As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253 |
Resumo: | O artigo pretende evidenciar aspectos significativos do processo de implementação na escola pública de um modelo racional econômico de gestão, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e analisar os desdobramentos ou conseqüências desse movimento no âmbito da produção do trabalho escolar e nas formas de participação, relacionando sua lógica ao movimento ampliado de transformação das relações de acumulação capitalista. O estudo evidenciou que a metodologia de trabalho instituída pelo PDE materializa um modelo de organização e de gestão da escola que limita a participação dos agentes escolares à execução de procedimentos gerenciais, destituindo o conceito de uma perspectiva mais política e universal, visando o redimensionamento do poder na sociedade. |
id |
UNB - 28_9fe623a95b20044d7c2f9239e2f90bf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3253 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reformaGestão escolar;Racionalidade econômica;Participação-execuçãoO artigo pretende evidenciar aspectos significativos do processo de implementação na escola pública de um modelo racional econômico de gestão, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e analisar os desdobramentos ou conseqüências desse movimento no âmbito da produção do trabalho escolar e nas formas de participação, relacionando sua lógica ao movimento ampliado de transformação das relações de acumulação capitalista. O estudo evidenciou que a metodologia de trabalho instituída pelo PDE materializa um modelo de organização e de gestão da escola que limita a participação dos agentes escolares à execução de procedimentos gerenciais, destituindo o conceito de uma perspectiva mais política e universal, visando o redimensionamento do poder na sociedade.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/325310.26512/lc.v11i21.3253Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 265-284Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 265-284Linhas Críticas; v. 11 n. 21 (2005); 265-2841981-04311516-489610.26512/lc.v11i21reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253/2939Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luís Gustavo Alexandre da2022-09-09T15:42:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3253Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:42:57Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma |
title |
As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma |
spellingShingle |
As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma Silva, Luís Gustavo Alexandre da Gestão escolar; Racionalidade econômica; Participação-execução |
title_short |
As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma |
title_full |
As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma |
title_fullStr |
As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma |
title_full_unstemmed |
As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma |
title_sort |
As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma |
author |
Silva, Luís Gustavo Alexandre da |
author_facet |
Silva, Luís Gustavo Alexandre da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luís Gustavo Alexandre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar; Racionalidade econômica; Participação-execução |
topic |
Gestão escolar; Racionalidade econômica; Participação-execução |
description |
O artigo pretende evidenciar aspectos significativos do processo de implementação na escola pública de um modelo racional econômico de gestão, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e analisar os desdobramentos ou conseqüências desse movimento no âmbito da produção do trabalho escolar e nas formas de participação, relacionando sua lógica ao movimento ampliado de transformação das relações de acumulação capitalista. O estudo evidenciou que a metodologia de trabalho instituída pelo PDE materializa um modelo de organização e de gestão da escola que limita a participação dos agentes escolares à execução de procedimentos gerenciais, destituindo o conceito de uma perspectiva mais política e universal, visando o redimensionamento do poder na sociedade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253 10.26512/lc.v11i21.3253 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v11i21.3253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3253/2939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 265-284 Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 265-284 Linhas Críticas; v. 11 n. 21 (2005); 265-284 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v11i21 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053650327044096 |