A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BECKER, Maria Luiza Rheingantz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: RODRIGUES, Tania Márcia da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627
Resumo: Este artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considerada adequada aos objetivos da investigação.
id UNESP-35_1fb297bc4d218cc7de7acea269c4c59a
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8627
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTILEpistemologia GenéticaFormação de professores de educação infantilMentalidade infantilEste artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considerada adequada aos objetivos da investigação.Faculdade de Filosofia e Ciências2019-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/862710.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 10 n. 2 (2018); 159 - 187Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 No. 2 (2018); 159 - 187Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 Núm. 2 (2018); 159 - 1871984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627/5554BECKER, Maria Luiza RheingantzRODRIGUES, Tania Márcia da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:25:10Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8627Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:25:10Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
BECKER, Maria Luiza Rheingantz
Epistemologia Genética
Formação de professores de educação infantil
Mentalidade infantil
title_short A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
author BECKER, Maria Luiza Rheingantz
author_facet BECKER, Maria Luiza Rheingantz
RODRIGUES, Tania Márcia da Cunha
author_role author
author2 RODRIGUES, Tania Márcia da Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BECKER, Maria Luiza Rheingantz
RODRIGUES, Tania Márcia da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia Genética
Formação de professores de educação infantil
Mentalidade infantil
topic Epistemologia Genética
Formação de professores de educação infantil
Mentalidade infantil
description Este artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considerada adequada aos objetivos da investigação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627
10.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627/5554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 10 n. 2 (2018); 159 - 187
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 No. 2 (2018); 159 - 187
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 Núm. 2 (2018); 159 - 187
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038340620288