Compras coletivas: o olhar do consumidor final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Alexandre Magno da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35396
Resumo: Desde a popularização da internet o e-commerce tem facilitado e redesenhado as relações comerciais, criando o que hoje costumou-se chamar de varejo virtual. Essas adaptações do varejo tradicional não podem ser vistas como um diferencial competitivo, e sim como condição de sobrevivência até para as mais tradicionais das empresas. Dentro desse contexto de inovações surgem as compras coletivas. No Brasil desde o inicio de 2010, já se tornou pauta obrigatória em todas as rodas de conversa e nas redes sociais, por oferecer descontos até então inimagináveis em vários estabelecimentos. Em seu primeiro ano o principal site do ramo, Peixe Urbano, teve um faturamento próximo a 100 milhões de reais segundo o site da revista exame, sucesso que pode ser comprovado também pelo grande número de sites similares que surgem todos os dias. Apesar de ter como principal estimulo para o consumo os grandes descontos, os clientes de compra coletiva estão bem atentos às marcas e os produtos comercializados e não estão dispostos a consumir aquilo que ainda não conhecem, mesmo pagando pouco por isso. Essa estratégia não é ideal quando se pensa apenas em conquistar um grande número de clientes, mas é perfeitamente eficaz para se aproximar desse consumidor. Em sua maioria, o consumidor está disposto a comentar entre os seus conhecidos a percepção dele em relação às empresas e, portanto, se torna um divulgador da marca, seja positivamente ou negativamente. Finalmente, cabe as empresas, após divulgar suas marcas nos sites de compras coletivas, se preparar para proporcionar uma experiência que construa uma percepção positiva entre os seus novos clientes.
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