Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234 |
Resumo: | Este artigo busca evidenciar a contribuição dos estudos biográficos para ocampo da Educação Ambiental através do relato de uma pesquisa realizada comfamílias assentadas no bioma Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil. A argumentaçãose sustenta na descrição do percurso metodológico que possibilitou acompreensão dos significados atribuidos à paisagem (de origem e de destino) portrês gerações de famílias, identificando os elementos que constituíram einfluenciam as relações entre seus pares e os lugares. Apresenta-se e discute-seuma abordagem qualitativo-biográfica – história de vida familiar – dando-seênfase às especificidades das técnicas utilizadas como um caminho paraestabelecer o diálogo entre os sujeitos biografados e suas trajetórias, bem como àpotencialidade dessa abordagem como método de pesquisa com famílias. Aexploração desse viés metodológico possibilitou múltiplas perspectivas paracompreender as relações dos membros familiares entre si e com os lugares em quetranscorrem as histórias de vida reconstituídas. Destacamos a particularidade dosestudos qualitativo-biográficos por permitirem outros níveis de interpretaçãofundamentais ao desenvolvimento de estratégias de intervenção no campoeducativo-ambiental, no qual as pessoas e as famílias são o foco de investigação. |
id |
UNESP-3_a924669c8a54bf345daf59b671edbea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6234 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, BrasilEste artigo busca evidenciar a contribuição dos estudos biográficos para ocampo da Educação Ambiental através do relato de uma pesquisa realizada comfamílias assentadas no bioma Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil. A argumentaçãose sustenta na descrição do percurso metodológico que possibilitou acompreensão dos significados atribuidos à paisagem (de origem e de destino) portrês gerações de famílias, identificando os elementos que constituíram einfluenciam as relações entre seus pares e os lugares. Apresenta-se e discute-seuma abordagem qualitativo-biográfica – história de vida familiar – dando-seênfase às especificidades das técnicas utilizadas como um caminho paraestabelecer o diálogo entre os sujeitos biografados e suas trajetórias, bem como àpotencialidade dessa abordagem como método de pesquisa com famílias. Aexploração desse viés metodológico possibilitou múltiplas perspectivas paracompreender as relações dos membros familiares entre si e com os lugares em quetranscorrem as histórias de vida reconstituídas. Destacamos a particularidade dosestudos qualitativo-biográficos por permitirem outros níveis de interpretaçãofundamentais ao desenvolvimento de estratégias de intervenção no campoeducativo-ambiental, no qual as pessoas e as famílias são o foco de investigação.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/623410.18675/2177-580X.vol6.n2.p45-60Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 45-602177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234/4580Borges, Marcelo GulesTorales, Marília AndradeGuerra, Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T14:12:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6234Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T14:12:32Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil |
title |
Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil |
spellingShingle |
Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil Borges, Marcelo Gules |
title_short |
Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil |
title_full |
Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil |
title_fullStr |
Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil |
title_full_unstemmed |
Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil |
title_sort |
Os estudos biográficos como contributo metodológico para o campo educativo-ambiental: reflexões a partir de uma experiência investigativa com famílias assentadas no Rio Grande do Sul, Brasil |
author |
Borges, Marcelo Gules |
author_facet |
Borges, Marcelo Gules Torales, Marília Andrade Guerra, Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Torales, Marília Andrade Guerra, Teresinha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Marcelo Gules Torales, Marília Andrade Guerra, Teresinha |
description |
Este artigo busca evidenciar a contribuição dos estudos biográficos para ocampo da Educação Ambiental através do relato de uma pesquisa realizada comfamílias assentadas no bioma Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil. A argumentaçãose sustenta na descrição do percurso metodológico que possibilitou acompreensão dos significados atribuidos à paisagem (de origem e de destino) portrês gerações de famílias, identificando os elementos que constituíram einfluenciam as relações entre seus pares e os lugares. Apresenta-se e discute-seuma abordagem qualitativo-biográfica – história de vida familiar – dando-seênfase às especificidades das técnicas utilizadas como um caminho paraestabelecer o diálogo entre os sujeitos biografados e suas trajetórias, bem como àpotencialidade dessa abordagem como método de pesquisa com famílias. Aexploração desse viés metodológico possibilitou múltiplas perspectivas paracompreender as relações dos membros familiares entre si e com os lugares em quetranscorrem as histórias de vida reconstituídas. Destacamos a particularidade dosestudos qualitativo-biográficos por permitirem outros níveis de interpretaçãofundamentais ao desenvolvimento de estratégias de intervenção no campoeducativo-ambiental, no qual as pessoas e as famílias são o foco de investigação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234 10.18675/2177-580X.vol6.n2.p45-60 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol6.n2.p45-60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6234/4580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 45-60 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363267661824 |