ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Gomes, Emerson
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fiorentini, Dario
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e discutir alguns aportes teóricos para o estudo do Desenvolvimento Profissional Docente em uma Perspectiva Catastrófica (2DPC). Esses aportes foram  construídos  a  partir  de  uma  pesquisa  em  nível  doutoral  que  investigou  os  percursos formativos de seis professores de matemática, em formação inicial, durante suas participações em um projeto de iniciação à docência, em um contexto de experiências colaborativas no interior da Amazônia paraense. A pesquisa em tela, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, buscou por evidências de aprendizagem docente, as quais possibilitaram a construção de tipologias de aprendizagem tomadas por eixos de análise do processo de formação e de desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos. Além disso, esta pesquisa subsidiou a construção de um modelo heurístico para o 2DPC.
id UFPA-6_2037b752f914931028a660a54f039be5
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/304
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)formação docenteaprendizagem docentedesenvolvimento profissionalcatástrofeO objetivo deste artigo é apresentar e discutir alguns aportes teóricos para o estudo do Desenvolvimento Profissional Docente em uma Perspectiva Catastrófica (2DPC). Esses aportes foram  construídos  a  partir  de  uma  pesquisa  em  nível  doutoral  que  investigou  os  percursos formativos de seis professores de matemática, em formação inicial, durante suas participações em um projeto de iniciação à docência, em um contexto de experiências colaborativas no interior da Amazônia paraense. A pesquisa em tela, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, buscou por evidências de aprendizagem docente, as quais possibilitaram a construção de tipologias de aprendizagem tomadas por eixos de análise do processo de formação e de desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos. Além disso, esta pesquisa subsidiou a construção de um modelo heurístico para o 2DPC.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304/304Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista Gomes, EmersonFiorentini, Dario2022-10-15T13:37:35Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/304Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:37:35Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)
title ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)
spellingShingle ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)
Batista Gomes, Emerson
formação docente
aprendizagem docente
desenvolvimento profissional
catástrofe
title_short ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)
title_full ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)
title_fullStr ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)
title_full_unstemmed ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)
title_sort ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)
author Batista Gomes, Emerson
author_facet Batista Gomes, Emerson
Fiorentini, Dario
author_role author
author2 Fiorentini, Dario
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Gomes, Emerson
Fiorentini, Dario
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
aprendizagem docente
desenvolvimento profissional
catástrofe
topic formação docente
aprendizagem docente
desenvolvimento profissional
catástrofe
description O objetivo deste artigo é apresentar e discutir alguns aportes teóricos para o estudo do Desenvolvimento Profissional Docente em uma Perspectiva Catastrófica (2DPC). Esses aportes foram  construídos  a  partir  de  uma  pesquisa  em  nível  doutoral  que  investigou  os  percursos formativos de seis professores de matemática, em formação inicial, durante suas participações em um projeto de iniciação à docência, em um contexto de experiências colaborativas no interior da Amazônia paraense. A pesquisa em tela, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, buscou por evidências de aprendizagem docente, as quais possibilitaram a construção de tipologias de aprendizagem tomadas por eixos de análise do processo de formação e de desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos. Além disso, esta pesquisa subsidiou a construção de um modelo heurístico para o 2DPC.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304/304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004093784064