PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade

Bibliographic Details
Main Author: Caporale, Giancarlo
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/131050
Summary: Esta dissertação propõe-se analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a natureza das relações institucionais estabelecidas entre a Universidade e a escola de Educação Básica. Propõe realizar uma aproximação entre o conceito de Terceiro Espaço de Formação Docente e o PIBID. O PIBID é uma política que objetiva a qualificação docente criando espaços para inserção dos licenciandos na realidade escolar. No referencial teórico são abordados aspectos relacionados a formação de professores no Brasil, aos saberes docentes, a articulação entre teoria e prática na formação inicial, a constituição de um referencial teórico sobre Terceiro Espaço de Formação Docente. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Programa, que apontou a escassez de artigos científicos que discutissem o PIBID de maneira mais aprofundada. Utiliza-se como base metodológica neste trabalho o estudo de caso fundamentado na pesquisa participante, tendo como objeto de análise as relações entre o PIBID-UFRGS e a Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (IP). Foram aplicados questionários em grupos de sujeitos atuantes no PIBID-UFRGS/IP. As análises presentes nesta dissertação indicam que o PIBID-UFRGS/IP pode ser considerado um Terceiro Espaço de Formação Docente. As atividades desenvolvidas nesse Espaço aproximaram a UFRGS e o IP a medida que os bolsistas foram inseridos no ambiente escolar. A relação entre UFRGS e IP nasce a partir da Universidade. Constatou-se que a relação entre o IP e a UFRGS, na esfera do PIBID, não é equânime em função da natureza das relações, a que não desqualifica totalmente a relação entre as instituições e o estabelecimento do Terceiro Espaço de Formação.
id URGS_ae4c031fd6255cc0136cefd9a807cd83
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131050
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Caporale, GiancarloSantos, Flávia Maria Teixeira dos2015-12-12T02:40:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/131050000979808Esta dissertação propõe-se analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a natureza das relações institucionais estabelecidas entre a Universidade e a escola de Educação Básica. Propõe realizar uma aproximação entre o conceito de Terceiro Espaço de Formação Docente e o PIBID. O PIBID é uma política que objetiva a qualificação docente criando espaços para inserção dos licenciandos na realidade escolar. No referencial teórico são abordados aspectos relacionados a formação de professores no Brasil, aos saberes docentes, a articulação entre teoria e prática na formação inicial, a constituição de um referencial teórico sobre Terceiro Espaço de Formação Docente. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Programa, que apontou a escassez de artigos científicos que discutissem o PIBID de maneira mais aprofundada. Utiliza-se como base metodológica neste trabalho o estudo de caso fundamentado na pesquisa participante, tendo como objeto de análise as relações entre o PIBID-UFRGS e a Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (IP). Foram aplicados questionários em grupos de sujeitos atuantes no PIBID-UFRGS/IP. As análises presentes nesta dissertação indicam que o PIBID-UFRGS/IP pode ser considerado um Terceiro Espaço de Formação Docente. As atividades desenvolvidas nesse Espaço aproximaram a UFRGS e o IP a medida que os bolsistas foram inseridos no ambiente escolar. A relação entre UFRGS e IP nasce a partir da Universidade. Constatou-se que a relação entre o IP e a UFRGS, na esfera do PIBID, não é equânime em função da natureza das relações, a que não desqualifica totalmente a relação entre as instituições e o estabelecimento do Terceiro Espaço de Formação.This dissertation intend to analyze the Institutional Scholarship on Teaching Initiation Program (PIBID) and the nature of its institutionalized relations created among the University and the Basic Educational System. Intend to realize a closer approach between the Third space of Teacher Education and the PIBID. The PIBID is a policy that aim to qualify the teachers to be by creating spaces to propitiate the insertion in the school environment. The theoretical basis are addressed by features related to teacher formation in Brazil, teachers knowledge, the hinge among theory and experience in the initial formation and the constitution of a theoretical basis about the Third space of teaching Development. A literature review has shown that are a wantage in scientific articles that argue with deepness and effectively about the PIBID program. It was used case study as a methodological basis grounded in participating research by analyzing the relations between the PIBID – UFGRS and the State Technical School Irmão Pedro (IP). A questionnaire were applied on the active group members of PIBID – UFRGS/IP. The analyses presented in this monograph indicate that the PIBID – UFRGS/IP may be considered as a Third Space of Teaching Development. The activities growth in this space make a closer relation between UFRGS and IP because the scholars are in the school environment. This relationships between UFRGS and IP comes from the University because the need of qualifying the education of teachers. It is clear that the relation between the IP and UFRGS in the PIBID program is not equitable due to the nature of it. However it does not disqualify the relations completely among these institutions.application/pdfporFormação de professoresPIBIDThird spaceTeacher trainingPIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979808.pdf000979808.pdfTexto completoapplication/pdf930061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/1/000979808.pdfed4001a631e7a90572dc6d3a0d5f37c8MD51TEXT000979808.pdf.txt000979808.pdf.txtExtracted Texttext/plain262978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/2/000979808.pdf.txt2d7ca13de559d417d8bbe656249b4a83MD52THUMBNAIL000979808.pdf.jpg000979808.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/3/000979808.pdf.jpg7e29420e9ee2fb01e4ad05a2f8d6708bMD5310183/1310502018-10-25 09:48:19.704oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:48:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade
title PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade
spellingShingle PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade
Caporale, Giancarlo
Formação de professores
PIBID
Third space
Teacher training
title_short PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade
title_full PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade
title_fullStr PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade
title_full_unstemmed PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade
title_sort PIBID - Espaço de Formação docente : uma análise das relações entre a escola básica e a universidade
author Caporale, Giancarlo
author_facet Caporale, Giancarlo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caporale, Giancarlo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
contributor_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
PIBID
Third space
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv PIBID
Third space
Teacher training
description Esta dissertação propõe-se analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a natureza das relações institucionais estabelecidas entre a Universidade e a escola de Educação Básica. Propõe realizar uma aproximação entre o conceito de Terceiro Espaço de Formação Docente e o PIBID. O PIBID é uma política que objetiva a qualificação docente criando espaços para inserção dos licenciandos na realidade escolar. No referencial teórico são abordados aspectos relacionados a formação de professores no Brasil, aos saberes docentes, a articulação entre teoria e prática na formação inicial, a constituição de um referencial teórico sobre Terceiro Espaço de Formação Docente. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Programa, que apontou a escassez de artigos científicos que discutissem o PIBID de maneira mais aprofundada. Utiliza-se como base metodológica neste trabalho o estudo de caso fundamentado na pesquisa participante, tendo como objeto de análise as relações entre o PIBID-UFRGS e a Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (IP). Foram aplicados questionários em grupos de sujeitos atuantes no PIBID-UFRGS/IP. As análises presentes nesta dissertação indicam que o PIBID-UFRGS/IP pode ser considerado um Terceiro Espaço de Formação Docente. As atividades desenvolvidas nesse Espaço aproximaram a UFRGS e o IP a medida que os bolsistas foram inseridos no ambiente escolar. A relação entre UFRGS e IP nasce a partir da Universidade. Constatou-se que a relação entre o IP e a UFRGS, na esfera do PIBID, não é equânime em função da natureza das relações, a que não desqualifica totalmente a relação entre as instituições e o estabelecimento do Terceiro Espaço de Formação.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-12T02:40:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131050
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979808
url http://hdl.handle.net/10183/131050
identifier_str_mv 000979808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/1/000979808.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/2/000979808.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131050/3/000979808.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed4001a631e7a90572dc6d3a0d5f37c8
2d7ca13de559d417d8bbe656249b4a83
7e29420e9ee2fb01e4ad05a2f8d6708b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064623437905920