Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento Soares, Eliana Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maschio, Elaine Cátia Falcade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198
Resumo: Compartilhamos um estudo realizado numa escola municipal que foi contemplada com laptops advindos do projeto UCA. O quadro teórico foi baseado em conceitos da biologia do conhecer, o corpus de estudo foi constituído por meio de um grupo focal com professores e analisado num processo inspirado na análise textual discursiva. Os resultados indicam que os professores estão se apropriando da nova materialidade possibilitada pela tecnologia digital e reorganizando sua atuação. Essa reorganização surge como resultado de acoplamento com os recursos digitais, com seus colegas e alunos, num processo de experimentação e discussão, onde o papel centralizador do professor está cedendo lugar a uma atuação em parceria com seus alunos.
id ULBRA-1_401a23256756ecf36f4f7e87c894dd6d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4198
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digitalCompartilhamos um estudo realizado numa escola municipal que foi contemplada com laptops advindos do projeto UCA. O quadro teórico foi baseado em conceitos da biologia do conhecer, o corpus de estudo foi constituído por meio de um grupo focal com professores e analisado num processo inspirado na análise textual discursiva. Os resultados indicam que os professores estão se apropriando da nova materialidade possibilitada pela tecnologia digital e reorganizando sua atuação. Essa reorganização surge como resultado de acoplamento com os recursos digitais, com seus colegas e alunos, num processo de experimentação e discussão, onde o papel centralizador do professor está cedendo lugar a uma atuação em parceria com seus alunos. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade de Caxias do SulSacramento Soares, Eliana MariaMaschio, Elaine Cátia Falcade2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/419810.17648/textura-2358-0801-21-46-4198TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198/3400Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T17:51:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4198Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-07-01T17:51:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital
title Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital
spellingShingle Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital
Sacramento Soares, Eliana Maria
title_short Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital
title_full Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital
title_fullStr Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital
title_full_unstemmed Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital
title_sort Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital
author Sacramento Soares, Eliana Maria
author_facet Sacramento Soares, Eliana Maria
Maschio, Elaine Cátia Falcade
author_role author
author2 Maschio, Elaine Cátia Falcade
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacramento Soares, Eliana Maria
Maschio, Elaine Cátia Falcade
description Compartilhamos um estudo realizado numa escola municipal que foi contemplada com laptops advindos do projeto UCA. O quadro teórico foi baseado em conceitos da biologia do conhecer, o corpus de estudo foi constituído por meio de um grupo focal com professores e analisado num processo inspirado na análise textual discursiva. Os resultados indicam que os professores estão se apropriando da nova materialidade possibilitada pela tecnologia digital e reorganizando sua atuação. Essa reorganização surge como resultado de acoplamento com os recursos digitais, com seus colegas e alunos, num processo de experimentação e discussão, onde o papel centralizador do professor está cedendo lugar a uma atuação em parceria com seus alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198
10.17648/textura-2358-0801-21-46-4198
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-21-46-4198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4198/3400
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1788355315819872256