Aprendizagem, educação e saúde : o que as professoras têm a dizer sobre isso?
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Publication Date: | 2015 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/139571 |
Summary: | Este trabalho problematiza as relações entre aprendizagem, educação e saúde na perspectiva de professoras, buscando abordar o que as docentes têm a dizer sobre isso. A questão orientadora foi: “Como professoras percebem o aprender e suas relações com a saúde?” Seus objetivos: perceber as concepções dos professores sobre o bom e mau aluno, as possibilidades de sala de aula e a relação família e escola na aprendizagem; e, discutir as relações entre saúde e educação e suas relações com o aprender. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas com três professoras e, além disso, foi realizada a distribuição de um questionário com professoras. Tanto as entrevistadas quanto as que responderam o questionário lecionam na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O campo da pesquisa se caracteriza por uma escola pública estadual e uma escola privada, localizadas em Porto Alegre/RS. Como referencial básico deste trabalho: Maria Aparecida Moysés ao ser fonte inspiradora inclusive das perguntas que formaram o questionário realizado. A autora trata, dentre outros assuntos, dos distúrbios de aprendizagem. As análises apontam a família como peça fundamental para o processo de aprendizagem dos educandos. As famílias, quando aliadas à escola e à outros profissionais da área da saúde, tendem a servirem como um alicerce para os alunos. Esta pesquisa em suas considerações apresenta a realidade na qual os professores estão inseridos, mostrando quais desafios eles devem superar e apoiados em quem. No caso desta pesquisa vimos que a visão do professor é que aja uma união entre escola, família e saúde durante o processo de aprendizagem dos educandos. |
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Marques, Renata da SilvaSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2016-04-26T02:07:53Z2015http://hdl.handle.net/10183/139571000990546Este trabalho problematiza as relações entre aprendizagem, educação e saúde na perspectiva de professoras, buscando abordar o que as docentes têm a dizer sobre isso. A questão orientadora foi: “Como professoras percebem o aprender e suas relações com a saúde?” Seus objetivos: perceber as concepções dos professores sobre o bom e mau aluno, as possibilidades de sala de aula e a relação família e escola na aprendizagem; e, discutir as relações entre saúde e educação e suas relações com o aprender. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas com três professoras e, além disso, foi realizada a distribuição de um questionário com professoras. Tanto as entrevistadas quanto as que responderam o questionário lecionam na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O campo da pesquisa se caracteriza por uma escola pública estadual e uma escola privada, localizadas em Porto Alegre/RS. Como referencial básico deste trabalho: Maria Aparecida Moysés ao ser fonte inspiradora inclusive das perguntas que formaram o questionário realizado. A autora trata, dentre outros assuntos, dos distúrbios de aprendizagem. As análises apontam a família como peça fundamental para o processo de aprendizagem dos educandos. As famílias, quando aliadas à escola e à outros profissionais da área da saúde, tendem a servirem como um alicerce para os alunos. Esta pesquisa em suas considerações apresenta a realidade na qual os professores estão inseridos, mostrando quais desafios eles devem superar e apoiados em quem. No caso desta pesquisa vimos que a visão do professor é que aja uma união entre escola, família e saúde durante o processo de aprendizagem dos educandos.application/pdfporAprendizagemSaúdeAprendizagem, educação e saúde : o que as professoras têm a dizer sobre isso?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990546.pdf000990546.pdfTexto completoapplication/pdf195248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139571/1/000990546.pdfd2d1d6964d4a6ea7faa2d21dfbeefe6cMD51TEXT000990546.pdf.txt000990546.pdf.txtExtracted Texttext/plain61889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139571/2/000990546.pdf.txt7a81a65fa2ff8f7ddf3138310ab188b4MD52THUMBNAIL000990546.pdf.jpg000990546.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139571/3/000990546.pdf.jpg4960a40c6b49518fb0d0a85ab8405c15MD5310183/1395712018-10-25 09:14:31.974oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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