A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morawski, Franciele de Matos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139104
Resumo: O presente trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Química constituintes do Programa Nacional do Livro Didático 2015 a partir de diferentes tipos de abordagem contextual. Utilizou-se como metodologia de análise a pesquisa documental, de acordo com embasamentos teóricos apresentados na revisão bibliográfica. Para construção do trabalho buscou-se analisar o panorama da utilização de livros didáticos de Química no Brasil, bem como sua evolução. Através de referenciais teóricos, buscou-se discutir as conceituações encontradas na literatura sobre a importância da contextualização e os diferentes tipos de abordagem contextual. Como instrumento de análise foi utilizado um questionário disponibilizado pelo Ministério da Educação para avaliação de livros didáticos e realizou-se a análise descritiva de cada capítulo referente ao objeto de estudo, evidenciando a presença de diferentes contextos como histórico, ambiental, tecnológico, científico e cotidiano. Os resultados indicaram que os livros didáticos de Química adotados pelo PNLD 2015 apresentam algumas abordagens metodológicas contextuais, porém ainda observam-se com freqüência atividades configuradas de acordo com o modelo tradicional de ensino.
id UFRGS-2_bac2a28b675e02182f3a5c52dff4f188
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139104
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morawski, Franciele de MatosSantos, Flávia Maria Teixeira dos2016-04-16T02:08:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/139104000989012O presente trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Química constituintes do Programa Nacional do Livro Didático 2015 a partir de diferentes tipos de abordagem contextual. Utilizou-se como metodologia de análise a pesquisa documental, de acordo com embasamentos teóricos apresentados na revisão bibliográfica. Para construção do trabalho buscou-se analisar o panorama da utilização de livros didáticos de Química no Brasil, bem como sua evolução. Através de referenciais teóricos, buscou-se discutir as conceituações encontradas na literatura sobre a importância da contextualização e os diferentes tipos de abordagem contextual. Como instrumento de análise foi utilizado um questionário disponibilizado pelo Ministério da Educação para avaliação de livros didáticos e realizou-se a análise descritiva de cada capítulo referente ao objeto de estudo, evidenciando a presença de diferentes contextos como histórico, ambiental, tecnológico, científico e cotidiano. Os resultados indicaram que os livros didáticos de Química adotados pelo PNLD 2015 apresentam algumas abordagens metodológicas contextuais, porém ainda observam-se com freqüência atividades configuradas de acordo com o modelo tradicional de ensino.application/pdfporLivro didático : AnáliseTabela periódicaA tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2015Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989012.pdf000989012.pdfTexto completoapplication/pdf906992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/1/000989012.pdf85f6dab7565e91f3da7fa446ee836823MD51TEXT000989012.pdf.txt000989012.pdf.txtExtracted Texttext/plain80424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/2/000989012.pdf.txtaffa99f2dfa155b6da42946dddc9e1b1MD52THUMBNAIL000989012.pdf.jpg000989012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/3/000989012.pdf.jpgd82332f368abf7f3502c8f4c49981764MD5310183/1391042022-06-23 04:42:02.850247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139104Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-23T07:42:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
title A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
spellingShingle A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
Morawski, Franciele de Matos
Livro didático : Análise
Tabela periódica
title_short A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
title_full A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
title_fullStr A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
title_full_unstemmed A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
title_sort A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
author Morawski, Franciele de Matos
author_facet Morawski, Franciele de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morawski, Franciele de Matos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
contributor_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático : Análise
Tabela periódica
topic Livro didático : Análise
Tabela periódica
description O presente trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Química constituintes do Programa Nacional do Livro Didático 2015 a partir de diferentes tipos de abordagem contextual. Utilizou-se como metodologia de análise a pesquisa documental, de acordo com embasamentos teóricos apresentados na revisão bibliográfica. Para construção do trabalho buscou-se analisar o panorama da utilização de livros didáticos de Química no Brasil, bem como sua evolução. Através de referenciais teóricos, buscou-se discutir as conceituações encontradas na literatura sobre a importância da contextualização e os diferentes tipos de abordagem contextual. Como instrumento de análise foi utilizado um questionário disponibilizado pelo Ministério da Educação para avaliação de livros didáticos e realizou-se a análise descritiva de cada capítulo referente ao objeto de estudo, evidenciando a presença de diferentes contextos como histórico, ambiental, tecnológico, científico e cotidiano. Os resultados indicaram que os livros didáticos de Química adotados pelo PNLD 2015 apresentam algumas abordagens metodológicas contextuais, porém ainda observam-se com freqüência atividades configuradas de acordo com o modelo tradicional de ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-16T02:08:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989012
url http://hdl.handle.net/10183/139104
identifier_str_mv 000989012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/1/000989012.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/2/000989012.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139104/3/000989012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 85f6dab7565e91f3da7fa446ee836823
affa99f2dfa155b6da42946dddc9e1b1
d82332f368abf7f3502c8f4c49981764
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486840153473024