Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marcelo Gules
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Torales, Marília Andrade, Guerra, Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234
Resumo: Este artigo busca evidenciar a contribuição dos estudos biográficos para ocampo da Educação Ambiental através do relato de uma pesquisa realizada comfamílias assentadas no bioma Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil. A argumentaçãose sustenta na descrição do percurso metodológico que possibilitou acompreensão dos significados atribuidos à paisagem (de origem e de destino) portrês gerações de famílias, identificando os elementos que constituíram einfluenciam as relações entre seus pares e os lugares. Apresenta-se e discute-seuma abordagem qualitativo-biográfica – história de vida familiar – dando-seênfase às especificidades das técnicas utilizadas como um caminho paraestabelecer o diálogo entre os sujeitos biografados e suas trajetórias, bem como àpotencialidade dessa abordagem como método de pesquisa com famílias. Aexploração desse viés metodológico possibilitou múltiplas perspectivas paracompreender as relações dos membros familiares entre si e com os lugares em quetranscorrem as histórias de vida reconstituídas. Destacamos a particularidade dosestudos qualitativo-biográficos por permitirem outros níveis de interpretaçãofundamentais ao desenvolvimento de estratégias de intervenção no campoeducativo-ambiental, no qual as pessoas e as famílias são o foco de investigação.
id UNESP-3_a924669c8a54bf345daf59b671edbea5
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6234
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, BrasilEste artigo busca evidenciar a contribuição dos estudos biográficos para ocampo da Educação Ambiental através do relato de uma pesquisa realizada comfamílias assentadas no bioma Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil. A argumentaçãose sustenta na descrição do percurso metodológico que possibilitou acompreensão dos significados atribuidos à paisagem (de origem e de destino) portrês gerações de famílias, identificando os elementos que constituíram einfluenciam as relações entre seus pares e os lugares. Apresenta-se e discute-seuma abordagem qualitativo-biográfica – história de vida familiar – dando-seênfase às especificidades das técnicas utilizadas como um caminho paraestabelecer o diálogo entre os sujeitos biografados e suas trajetórias, bem como àpotencialidade dessa abordagem como método de pesquisa com famílias. Aexploração desse viés metodológico possibilitou múltiplas perspectivas paracompreender as relações dos membros familiares entre si e com os lugares em quetranscorrem as histórias de vida reconstituídas. Destacamos a particularidade dosestudos qualitativo-biográficos por permitirem outros níveis de interpretaçãofundamentais ao desenvolvimento de estratégias de intervenção no campoeducativo-ambiental, no qual as pessoas e as famílias são o foco de investigação.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/623410.18675/2177-580X.vol6.n2.p45-60Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 45-602177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234/4580Borges, Marcelo GulesTorales, Marília AndradeGuerra, Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T14:12:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6234Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T14:12:32Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil
title Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil
spellingShingle Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil
Borges, Marcelo Gules
title_short Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil
title_full Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil
title_fullStr Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil
title_full_unstemmed Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil
title_sort Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil
author Borges, Marcelo Gules
author_facet Borges, Marcelo Gules
Torales, Marília Andrade
Guerra, Teresinha
author_role author
author2 Torales, Marília Andrade
Guerra, Teresinha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marcelo Gules
Torales, Marília Andrade
Guerra, Teresinha
description Este artigo busca evidenciar a contribuição dos estudos biográficos para ocampo da Educação Ambiental através do relato de uma pesquisa realizada comfamílias assentadas no bioma Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil. A argumentaçãose sustenta na descrição do percurso metodológico que possibilitou acompreensão dos significados atribuidos à paisagem (de origem e de destino) portrês gerações de famílias, identificando os elementos que constituíram einfluenciam as relações entre seus pares e os lugares. Apresenta-se e discute-seuma abordagem qualitativo-biográfica – história de vida familiar – dando-seênfase às especificidades das técnicas utilizadas como um caminho paraestabelecer o diálogo entre os sujeitos biografados e suas trajetórias, bem como àpotencialidade dessa abordagem como método de pesquisa com famílias. Aexploração desse viés metodológico possibilitou múltiplas perspectivas paracompreender as relações dos membros familiares entre si e com os lugares em quetranscorrem as histórias de vida reconstituídas. Destacamos a particularidade dosestudos qualitativo-biográficos por permitirem outros níveis de interpretaçãofundamentais ao desenvolvimento de estratégias de intervenção no campoeducativo-ambiental, no qual as pessoas e as famílias são o foco de investigação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234
10.18675/2177-580X.vol6.n2.p45-60
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol6.n2.p45-60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234/4580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 45-60
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1788170881323761664