Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Gustavo de Luna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souto, Ágatha, Silva, Caio Frederico e, Barreto, Frederico Flósculo Pinheiro, Valle, Ivan Manoel Rezende do, Amizo, Isadora Banducci, Farias, João Vitor Lopes Lima, Cronemberger, Joára, Sousa, Juliana Andrade Borges de, Gehlen, Juliana, Tostes, Lia Campelo Lima, Guerra, Luiz A. de Paula Guerra Machado, Pantoja, Mafalda Fabiene Ferreira, Amaral, Meylin G. M. Meirelhes do, Ferreira, Oscar Luís, Zanoni, Vanda Alice Garcia
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42029
https://doi.org/10.26512/9786599238437
Resumo: Muitos ambientes de ensino tiveram suas rotinas alteradas com a chegada da pandemia do novo Coronavírus. No contexto da Universidade de Brasília (UnB), que está desde de março de 2020 desenvolvendo atividades remotas, também estão sendo desenvolvidas uma série de atividades de planejamento visando à reocupação responsável do Campus. Neste sentido, este presente documento tem por objetivo informar todas as atividades desenvolvidas pelo subcomitê de infraestrutura e serviços da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB, no âmbito do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR). Este estudo está delimitado para a realidade de uso e ocupação da FAU/UnB, que fica localizada na ala norte do Instituto Central de Ciências – ICC, um dos edifícios mais emblemáticos de toda a Universidade. Destaca-se que há limitação temporal no referencial bibliográfico e técnico consultados e produzidos para o desenvolvimento deste estudo, os quais foram a base para a metodologia utilizada neste guia. A proposta do guia é oferecer uma possibilidade metodológica que auxilie gestores educacionais em reavaliarem os seus espaços para possibilitar uma ocupação dos ambientes de forma segura, responsável e com salubridade.
id UNB_945dab52202b8fc4329755f947fae185
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/42029
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sales, Gustavo de LunaSouto, ÁgathaSilva, Caio Frederico eBarreto, Frederico Flósculo PinheiroValle, Ivan Manoel Rezende doAmizo, Isadora BanducciFarias, João Vitor Lopes LimaCronemberger, JoáraSousa, Juliana Andrade Borges deGehlen, JulianaTostes, Lia Campelo LimaGuerra, Luiz A. de Paula Guerra MachadoPantoja, Mafalda Fabiene FerreiraAmaral, Meylin G. M. Meirelhes doFerreira, Oscar LuísZanoni, Vanda Alice Garcia2021-09-03T16:20:43Z2021-09-03T16:20:43Z2021-08-11SALES, Gustavo de Luna et al. Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid: estudo de caso FAU/UnB. Brasília: LaSUS FAU - Universidade de Brasília, 2020. 52 p., il. DOI: https://doi.org/10.26512/9786599238437. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/118. Acesso em: 03 set. 2021.978-65-992384-3-7https://repositorio.unb.br/handle/10482/42029https://doi.org/10.26512/9786599238437Muitos ambientes de ensino tiveram suas rotinas alteradas com a chegada da pandemia do novo Coronavírus. No contexto da Universidade de Brasília (UnB), que está desde de março de 2020 desenvolvendo atividades remotas, também estão sendo desenvolvidas uma série de atividades de planejamento visando à reocupação responsável do Campus. Neste sentido, este presente documento tem por objetivo informar todas as atividades desenvolvidas pelo subcomitê de infraestrutura e serviços da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB, no âmbito do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR). Este estudo está delimitado para a realidade de uso e ocupação da FAU/UnB, que fica localizada na ala norte do Instituto Central de Ciências – ICC, um dos edifícios mais emblemáticos de toda a Universidade. Destaca-se que há limitação temporal no referencial bibliográfico e técnico consultados e produzidos para o desenvolvimento deste estudo, os quais foram a base para a metodologia utilizada neste guia. A proposta do guia é oferecer uma possibilidade metodológica que auxilie gestores educacionais em reavaliarem os seus espaços para possibilitar uma ocupação dos ambientes de forma segura, responsável e com salubridade.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)LaSUS FAU - Universidade de BrasíliaPortal de Livros Digitais da UnB - (CC BY NC ND) - Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/118. Acesso em: 03 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessGuia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookAmbiente de sala de aulaEnsino a distânciaGestão educacionalMetodologiaUrbanismoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALLIVRO_GuiaMetodologicoAvaliacao.pdfLIVRO_GuiaMetodologicoAvaliacao.pdfapplication/pdf2442646http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42029/1/LIVRO_GuiaMetodologicoAvaliacao.pdf8d205bb99cd0f6af5694fa11c399f214MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42029/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/420292023-06-05 20:00:46.072open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/42029U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-05T23:00:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnB
title Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnB
spellingShingle Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnB
Sales, Gustavo de Luna
Ambiente de sala de aula
Ensino a distância
Gestão educacional
Metodologia
Urbanismo
title_short Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnB
title_full Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnB
title_fullStr Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnB
title_full_unstemmed Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnB
title_sort Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid : estudo de caso FAU/UnB
author Sales, Gustavo de Luna
author_facet Sales, Gustavo de Luna
Souto, Ágatha
Silva, Caio Frederico e
Barreto, Frederico Flósculo Pinheiro
Valle, Ivan Manoel Rezende do
Amizo, Isadora Banducci
Farias, João Vitor Lopes Lima
Cronemberger, Joára
Sousa, Juliana Andrade Borges de
Gehlen, Juliana
Tostes, Lia Campelo Lima
Guerra, Luiz A. de Paula Guerra Machado
Pantoja, Mafalda Fabiene Ferreira
Amaral, Meylin G. M. Meirelhes do
Ferreira, Oscar Luís
Zanoni, Vanda Alice Garcia
author_role author
author2 Souto, Ágatha
Silva, Caio Frederico e
Barreto, Frederico Flósculo Pinheiro
Valle, Ivan Manoel Rezende do
Amizo, Isadora Banducci
Farias, João Vitor Lopes Lima
Cronemberger, Joára
Sousa, Juliana Andrade Borges de
Gehlen, Juliana
Tostes, Lia Campelo Lima
Guerra, Luiz A. de Paula Guerra Machado
Pantoja, Mafalda Fabiene Ferreira
Amaral, Meylin G. M. Meirelhes do
Ferreira, Oscar Luís
Zanoni, Vanda Alice Garcia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Gustavo de Luna
Souto, Ágatha
Silva, Caio Frederico e
Barreto, Frederico Flósculo Pinheiro
Valle, Ivan Manoel Rezende do
Amizo, Isadora Banducci
Farias, João Vitor Lopes Lima
Cronemberger, Joára
Sousa, Juliana Andrade Borges de
Gehlen, Juliana
Tostes, Lia Campelo Lima
Guerra, Luiz A. de Paula Guerra Machado
Pantoja, Mafalda Fabiene Ferreira
Amaral, Meylin G. M. Meirelhes do
Ferreira, Oscar Luís
Zanoni, Vanda Alice Garcia
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ambiente de sala de aula
Ensino a distância
Gestão educacional
Metodologia
Urbanismo
topic Ambiente de sala de aula
Ensino a distância
Gestão educacional
Metodologia
Urbanismo
description Muitos ambientes de ensino tiveram suas rotinas alteradas com a chegada da pandemia do novo Coronavírus. No contexto da Universidade de Brasília (UnB), que está desde de março de 2020 desenvolvendo atividades remotas, também estão sendo desenvolvidas uma série de atividades de planejamento visando à reocupação responsável do Campus. Neste sentido, este presente documento tem por objetivo informar todas as atividades desenvolvidas pelo subcomitê de infraestrutura e serviços da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB, no âmbito do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR). Este estudo está delimitado para a realidade de uso e ocupação da FAU/UnB, que fica localizada na ala norte do Instituto Central de Ciências – ICC, um dos edifícios mais emblemáticos de toda a Universidade. Destaca-se que há limitação temporal no referencial bibliográfico e técnico consultados e produzidos para o desenvolvimento deste estudo, os quais foram a base para a metodologia utilizada neste guia. A proposta do guia é oferecer uma possibilidade metodológica que auxilie gestores educacionais em reavaliarem os seus espaços para possibilitar uma ocupação dos ambientes de forma segura, responsável e com salubridade.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-03T16:20:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-03T16:20:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALES, Gustavo de Luna et al. Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid: estudo de caso FAU/UnB. Brasília: LaSUS FAU - Universidade de Brasília, 2020. 52 p., il. DOI: https://doi.org/10.26512/9786599238437. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/118. Acesso em: 03 set. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/42029
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-65-992384-3-7
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.26512/9786599238437
identifier_str_mv SALES, Gustavo de Luna et al. Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid: estudo de caso FAU/UnB. Brasília: LaSUS FAU - Universidade de Brasília, 2020. 52 p., il. DOI: https://doi.org/10.26512/9786599238437. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/118. Acesso em: 03 set. 2021.
978-65-992384-3-7
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42029
https://doi.org/10.26512/9786599238437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv LaSUS FAU - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv LaSUS FAU - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42029/1/LIVRO_GuiaMetodologicoAvaliacao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42029/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d205bb99cd0f6af5694fa11c399f214
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405323844124672