MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96989
Resumo: A pesquisa foi realizada junto a um grupo de servidores da Universidade Federal de Viçosa- UFV que atuam ou já atuaram como representantes de docentes e de técnico-administrativos em entidades de classe nos processos de negociação coletiva, com o objetivo analisar as competências desenvolvidas e mobilizadas no processo de negociação e identificar as principais dificuldades da negociação coletiva no serviço público na percepção dos mesmos. Parte-se do pressuposto que a noção de competências pode ser utilizada com estratégia de desenvolvimento de negociadores no serviço público e que o desenvolvimento institucional está relacionado a uma carreira que propicie o desenvolvimento profissional atendendo as expectativas e necessidades da Instituição e de seus servidores. O negociador, objeto desta pesquisa, é o sujeito que negociará a carreira, as condições de trabalho e salários dos docentes e técnicos. Na pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa. O estudo de caso foi o método de investigação. Os dados foram coletados a partir de entrevista semi-estruturada e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam as competências individuais mobilizados nas dimensões conhecimento, habilidade e atitudes como: visão sistêmica, tomada de decisão, flexibilidade, liderança, capacidade de trabalhar sob pressão, de comunicar, interagir e empreender. As dificuldades percebidas foram: estrutura do sistema político-administrativo e sindical, recursos orçamentários, desmobilização da categoria e falta de capacitação técnica dos negociadores. As competências mobilizadas pelos servidores estão de acordo com as competências essenciais. Entretanto, apesar do esforço para imprimir no aparelho do Estado uma dinâmica mais democrática, ainda prevalece uma tendência à cultura política autoritária e patrimonialista com relações de favorecimento pessoal e apadrinhamento político, onde privilégios contornam as normas formalmente instituídas, características não compatíveis com a gestão por competência.
id UFSC_dee4d97eb095b8f5973aed2ff261e31a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96989
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE2012-11-05T19:01:33Z2012-11-05T19:01:33Z2010-12-08http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96989A pesquisa foi realizada junto a um grupo de servidores da Universidade Federal de Viçosa- UFV que atuam ou já atuaram como representantes de docentes e de técnico-administrativos em entidades de classe nos processos de negociação coletiva, com o objetivo analisar as competências desenvolvidas e mobilizadas no processo de negociação e identificar as principais dificuldades da negociação coletiva no serviço público na percepção dos mesmos. Parte-se do pressuposto que a noção de competências pode ser utilizada com estratégia de desenvolvimento de negociadores no serviço público e que o desenvolvimento institucional está relacionado a uma carreira que propicie o desenvolvimento profissional atendendo as expectativas e necessidades da Instituição e de seus servidores. O negociador, objeto desta pesquisa, é o sujeito que negociará a carreira, as condições de trabalho e salários dos docentes e técnicos. Na pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa. O estudo de caso foi o método de investigação. Os dados foram coletados a partir de entrevista semi-estruturada e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam as competências individuais mobilizados nas dimensões conhecimento, habilidade e atitudes como: visão sistêmica, tomada de decisão, flexibilidade, liderança, capacidade de trabalhar sob pressão, de comunicar, interagir e empreender. As dificuldades percebidas foram: estrutura do sistema político-administrativo e sindical, recursos orçamentários, desmobilização da categoria e falta de capacitação técnica dos negociadores. As competências mobilizadas pelos servidores estão de acordo com as competências essenciais. Entretanto, apesar do esforço para imprimir no aparelho do Estado uma dinâmica mais democrática, ainda prevalece uma tendência à cultura política autoritária e patrimonialista com relações de favorecimento pessoal e apadrinhamento político, onde privilégios contornam as normas formalmente instituídas, características não compatíveis com a gestão por competência.INPEAUMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdfMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdfapplication/pdf167031https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/1/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdfa4b0cde36b18a37d033e0d48f844245eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52TEXTMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdf.txtMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdf.txtExtracted Texttext/plain60536https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/3/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf.txt28d4d625a9e5fac1a77624d42f942ff7MD53THUMBNAILMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdf.jpgMOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIV A.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/4/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf.jpg93422e9846df2a44773f163d10b3ed87MD54123456789/969892013-05-05 16:28:53.713oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:28:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?
title MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?
spellingShingle MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?
FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE
title_short MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?
title_full MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?
title_fullStr MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?
title_full_unstemmed MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?
title_sort MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NEGOCIAÇÃO COLETIVA: ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS?
author FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE
author_facet FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE
description A pesquisa foi realizada junto a um grupo de servidores da Universidade Federal de Viçosa- UFV que atuam ou já atuaram como representantes de docentes e de técnico-administrativos em entidades de classe nos processos de negociação coletiva, com o objetivo analisar as competências desenvolvidas e mobilizadas no processo de negociação e identificar as principais dificuldades da negociação coletiva no serviço público na percepção dos mesmos. Parte-se do pressuposto que a noção de competências pode ser utilizada com estratégia de desenvolvimento de negociadores no serviço público e que o desenvolvimento institucional está relacionado a uma carreira que propicie o desenvolvimento profissional atendendo as expectativas e necessidades da Instituição e de seus servidores. O negociador, objeto desta pesquisa, é o sujeito que negociará a carreira, as condições de trabalho e salários dos docentes e técnicos. Na pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa. O estudo de caso foi o método de investigação. Os dados foram coletados a partir de entrevista semi-estruturada e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam as competências individuais mobilizados nas dimensões conhecimento, habilidade e atitudes como: visão sistêmica, tomada de decisão, flexibilidade, liderança, capacidade de trabalhar sob pressão, de comunicar, interagir e empreender. As dificuldades percebidas foram: estrutura do sistema político-administrativo e sindical, recursos orçamentários, desmobilização da categoria e falta de capacitação técnica dos negociadores. As competências mobilizadas pelos servidores estão de acordo com as competências essenciais. Entretanto, apesar do esforço para imprimir no aparelho do Estado uma dinâmica mais democrática, ainda prevalece uma tendência à cultura política autoritária e patrimonialista com relações de favorecimento pessoal e apadrinhamento político, onde privilégios contornam as normas formalmente instituídas, características não compatíveis com a gestão por competência.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-05T19:01:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-05T19:01:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96989
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/1/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/3/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96989/4/MOBILIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20COMPET%c3%8aNCIAS%20E%20NEGOCIA%c3%87%c3%83O%20COLETIV%20A.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4b0cde36b18a37d033e0d48f844245e
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
28d4d625a9e5fac1a77624d42f942ff7
93422e9846df2a44773f163d10b3ed87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805182832705536