Satti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Maria Luísa de Carvalho Cascelli de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/23008
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.
id UNB-2_757b68e4d71f33adb6e19827e11d94c1
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23008
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Azevedo, Maria Luísa de Carvalho Cascelli deSouto, Virgínia TiradentesAZEVEDO, Maria Luísa de Carvalho Cascelli de. Satti: um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação. 2019. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://bdm.unb.br/handle/10483/23008Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um sistema gamificado para o engajamento e criação do hábito de meditação. Para tal, foi necessário um aprofundamento nos campos da gamificação, meditação e criação de hábitos a fim de compreender como essas três áreas poderiam se integrar de forma a verdadeiramente engajar o usuário na meditação. Por meio de pesquisas com usuário, foi possível compreender melhor o perfil das pessoas que buscam a meditação como ferramenta de maior equilíbrio para duas vidas. O sistema foi então tangibilizado no formato de um aplicativo para celular, construído com base na lógica do cultivo, em analogia ao hábito de meditação, o qual deve ser cultivado com frequência para que possa dar frutos à quem pratica. Para a continuidade do projeto é necessário testes de usabilidade e interação do aplicativo, bem como o balanceamento e progressão do sistema gamificado.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-01-22T11:29:04Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MariaLuisaCarvalhoCascelliAzevedo_tcc.pdf: 24278462 bytes, checksum: b7b5f829a5de8df054ce02c5d59db6fe (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-01-24T11:49:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MariaLuisaCarvalhoCascelliAzevedo_tcc.pdf: 24278462 bytes, checksum: b7b5f829a5de8df054ce02c5d59db6fe (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-24T11:49:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MariaLuisaCarvalhoCascelliAzevedo_tcc.pdf: 24278462 bytes, checksum: b7b5f829a5de8df054ce02c5d59db6fe (MD5)The present work aims the development of a gamified system to help users engage and create the habit of meditation. For that end, it was necessary a further investigation in the fields of gamification, meditation and habit-forming to understand how these three areas could integrate in a way that truly engages the user in meditation. Through research with users, it was possible to better understand the profile of those who seek meditation as a path to accomplish greater balance in their daily lives. The system was then embodied as a mobile application, built on the logic of cultivation, that metaphorically symbolizes the need of frequent practice of meditation in order to bear fruit to the practitioner. For the continuity of the project it is necessary to test the usability and interaction of the application, as well as the balancing and progression of the gamified system.GamificaçãoAplicativosJogos digitaisSatti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-01-24T11:49:17Z2020-01-24T11:49:17Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2019_MariaLuisaCarvalhoCascelliAzevedo_tcc.pdf2019_MariaLuisaCarvalhoCascelliAzevedo_tcc.pdfapplication/pdf24278462http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/1/2019_MariaLuisaCarvalhoCascelliAzevedo_tcc.pdfb7b5f829a5de8df054ce02c5d59db6feMD5110483/230082020-01-24 09:49:17.882oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-01-24T11:49:17Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação
title Satti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação
spellingShingle Satti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação
Azevedo, Maria Luísa de Carvalho Cascelli de
Gamificação
Aplicativos
Jogos digitais
title_short Satti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação
title_full Satti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação
title_fullStr Satti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação
title_full_unstemmed Satti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação
title_sort Satti : um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação
author Azevedo, Maria Luísa de Carvalho Cascelli de
author_facet Azevedo, Maria Luísa de Carvalho Cascelli de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Maria Luísa de Carvalho Cascelli de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souto, Virgínia Tiradentes
contributor_str_mv Souto, Virgínia Tiradentes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Gamificação
Aplicativos
Jogos digitais
topic Gamificação
Aplicativos
Jogos digitais
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T11:49:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T11:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, Maria Luísa de Carvalho Cascelli de. Satti: um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação. 2019. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/23008
identifier_str_mv AZEVEDO, Maria Luísa de Carvalho Cascelli de. Satti: um aplicativo gamificado para criação do hábito de meditação. 2019. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/23008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23008/1/2019_MariaLuisaCarvalhoCascelliAzevedo_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
b7b5f829a5de8df054ce02c5d59db6fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493097618604032