabalho problematiza as relações entre aprendizagem, educação e saúde na perspectiva de professoras, buscando abordar o que as docentes têm a dizer sobre isso. A questão orientadora foi: “Como professoras percebem o aprender e suas relações com a saúde?” Seus objetivos: perceber as concepções dos professores sobre o bom e mau aluno, as possibilidades de sala de aula e a relação família e escola na aprendizagem; e, discutir as relações entre saúde e educação e suas relações com o aprender. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas com três professoras e, além disso, foi realizada a distribuição de um questionário com professoras. Tanto as entrevistadas quanto as que responderam o questionário lecionam na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O campo da pesquisa se caracteriza por uma escola pública estadual e uma escola privada, localizadas em Porto Alegre/RS. Como referencial básico deste trabalho: Maria Aparecida Moysés ao ser fonte inspiradora inclusive das perguntas que formaram o questionário realizado. A autora trata, dentre outros assuntos, dos distúrbios de aprendizagem. As análises apontam a família como peça fundamental para o processo de aprendizagem dos educandos. As famílias, quando aliadas à escola e à outros profissionais da área da saúde, tendem a servirem como um alicerce para os alunos. Esta pesquisa em suas considerações apresenta a realidade na qual os professores estão inseridos, mostrando quais desafios eles devem superar e apoiados em quem. No caso desta pesquisa vimos que a visão do professor é que aja uma união entre escola, família e saúde durante o processo de aprendizagem dos educandos.
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