Educação matemática e abordagem STEAM : números inteiros e a busca por sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samuel Fraga da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236552
Resumo: O objetivo deste trabalho é pesquisar os sentidos que podem ser atribuídos a Números Inteiros em uma investigação feita por estudantes sob a perspectiva STEAM em um software que exibe uma vasta quantidade de informações sobre os locais do mundo em tempo real e colorimetricamente representada. Como aporte tecnológico utilizamos o Windy.com que condensa estas informações sobre diversos dados meteorológicos, mas com estes, focaremos as temperaturas, que são representadas na forma de uma escala de cores por todo o mapa terrestre. A pergunta que guia o trabalho é: “Como os números inteiros ganham sentidos em aulas de matemática na perspectiva de STEAM com Tecnologias Digitais?". A STEAM é uma tendência que pode ser definida pelo enfoque em trabalhar problemas que vem diretamente da realidade por meio da abordagem que envolve uma ou mais disciplinas entre Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática, portanto, interdisciplinar. Além disso, teoricamente também abordaremos o trabalho com Tecnologias Digitais (TD) sob o viés dos atos de ser-com-TD, pensar-com-TD e do saber-fazer-com-TD, os quais embasam a constituição do conhecimento matemático quando se trabalha na perspectiva das TD serem mais que uma ferramenta ou prótese, pois elas são consideradas partícipes dos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa, buscamos indícios de respostas ao questionamento proposto por meio da análise dos dados, produzidos com sujeitos que não tivessem passado pela etapa em que se trabalha formalmente os Números Inteiros, portanto, foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul. As reflexões que fizemos acerca dos dados nos levaram a concluir que os Números Inteiros ganham sentidos nas relações interdisciplinares com a Arte, Matemática e Tecnologias Digitais. Ganha sentido na Arte, na ordenação das cores de acordo com a sensação térmica percebida pelos estudantes e ganha sentido na Matemática, quando a temperatura muda.
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A STEAM é uma tendência que pode ser definida pelo enfoque em trabalhar problemas que vem diretamente da realidade por meio da abordagem que envolve uma ou mais disciplinas entre Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática, portanto, interdisciplinar. Além disso, teoricamente também abordaremos o trabalho com Tecnologias Digitais (TD) sob o viés dos atos de ser-com-TD, pensar-com-TD e do saber-fazer-com-TD, os quais embasam a constituição do conhecimento matemático quando se trabalha na perspectiva das TD serem mais que uma ferramenta ou prótese, pois elas são consideradas partícipes dos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa, buscamos indícios de respostas ao questionamento proposto por meio da análise dos dados, produzidos com sujeitos que não tivessem passado pela etapa em que se trabalha formalmente os Números Inteiros, portanto, foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul. As reflexões que fizemos acerca dos dados nos levaram a concluir que os Números Inteiros ganham sentidos nas relações interdisciplinares com a Arte, Matemática e Tecnologias Digitais. Ganha sentido na Arte, na ordenação das cores de acordo com a sensação térmica percebida pelos estudantes e ganha sentido na Matemática, quando a temperatura muda.The objective of this research is to investigate the senses that can be attributed to Whole Numbers in an investigation made by students under the STEAM perspective in a software that displays a vast amount of information about the places in the world in real time and colorimetrically represented. As technological support we use Windy.com that condenses this information about several meteorological data, but with these, we will focus on temperatures, which are represented in the form of a color scale throughout the earth map. The question guiding the work is: "How does the concept of Whole Numbers gain sense in a mathematics lesson from the perspective of STEAM with Digital Technologies?". STEAM is a trend that can be defined by the focus on working problems that come directly from reality through the approach that involves one or more disciplines among Science, Technologies, Engineering, Arts and Mathematics, therefore, interdisciplinary. Moreover, theoretically, we will also approach the study of Digital Technology (DT) from the point of view of the acts of be-withDT, think-with-DT and know-do-with-DT, which support the constitution of mathematical knowledge when working from the perspective of DT being more than a tool or prosthesis, because they are considered participants of the teaching and learning processes. The research is qualitative in approach, we searched for indications of answers to the proposed questioning by means of data analysis, produced with subjects that had not passed through the stage in which Integers are formally discussed, therefore, they were 7th grade students from a public school in the city of Gravataí, Rio Grande do Sul. The reflections we made about the data led us to conclude that Whole Numbers make sense in interdisciplinary relationships with Art, Mathematics and Digital Technologies. It makes sense in Art, in the ordering of the colors according to the thermal sensation perceived by the students and it makes sense in Mathematics, when the temperature changes.application/pdfporTecnologias digitaisInterdisciplinaridadeLiteracia digitalDigital technologiesInterdisciplinarityTransdisciplinarityDigital literacyEducação matemática e abordagem STEAM : números inteiros e a busca por sentidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139137.pdf.txt001139137.pdf.txtExtracted Texttext/plain101920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236552/2/001139137.pdf.txt4ce6e7522600ef4b0b06e661e2eeb7adMD52ORIGINAL001139137.pdfTexto completoapplication/pdf1844355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236552/1/001139137.pdfe5974a2432bfc01045edd223d223f119MD5110183/2365522022-04-20 04:57:07.347949oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:57:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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