Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198 |
Resumo: | Compartilhamos um estudo realizado numa escola municipal que foi contemplada com laptops advindos do projeto UCA. O quadro teórico foi baseado em conceitos da biologia do conhecer, o corpus de estudo foi constituído por meio de um grupo focal com professores e analisado num processo inspirado na análise textual discursiva. Os resultados indicam que os professores estão se apropriando da nova materialidade possibilitada pela tecnologia digital e reorganizando sua atuação. Essa reorganização surge como resultado de acoplamento com os recursos digitais, com seus colegas e alunos, num processo de experimentação e discussão, onde o papel centralizador do professor está cedendo lugar a uma atuação em parceria com seus alunos. |
id |
ULBRA-1_401a23256756ecf36f4f7e87c894dd6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4198 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digitalCompartilhamos um estudo realizado numa escola municipal que foi contemplada com laptops advindos do projeto UCA. O quadro teórico foi baseado em conceitos da biologia do conhecer, o corpus de estudo foi constituído por meio de um grupo focal com professores e analisado num processo inspirado na análise textual discursiva. Os resultados indicam que os professores estão se apropriando da nova materialidade possibilitada pela tecnologia digital e reorganizando sua atuação. Essa reorganização surge como resultado de acoplamento com os recursos digitais, com seus colegas e alunos, num processo de experimentação e discussão, onde o papel centralizador do professor está cedendo lugar a uma atuação em parceria com seus alunos. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade de Caxias do SulSacramento Soares, Eliana MariaMaschio, Elaine Cátia Falcade2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/419810.17648/textura-2358-0801-21-46-4198TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198/3400Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T17:51:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4198Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-07-01T17:51:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital |
title |
Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital |
spellingShingle |
Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital Sacramento Soares, Eliana Maria |
title_short |
Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital |
title_full |
Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital |
title_fullStr |
Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital |
title_sort |
Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital |
author |
Sacramento Soares, Eliana Maria |
author_facet |
Sacramento Soares, Eliana Maria Maschio, Elaine Cátia Falcade |
author_role |
author |
author2 |
Maschio, Elaine Cátia Falcade |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacramento Soares, Eliana Maria Maschio, Elaine Cátia Falcade |
description |
Compartilhamos um estudo realizado numa escola municipal que foi contemplada com laptops advindos do projeto UCA. O quadro teórico foi baseado em conceitos da biologia do conhecer, o corpus de estudo foi constituído por meio de um grupo focal com professores e analisado num processo inspirado na análise textual discursiva. Os resultados indicam que os professores estão se apropriando da nova materialidade possibilitada pela tecnologia digital e reorganizando sua atuação. Essa reorganização surge como resultado de acoplamento com os recursos digitais, com seus colegas e alunos, num processo de experimentação e discussão, onde o papel centralizador do professor está cedendo lugar a uma atuação em parceria com seus alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198 10.17648/textura-2358-0801-21-46-4198 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-46-4198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198/3400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1788355315819872256 |