PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/131050 |
Summary: | Esta dissertação propõe-se analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a natureza das relações institucionais estabelecidas entre a Universidade e a escola de Educação Básica. Propõe realizar uma aproximação entre o conceito de Terceiro Espaço de Formação Docente e o PIBID. O PIBID é uma política que objetiva a qualificação docente criando espaços para inserção dos licenciandos na realidade escolar. No referencial teórico são abordados aspectos relacionados a formação de professores no Brasil, aos saberes docentes, a articulação entre teoria e prática na formação inicial, a constituição de um referencial teórico sobre Terceiro Espaço de Formação Docente. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Programa, que apontou a escassez de artigos científicos que discutissem o PIBID de maneira mais aprofundada. Utiliza-se como base metodológica neste trabalho o estudo de caso fundamentado na pesquisa participante, tendo como objeto de análise as relações entre o PIBID-UFRGS e a Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (IP). Foram aplicados questionários em grupos de sujeitos atuantes no PIBID-UFRGS/IP. As análises presentes nesta dissertação indicam que o PIBID-UFRGS/IP pode ser considerado um Terceiro Espaço de Formação Docente. As atividades desenvolvidas nesse Espaço aproximaram a UFRGS e o IP a medida que os bolsistas foram inseridos no ambiente escolar. A relação entre UFRGS e IP nasce a partir da Universidade. Constatou-se que a relação entre o IP e a UFRGS, na esfera do PIBID, não é equânime em função da natureza das relações, a que não desqualifica totalmente a relação entre as instituições e o estabelecimento do Terceiro Espaço de Formação. |
id |
URGS_ae4c031fd6255cc0136cefd9a807cd83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131050 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Caporale, GiancarloSantos, Flávia Maria Teixeira dos2015-12-12T02:40:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/131050000979808Esta dissertação propõe-se analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a natureza das relações institucionais estabelecidas entre a Universidade e a escola de Educação Básica. Propõe realizar uma aproximação entre o conceito de Terceiro Espaço de Formação Docente e o PIBID. O PIBID é uma política que objetiva a qualificação docente criando espaços para inserção dos licenciandos na realidade escolar. No referencial teórico são abordados aspectos relacionados a formação de professores no Brasil, aos saberes docentes, a articulação entre teoria e prática na formação inicial, a constituição de um referencial teórico sobre Terceiro Espaço de Formação Docente. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Programa, que apontou a escassez de artigos científicos que discutissem o PIBID de maneira mais aprofundada. Utiliza-se como base metodológica neste trabalho o estudo de caso fundamentado na pesquisa participante, tendo como objeto de análise as relações entre o PIBID-UFRGS e a Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (IP). Foram aplicados questionários em grupos de sujeitos atuantes no PIBID-UFRGS/IP. As análises presentes nesta dissertação indicam que o PIBID-UFRGS/IP pode ser considerado um Terceiro Espaço de Formação Docente. As atividades desenvolvidas nesse Espaço aproximaram a UFRGS e o IP a medida que os bolsistas foram inseridos no ambiente escolar. A relação entre UFRGS e IP nasce a partir da Universidade. Constatou-se que a relação entre o IP e a UFRGS, na esfera do PIBID, não é equânime em função da natureza das relações, a que não desqualifica totalmente a relação entre as instituições e o estabelecimento do Terceiro Espaço de Formação.This dissertation intend to analyze the Institutional Scholarship on Teaching Initiation Program (PIBID) and the nature of its institutionalized relations created among the University and the Basic Educational System. Intend to realize a closer approach between the Third space of Teacher Education and the PIBID. The PIBID is a policy that aim to qualify the teachers to be by creating spaces to propitiate the insertion in the school environment. The theoretical basis are addressed by features related to teacher formation in Brazil, teachers knowledge, the hinge among theory and experience in the initial formation and the constitution of a theoretical basis about the Third space of teaching Development. A literature review has shown that are a wantage in scientific articles that argue with deepness and effectively about the PIBID program. It was used case study as a methodological basis grounded in participating research by analyzing the relations between the PIBID – UFGRS and the State Technical School Irmão Pedro (IP). A questionnaire were applied on the active group members of PIBID – UFRGS/IP. The analyses presented in this monograph indicate that the PIBID – UFRGS/IP may be considered as a Third Space of Teaching Development. The activities growth in this space make a closer relation between UFRGS and IP because the scholars are in the school environment. This relationships between UFRGS and IP comes from the University because the need of qualifying the education of teachers. It is clear that the relation between the IP and UFRGS in the PIBID program is not equitable due to the nature of it. However it does not disqualify the relations completely among these institutions.application/pdfporFormação de professoresPIBIDThird spaceTeacher trainingPIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979808.pdf000979808.pdfTexto completoapplication/pdf930061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/1/000979808.pdfed4001a631e7a90572dc6d3a0d5f37c8MD51TEXT000979808.pdf.txt000979808.pdf.txtExtracted Texttext/plain262978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/2/000979808.pdf.txt2d7ca13de559d417d8bbe656249b4a83MD52THUMBNAIL000979808.pdf.jpg000979808.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/3/000979808.pdf.jpg7e29420e9ee2fb01e4ad05a2f8d6708bMD5310183/1310502018-10-25 09:48:19.704oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:48:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade |
title |
PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade |
spellingShingle |
PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade Caporale, Giancarlo Formação de professores PIBID Third space Teacher training |
title_short |
PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade |
title_full |
PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade |
title_fullStr |
PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade |
title_full_unstemmed |
PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade |
title_sort |
PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade |
author |
Caporale, Giancarlo |
author_facet |
Caporale, Giancarlo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caporale, Giancarlo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
contributor_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores |
topic |
Formação de professores PIBID Third space Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
PIBID Third space Teacher training |
description |
Esta dissertação propõe-se analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a natureza das relações institucionais estabelecidas entre a Universidade e a escola de Educação Básica. Propõe realizar uma aproximação entre o conceito de Terceiro Espaço de Formação Docente e o PIBID. O PIBID é uma política que objetiva a qualificação docente criando espaços para inserção dos licenciandos na realidade escolar. No referencial teórico são abordados aspectos relacionados a formação de professores no Brasil, aos saberes docentes, a articulação entre teoria e prática na formação inicial, a constituição de um referencial teórico sobre Terceiro Espaço de Formação Docente. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Programa, que apontou a escassez de artigos científicos que discutissem o PIBID de maneira mais aprofundada. Utiliza-se como base metodológica neste trabalho o estudo de caso fundamentado na pesquisa participante, tendo como objeto de análise as relações entre o PIBID-UFRGS e a Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (IP). Foram aplicados questionários em grupos de sujeitos atuantes no PIBID-UFRGS/IP. As análises presentes nesta dissertação indicam que o PIBID-UFRGS/IP pode ser considerado um Terceiro Espaço de Formação Docente. As atividades desenvolvidas nesse Espaço aproximaram a UFRGS e o IP a medida que os bolsistas foram inseridos no ambiente escolar. A relação entre UFRGS e IP nasce a partir da Universidade. Constatou-se que a relação entre o IP e a UFRGS, na esfera do PIBID, não é equânime em função da natureza das relações, a que não desqualifica totalmente a relação entre as instituições e o estabelecimento do Terceiro Espaço de Formação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-12T02:40:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131050 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979808 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131050 |
identifier_str_mv |
000979808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/1/000979808.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/2/000979808.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/3/000979808.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed4001a631e7a90572dc6d3a0d5f37c8 2d7ca13de559d417d8bbe656249b4a83 7e29420e9ee2fb01e4ad05a2f8d6708b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064623437905920 |