O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94380 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_19729ce8ed303dbef24d95de98749a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94380 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaLuz, Ricardo HeckerRocha, Marco Antônio Esteves da2012-10-25T09:17:18Z2012-10-25T09:17:18Z2012-10-25T09:17:18Z287927http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94380Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2010Esta tese discute o conceito de leitor de uma palavra e o início da leitura, por meio de uma reflexão teórica sobre dois estímulos empíricos: o do alfabeto (letras isoladas) e o da leitura (palavras escritas). As crianças não leitoras, no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Brasil, foram os sujeitos da investigação. Com o estímulo da leitura, esses estudantes se tornaram leitores de uma palavra. O tipo de informação oferecida, simples ou complexa, e a quantidade de perceptos, envolvidos em uma postura e em outra, foram determinantes na obtenção desses resultados, bem como a anterioridade da recepção (leitura) sobre a produção (escrita). Entre os achados mais relevantes, está o conceito de leitor de uma palavra, descrito na fórmula "bolo"=/"bolu/. A criança entende a leitura por meio do "saber como" e deixa de ser um analfabeto completo. Essa postura implica rever os conceitos tradicionais da literatura, nos quais a leitura lexical ocorreria no final do processo de aprendizagem. Esta pesquisa mostra que isso pode ocorrer também no começo. Acredita-se que essa habilidade do aprendiz signifique a descoberta do enigma da leitura, relacionando oralidade e escrita. Outro achado revela a saliência da via lexical no início da aprendizagem e a mudança de saliência entre as vias lexicais e sublexicais em diferentes etapas da aprendizagem. Com esses resultados, presume-se que a leitura fluente possa ser obtida em menos tempo e de forma mais eficiente a partir de estímulos adequados. As limitações da pesquisa não permitiram conclusões sobre o efeito da leitura de uma palavra na apropriação de outras habilidades, mais complexas, exigidas na formação de um leitor fluente, o que sugere investigações longitudinais para responder essas questões, bem como para descobrir novos estímulos de aprendizagem.This thesis discusses the concept of single-word reader and early reading through a theoretical reflection on two empirical stimuli: the alphabet (isolated characters) and the reading (written words). Not reader children, in the first year of elementary education at a public school of Brazil, were the subjects of the research. With the stimulus of reading, these students become readers of a word. The type of information offered, simple or complex, and the amount of percepts involved in one posture and in another were determinants of these results, as well as the advance of reception (reading) on production (writing). Among the most important findings is the concept of reader of one word described in formula "bolo" (cake) = /"bolu/. The child understands reading through the "know how"; and ceases to be a complete illiterate. This position entails reviewing the traditional concepts of literature, in which the lexical reading occurred at the end of the learning process. It can also occur at the beginning. It is believed that this ability of the learner means the discovery of the puzzle of reading, linking oral and written. Another finding shows the salience of the lexical track in early learning and alternation of salience between the lexical and sublexical tracks at different stages of learning. With these results, it is assumed that fluent reading can be obtained in less time and more efficiently with adequate stimuli. The limitations of the research did not allow conclusions about the effect of reading a word in the appropriation of other more complex skills, required to form a fluent reader, which suggests that longitudinal investigations to answer these questions, and to discover new stimuli for learning.332 p.| il., grafs., tabs.porLinguisticaAprendizagemLeituraAquisição de linguagemCogniçãoLinguistica aplicadaO Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL287927.pdfapplication/pdf631642https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/1/287927.pdfc2643f94d328e76837e7b56eb4ffa619MD51TEXT287927.pdf.txt287927.pdf.txtExtracted Texttext/plain126590https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/2/287927.pdf.txtbe93dea8ef549cb75c9f154e3da76efbMD52THUMBNAIL287927.pdf.jpg287927.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/3/287927.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/943802013-05-03 15:16:49.148oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94380Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:16:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem |
title |
O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem |
spellingShingle |
O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem Luz, Ricardo Hecker Linguistica Aprendizagem Leitura Aquisição de linguagem Cognição Linguistica aplicada |
title_short |
O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem |
title_full |
O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem |
title_fullStr |
O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem |
title_sort |
O Leitor de uma palavra: uma reflexão teórica sobre a prática de estímulos iniciais de aprendizagem |
author |
Luz, Ricardo Hecker |
author_facet |
Luz, Ricardo Hecker |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Ricardo Hecker |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Marco Antônio Esteves da |
contributor_str_mv |
Rocha, Marco Antônio Esteves da |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Linguistica Aprendizagem Leitura Aquisição de linguagem Cognição Linguistica aplicada |
topic |
Linguistica Aprendizagem Leitura Aquisição de linguagem Cognição Linguistica aplicada |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-25T09:17:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-25T09:17:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-25T09:17:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94380 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
287927 |
identifier_str_mv |
287927 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
332 p.| il., grafs., tabs. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/1/287927.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/2/287927.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94380/3/287927.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2643f94d328e76837e7b56eb4ffa619 be93dea8ef549cb75c9f154e3da76efb 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804986065321984 |