Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Format: | Bachelor thesis |
Source: | Repositório Institucional da UFSC |
Download full: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120348 |
Summary: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_3c115282f4cbff5883779ea998006dc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120348 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaGomes, Ana Paula.Almeida, Mário de Souza2014-07-02T22:07:57Z2014-07-02T22:07:57Z2009290041https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120348TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O governo brasileiro, desde 2002, licita eletronicamente através de diversos websites na internet objetivando comprar materiais e contratar serviços de particulares. A Administração, por meio de suas incontáveis instituições, estados e prefeituras, gasta bilhões de reais anualmente. Só no primeiro semestre de 2008 as pequenas empresas venderam R$ 2,6 bilhões ao governo federal. Entretanto, a fim de contratar com a Administração os particulares devem seguir uma série de procedimentos burocráticos, compilar uma grande quantidade de documentos, estar ciente das leis que regem os contratos, saber utilizar a tecnologia de maneira adequada em todas as fases do pregão eletrônico # modalidade licitatória utilizada pela Administração Pública, para contratação de bens e serviços comuns - e, além disso, produzir e comercializar seus produtos ou serviços. Diante deste contexto, este trabalho possui como objetivo geral criar um manual de instruções especializadas para que o pequeno empresário possa aproveitar este potencial comprador da Administração Pública e começar a licitar eletronicamente quebrando as barreiras da tecnologia e da burocria necessária ao cadastramento e habilitação. A pesquisa pode classificar-se como aplicada e exploratória, com uma abordagem qualitativa. Além disso, esta pesquisa é participante visto a utilização das observações feitas pelo autor deste trabalho dentro de uma empresa que fatura mais de sete milhões de reais anuais licitando unicamente através de pregão eletrônicoFlorianópolisAdministraçãoMarketingConcorrênciaMarketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL290041.pdfapplication/pdf8075545https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120348/1/290041.pdf0b6a7f5745a6517da04120e3f97eb451MD51TEXT290041.pdf.txt290041.pdf.txtExtracted texttext/plain176280https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120348/2/290041.pdf.txt8a8051d5d128994c3499ce7db5d9790aMD52123456789/1203482014-07-06 00:17:45.515oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120348Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-06T03:17:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia |
title |
Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia |
spellingShingle |
Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia Gomes, Ana Paula. Administração Marketing Concorrência |
title_short |
Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia |
title_full |
Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia |
title_fullStr |
Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia |
title_full_unstemmed |
Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia |
title_sort |
Marketing de relacionamento para o diferencial competitivo: um estudo de caso numa empresa de tecnologia |
author |
Gomes, Ana Paula. |
author_facet |
Gomes, Ana Paula. |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Paula. |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Mário de Souza |
contributor_str_mv |
Almeida, Mário de Souza |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Administração Marketing Concorrência |
topic |
Administração Marketing Concorrência |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-02T22:07:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-02T22:07:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120348 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
290041 |
identifier_str_mv |
290041 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120348/1/290041.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120348/2/290041.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b6a7f5745a6517da04120e3f97eb451 8a8051d5d128994c3499ce7db5d9790a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805123614375936 |