Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia

Bibliographic Details
Main Author: Gomes, Ana Paula.
Publication Date: 2009
Format: Bachelor thesis
Source: Repositório Institucional da UFSC
Download full: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120348
Summary: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_3c115282f4cbff5883779ea998006dc6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120348
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGomes, Ana Paula.Almeida, Mário de Souza2014-07-02T22:07:57Z2014-07-02T22:07:57Z2009290041https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120348TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O governo brasileiro, desde 2002, licita eletronicamente através de diversos websites na internet objetivando comprar materiais e contratar serviços de particulares. A Administração, por meio de suas incontáveis instituições, estados e prefeituras, gasta bilhões de reais anualmente. Só no primeiro semestre de 2008 as pequenas empresas venderam R$ 2,6 bilhões ao governo federal. Entretanto, a fim de contratar com a Administração os particulares devem seguir uma série de procedimentos burocráticos, compilar uma grande quantidade de documentos, estar ciente das leis que regem os contratos, saber utilizar a tecnologia de maneira adequada em todas as fases do pregão eletrônico # modalidade licitatória utilizada pela Administração Pública, para contratação de bens e serviços comuns - e, além disso, produzir e comercializar seus produtos ou serviços. Diante deste contexto, este trabalho possui como objetivo geral criar um manual de instruções especializadas para que o pequeno empresário possa aproveitar este potencial comprador da Administração Pública e começar a licitar eletronicamente quebrando as barreiras da tecnologia e da burocria necessária ao cadastramento e habilitação. A pesquisa pode classificar-se como aplicada e exploratória, com uma abordagem qualitativa. Além disso, esta pesquisa é participante visto a utilização das observações feitas pelo autor deste trabalho dentro de uma empresa que fatura mais de sete milhões de reais anuais licitando unicamente através de pregão eletrônicoFlorianópolisAdministraçãoMarketingConcorrênciaMarketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL290041.pdfapplication/pdf8075545https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120348/1/290041.pdf0b6a7f5745a6517da04120e3f97eb451MD51TEXT290041.pdf.txt290041.pdf.txtExtracted texttext/plain176280https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120348/2/290041.pdf.txt8a8051d5d128994c3499ce7db5d9790aMD52123456789/1203482014-07-06 00:17:45.515oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120348Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-06T03:17:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia
title Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia
spellingShingle Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia
Gomes, Ana Paula.
Administração
Marketing
Concorrência
title_short Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia
title_full Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia
title_fullStr Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia
title_sort Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia
author Gomes, Ana Paula.
author_facet Gomes, Ana Paula.
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Paula.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Mário de Souza
contributor_str_mv Almeida, Mário de Souza
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Administração
Marketing
Concorrência
topic Administração
Marketing
Concorrência
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-02T22:07:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-07-02T22:07:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120348
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 290041
identifier_str_mv 290041
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120348/1/290041.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120348/2/290041.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b6a7f5745a6517da04120e3f97eb451
8a8051d5d128994c3499ce7db5d9790a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805123614375936