O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Ricardo Hecker
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94380
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2010
id UFSC_19729ce8ed303dbef24d95de98749a68
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94380
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLuz, Ricardo HeckerRocha, Marco Antônio Esteves da2012-10-25T09:17:18Z2012-10-25T09:17:18Z2012-10-25T09:17:18Z287927http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94380Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2010Esta tese discute o conceito de leitor de uma palavra e o início da leitura, por meio de uma reflexão teórica sobre dois estímulos empíricos: o do alfabeto (letras isoladas) e o da leitura (palavras escritas). As crianças não leitoras, no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Brasil, foram os sujeitos da investigação. Com o estímulo da leitura, esses estudantes se tornaram leitores de uma palavra. O tipo de informação oferecida, simples ou complexa, e a quantidade de perceptos, envolvidos em uma postura e em outra, foram determinantes na obtenção desses resultados, bem como a anterioridade da recepção (leitura) sobre a produção (escrita). Entre os achados mais relevantes, está o conceito de leitor de uma palavra, descrito na fórmula "bolo"=/"bolu/. A criança entende a leitura por meio do "saber como" e deixa de ser um analfabeto completo. Essa postura implica rever os conceitos tradicionais da literatura, nos quais a leitura lexical ocorreria no final do processo de aprendizagem. Esta pesquisa mostra que isso pode ocorrer também no começo. Acredita-se que essa habilidade do aprendiz signifique a descoberta do enigma da leitura, relacionando oralidade e escrita. Outro achado revela a saliência da via lexical no início da aprendizagem e a mudança de saliência entre as vias lexicais e sublexicais em diferentes etapas da aprendizagem. Com esses resultados, presume-se que a leitura fluente possa ser obtida em menos tempo e de forma mais eficiente a partir de estímulos adequados. As limitações da pesquisa não permitiram conclusões sobre o efeito da leitura de uma palavra na apropriação de outras habilidades, mais complexas, exigidas na formação de um leitor fluente, o que sugere investigações longitudinais para responder essas questões, bem como para descobrir novos estímulos de aprendizagem.This thesis discusses the concept of single-word reader and early reading through a theoretical reflection on two empirical stimuli: the alphabet (isolated characters) and the reading (written words). Not reader children, in the first year of elementary education at a public school of Brazil, were the subjects of the research. With the stimulus of reading, these students become readers of a word. The type of information offered, simple or complex, and the amount of percepts involved in one posture and in another were determinants of these results, as well as the advance of reception (reading) on production (writing). Among the most important findings is the concept of reader of one word described in formula "bolo" (cake) = /"bolu/. The child understands reading through the "know how"; and ceases to be a complete illiterate. This position entails reviewing the traditional concepts of literature, in which the lexical reading occurred at the end of the learning process. It can also occur at the beginning. It is believed that this ability of the learner means the discovery of the puzzle of reading, linking oral and written. Another finding shows the salience of the lexical track in early learning and alternation of salience between the lexical and sublexical tracks at different stages of learning. With these results, it is assumed that fluent reading can be obtained in less time and more efficiently with adequate stimuli. The limitations of the research did not allow conclusions about the effect of reading a word in the appropriation of other more complex skills, required to form a fluent reader, which suggests that longitudinal investigations to answer these questions, and to discover new stimuli for learning.332 p.| il., grafs., tabs.porLinguisticaAprendizagemLeituraAquisição de linguagemCogniçãoLinguistica aplicadaO Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL287927.pdfapplication/pdf631642https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/1/287927.pdfc2643f94d328e76837e7b56eb4ffa619MD51TEXT287927.pdf.txt287927.pdf.txtExtracted Texttext/plain126590https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/2/287927.pdf.txtbe93dea8ef549cb75c9f154e3da76efbMD52THUMBNAIL287927.pdf.jpg287927.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/3/287927.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/943802013-05-03 15:16:49.148oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94380Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:16:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem
title O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem
spellingShingle O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem
Luz, Ricardo Hecker
Linguistica
Aprendizagem
Leitura
Aquisição de linguagem
Cognição
Linguistica aplicada
title_short O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem
title_full O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem
title_fullStr O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem
title_full_unstemmed O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem
title_sort O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem
author Luz, Ricardo Hecker
author_facet Luz, Ricardo Hecker
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Ricardo Hecker
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Marco Antônio Esteves da
contributor_str_mv Rocha, Marco Antônio Esteves da
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Linguistica
Aprendizagem
Leitura
Aquisição de linguagem
Cognição
Linguistica aplicada
topic Linguistica
Aprendizagem
Leitura
Aquisição de linguagem
Cognição
Linguistica aplicada
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-25T09:17:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-25T09:17:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-25T09:17:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94380
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 287927
identifier_str_mv 287927
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 332 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/1/287927.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/2/287927.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/3/287927.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c2643f94d328e76837e7b56eb4ffa619
be93dea8ef549cb75c9f154e3da76efb
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804986065321984