JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Download full: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8545 |
Summary: | A educação existe porque existe o homem em (e na) sociedade. Dai resulta que ela (tal como a sociedade) existe para o homem - acepção simples, mas de maxima relevância e de dificil concretização. As * fuurações e tarefas dos * diferentes conteúdos e formas da educação do homem prendem-se com a * diversidade histórica do papel do homem na sociedade, das necessidades que desta brotam e o envolvem em todas as dimensões da sua existência - inclusive as aparentemente mais apo£ tadas na neutralidade face ao social, isto é, a esfera dita na tural da vida. A mutabilidade surge como uma das caracteristicas da relação que liga aqueles tres elementos essenciais da educação. Relação dialéctica na qual a predominância é pertença do homem, do seu papel e das suas necessidades. Alterações deste elemento implicam mudanças nos outros dois. A educação e pois perpassada por um detemmimisnnno antropocentri- co. Emana do homem (em sociedade) e destina-se ao homem - um homem histórica e socialmente mutável e concreto. Naturalmente que a Educação Fisica e o Desporto - como meio, parcelas, factores, formas, componentes, como subsistemas ousubprocessos sos ou sistema da educação - adquirem significado e justificação a luz |
id |
UFSM-16_7d46856f2e65a96103bb0f3cad87100e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8545 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTOA educação existe porque existe o homem em (e na) sociedade. Dai resulta que ela (tal como a sociedade) existe para o homem - acepção simples, mas de maxima relevância e de dificil concretização. As * fuurações e tarefas dos * diferentes conteúdos e formas da educação do homem prendem-se com a * diversidade histórica do papel do homem na sociedade, das necessidades que desta brotam e o envolvem em todas as dimensões da sua existência - inclusive as aparentemente mais apo£ tadas na neutralidade face ao social, isto é, a esfera dita na tural da vida. A mutabilidade surge como uma das caracteristicas da relação que liga aqueles tres elementos essenciais da educação. Relação dialéctica na qual a predominância é pertença do homem, do seu papel e das suas necessidades. Alterações deste elemento implicam mudanças nos outros dois. A educação e pois perpassada por um detemmimisnnno antropocentri- co. Emana do homem (em sociedade) e destina-se ao homem - um homem histórica e socialmente mutável e concreto. Naturalmente que a Educação Fisica e o Desporto - como meio, parcelas, factores, formas, componentes, como subsistemas ousubprocessos sos ou sistema da educação - adquirem significado e justificação a luzUniversidade Federal de Santa Maria2013-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/854510.5902/231654648545Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 19872316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8545/5187Bento, Jorge Olímpioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-04T18:36:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8545Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-04-04T18:36:58Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO |
title |
JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO |
spellingShingle |
JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO Bento, Jorge Olímpio |
title_short |
JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO |
title_full |
JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO |
title_fullStr |
JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO |
title_full_unstemmed |
JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO |
title_sort |
JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO |
author |
Bento, Jorge Olímpio |
author_facet |
Bento, Jorge Olímpio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Jorge Olímpio |
description |
A educação existe porque existe o homem em (e na) sociedade. Dai resulta que ela (tal como a sociedade) existe para o homem - acepção simples, mas de maxima relevância e de dificil concretização. As * fuurações e tarefas dos * diferentes conteúdos e formas da educação do homem prendem-se com a * diversidade histórica do papel do homem na sociedade, das necessidades que desta brotam e o envolvem em todas as dimensões da sua existência - inclusive as aparentemente mais apo£ tadas na neutralidade face ao social, isto é, a esfera dita na tural da vida. A mutabilidade surge como uma das caracteristicas da relação que liga aqueles tres elementos essenciais da educação. Relação dialéctica na qual a predominância é pertença do homem, do seu papel e das suas necessidades. Alterações deste elemento implicam mudanças nos outros dois. A educação e pois perpassada por um detemmimisnnno antropocentri- co. Emana do homem (em sociedade) e destina-se ao homem - um homem histórica e socialmente mutável e concreto. Naturalmente que a Educação Fisica e o Desporto - como meio, parcelas, factores, formas, componentes, como subsistemas ousubprocessos sos ou sistema da educação - adquirem significado e justificação a luz |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8545 10.5902/231654648545 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8545 |
identifier_str_mv |
10.5902/231654648545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8545/5187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987 Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987 Kinesis; Kinesis, v. 3, n. 2, jul./dez. 1987 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1789434564407459840 |