Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Lorrane Romualdo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22488
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
id UNB-2_e1bb109fb931b38fa2374e9b92078cf9
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/22488
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Campos, Lorrane RomualdoOliveira, Paula Gomes deCAMPOS, Lorrane Romualdo. Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22488Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.O presente trabalho buscou investigar de que maneira os jogos educativos contribuem no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais, especificamente em duas turmas de 1º ano e uma do 2º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: analisar como os alunos dos anos iniciais interagem com os jogos educativos propostos em sala; apresentar os jogos educativos com um elemento que contribuiu para o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais; entender a percepção da professora em relação aos jogos educativos. Portanto, foi realizado um diário de campo, observação participante e uma entrevista semiestruturada com a professora dos alunos. Os resultados da pesquisa de base qualitativa foram encontrados nas respostas da professora e nos autores que compõem este trabalho, sendo a principal autora utilizada, Tizuko Kishimoto, que é uma pesquisadora dessa temática de jogos e também autores como Goulart e Mortatti que tratam da alfabetização. Com essa pesquisa foi importante perceber o trabalho com o jogo e suas contribuições na aprendizagem dos alunos.Submitted by Letícia Cabral Almeida (cabral.leticia@hotmail.com) on 2019-10-03T11:53:18Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LorraneRomualdoCampos_tcc.pdf: 863541 bytes, checksum: 7a0c7bc9dad755d083dffc2d975e8bec (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-10-03T12:06:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LorraneRomualdoCampos_tcc.pdf: 863541 bytes, checksum: 7a0c7bc9dad755d083dffc2d975e8bec (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-03T12:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LorraneRomualdoCampos_tcc.pdf: 863541 bytes, checksum: 7a0c7bc9dad755d083dffc2d975e8bec (MD5)The present work sought to investigate how educational games contribute to the process of literacy and literacy in the initial years, in the two classes of the first year and one of the second year of Elementary School. The specific objectives are: to evaluate how the students of the years begin the interaction with the educational games proposed in the classroom; presentation of educational games with an element that contributes to the process of literacy and literacy in the early years; Understand the teacher's perception of educational games. Therefore, a field diary, participant observation, and a semistructured interview with a student teacher were conducted. The results of the research were qualitative and were found in the answers of the teachers and authors that compose this work, being one of the main authors, Tizuko Kishimoto, who is a game researcher and also author like Goulart and Mortatti who deal with literacy. With this research it was important to realize the work with the game and its abilities in student learning.Jogos educativosAlfabetizaçãoAtividades lúdicasJogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-10-03T12:06:37Z2019-10-03T12:06:37Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_LorraneRomualdoCampos_tcc.pdf2018_LorraneRomualdoCampos_tcc.pdfapplication/pdf863541http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/1/2018_LorraneRomualdoCampos_tcc.pdf7a0c7bc9dad755d083dffc2d975e8becMD5110483/224882019-10-03 09:06:37.405oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-10-03T12:06:37Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento
title Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento
spellingShingle Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento
Campos, Lorrane Romualdo
Jogos educativos
Alfabetização
Atividades lúdicas
title_short Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento
title_full Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento
title_fullStr Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento
title_full_unstemmed Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento
title_sort Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento
author Campos, Lorrane Romualdo
author_facet Campos, Lorrane Romualdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Lorrane Romualdo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Paula Gomes de
contributor_str_mv Oliveira, Paula Gomes de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Jogos educativos
Alfabetização
Atividades lúdicas
topic Jogos educativos
Alfabetização
Atividades lúdicas
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T12:06:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-03T12:06:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Lorrane Romualdo. Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/22488
identifier_str_mv CAMPOS, Lorrane Romualdo. Jogos educativos como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização e letramento. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/22488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22488/1/2018_LorraneRomualdoCampos_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
7a0c7bc9dad755d083dffc2d975e8bec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1798495766204907520