As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Gustavo Alexandre da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253
Resumo: O artigo pretende evidenciar aspectos significativos do processo de implementação na escola pública de um modelo racional econômico de gestão, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e analisar os desdobramentos ou conseqüências desse movimento no âmbito da produção do trabalho escolar e nas formas de participação, relacionando sua lógica ao movimento ampliado de transformação das relações de acumulação capitalista. O estudo evidenciou que a metodologia de trabalho instituída pelo PDE materializa um modelo de organização e de gestão da escola que limita a participação dos agentes escolares à execução de procedimentos gerenciais, destituindo o conceito de uma perspectiva mais política e universal, visando o redimensionamento do poder na sociedade.
id UNB - 28_9fe623a95b20044d7c2f9239e2f90bf0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3253
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reformaGestão escolar;Racionalidade econômica;Participação-execuçãoO artigo pretende evidenciar aspectos significativos do processo de implementação na escola pública de um modelo racional econômico de gestão, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e analisar os desdobramentos ou conseqüências desse movimento no âmbito da produção do trabalho escolar e nas formas de participação, relacionando sua lógica ao movimento ampliado de transformação das relações de acumulação capitalista. O estudo evidenciou que a metodologia de trabalho instituída pelo PDE materializa um modelo de organização e de gestão da escola que limita a participação dos agentes escolares à execução de procedimentos gerenciais, destituindo o conceito de uma perspectiva mais política e universal, visando o redimensionamento do poder na sociedade.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/325310.26512/lc.v11i21.3253Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 265-284Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 265-284Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 265-2841981-04311516-489610.26512/lc.v11i21reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253/2939Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luís Gustavo Alexandre da2022-09-09T15:42:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3253Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:42:57Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
title As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
spellingShingle As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
Silva, Luís Gustavo Alexandre da
Gestão escolar;
Racionalidade econômica;
Participação-execução
title_short As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
title_full As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
title_fullStr As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
title_full_unstemmed As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
title_sort As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
author Silva, Luís Gustavo Alexandre da
author_facet Silva, Luís Gustavo Alexandre da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luís Gustavo Alexandre da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar;
Racionalidade econômica;
Participação-execução
topic Gestão escolar;
Racionalidade econômica;
Participação-execução
description O artigo pretende evidenciar aspectos significativos do processo de implementação na escola pública de um modelo racional econômico de gestão, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e analisar os desdobramentos ou conseqüências desse movimento no âmbito da produção do trabalho escolar e nas formas de participação, relacionando sua lógica ao movimento ampliado de transformação das relações de acumulação capitalista. O estudo evidenciou que a metodologia de trabalho instituída pelo PDE materializa um modelo de organização e de gestão da escola que limita a participação dos agentes escolares à execução de procedimentos gerenciais, destituindo o conceito de uma perspectiva mais política e universal, visando o redimensionamento do poder na sociedade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253
10.26512/lc.v11i21.3253
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253
identifier_str_mv 10.26512/lc.v11i21.3253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253/2939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 265-284
Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 265-284
Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 265-284
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v11i21
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650327044096