Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seffner, Fernando
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Meinerz, Carla Beatriz, Gil, Carmem Zeli de Vargas, Pacievitch, Caroline, Pereira, Nilton Mullet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173373
Resumo: O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de História promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa construir uma parceria entre universidade e escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que repercutam na formação inicial dos licenciandos. Para o estudo em questão, privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o Pibid como uma experiência de residência docente, organizado portanto com base em articulações ou parcerias e operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do Pibid reside, em grande parte, na ideia de se aproximar formação inicial e formação continuada, fazendo assim com que a formação aconteça em tempos e espaços simultâneos. Ao concebermos a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites entre formação inicial e continuada. Desse modo, a escola se revelaria também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.
id UFRGS-2_90414988deb9de03b02830a1f076fbe8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173373
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Seffner, FernandoMeinerz, Carla BeatrizGil, Carmem Zeli de VargasPacievitch, CarolinePereira, Nilton Mullet2018-03-15T02:31:43Z20151806-3993http://hdl.handle.net/10183/173373000985310O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de História promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa construir uma parceria entre universidade e escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que repercutam na formação inicial dos licenciandos. Para o estudo em questão, privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o Pibid como uma experiência de residência docente, organizado portanto com base em articulações ou parcerias e operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do Pibid reside, em grande parte, na ideia de se aproximar formação inicial e formação continuada, fazendo assim com que a formação aconteça em tempos e espaços simultâneos. Ao concebermos a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites entre formação inicial e continuada. Desse modo, a escola se revelaria também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.The purpose of this article is to present reflections produced within the Institutional Program of Scholarship of Teaching beginners (Pibid/UFRGS), subproject of History, aimed at building a partnership between University and School able to bet on new pedagogical postures that can develop inside the school and that resonate in the initial formation of the undergraduates. We favor a conceptual category: realize Pibid as a teaching residency experience, from the joints or partnerships operating with the idea that the success of Pibid action strategy lies largely in the fact that approximate the initial training and continuing education, raising the possibility of this happening to time and simultaneous spaces. To perceive the school as a privileged space for this meeting, we redefine the boundaries of what consists initial and continuing training. Thus, the school is also revealed as a space of formation of new protagonists to the classroom.application/pdfporHistória Hoje. Florianópolis. Vol. 4, n. 8 (2015), p. 366-388Formação de professoresHistóriaPibidHistory teachingTeacher trainingConexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985310.pdf000985310.pdfTexto completoapplication/pdf507547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173373/1/000985310.pdf24b044e6636ee4b708e386126b506f74MD51TEXT000985310.pdf.txt000985310.pdf.txtExtracted Texttext/plain61753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173373/2/000985310.pdf.txt970f9265d53ed65a978d70fc8a5d886dMD5210183/1733732023-02-11 06:05:04.28264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:05:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
title Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
spellingShingle Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
Seffner, Fernando
Formação de professores
História
Pibid
History teaching
Teacher training
title_short Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
title_full Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
title_fullStr Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
title_full_unstemmed Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
title_sort Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
author Seffner, Fernando
author_facet Seffner, Fernando
Meinerz, Carla Beatriz
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Pacievitch, Caroline
Pereira, Nilton Mullet
author_role author
author2 Meinerz, Carla Beatriz
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Pacievitch, Caroline
Pereira, Nilton Mullet
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seffner, Fernando
Meinerz, Carla Beatriz
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Pacievitch, Caroline
Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
História
topic Formação de professores
História
Pibid
History teaching
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Pibid
History teaching
Teacher training
description O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de História promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa construir uma parceria entre universidade e escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que repercutam na formação inicial dos licenciandos. Para o estudo em questão, privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o Pibid como uma experiência de residência docente, organizado portanto com base em articulações ou parcerias e operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do Pibid reside, em grande parte, na ideia de se aproximar formação inicial e formação continuada, fazendo assim com que a formação aconteça em tempos e espaços simultâneos. Ao concebermos a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites entre formação inicial e continuada. Desse modo, a escola se revelaria também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-15T02:31:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173373
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-3993
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985310
identifier_str_mv 1806-3993
000985310
url http://hdl.handle.net/10183/173373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv História Hoje. Florianópolis. Vol. 4, n. 8 (2015), p. 366-388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173373/1/000985310.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173373/2/000985310.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 24b044e6636ee4b708e386126b506f74
970f9265d53ed65a978d70fc8a5d886d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790366788780032