RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiengo, Lara Carlette
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bianchetti, Lucídio, Almeida Pinto, Maria Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7167
Resumo: Neste artigo analisamos os limites da utilização de rankings para construirargumentações em defesa da universidade pública brasileira frente às tentativasde desqualificá-la. Objetivamos responder as seguintes questões: quais são osprincipais rankings veiculados e quais indicadores compõem as suas respectivasmétricas? Quais são os limites dessas tabelas classificatórias apontados pelaliteratura acadêmica e pelos meios de comunicação? De que maneira, nosdiscursos midiáticos, são utilizados os resultados dos rankings para defender/atacar a universidade pública? Que argumentações são utilizadas? Nestecontexto resulta preocupante o fato de o atual governo sequer considerar, emsuas decisões e proposições, os informes, embora parciais e imprecisos, sobre aposição das universidades brasileiras nos rankings. Em termos metodológicos,utilizamos a análise da métrica de dois reconhecidos rankings internacionais ematérias jornalísticas, relacionadas ao tema, publicadas no ano de 2019.
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