ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1444 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo identificar quais elementos de GC podem ser encontrados no processo de compras de uma indústria de moda e vestuário. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor localizada na região Noroeste do Paraná, o local de observação foi então o setor de compras dessa empresa. Para coleta de dados utilizou-se de três instrumentos: questionário, observação não participante e entrevista. Os resultados mostram que elementos de GC (ciclo, práticas e ferramentas) podem ser encontrados em um setor específico de uma empresa e não necessariamente no seu todo. No caso de empresas de moda e vestuário por características como o grande número de setores a análise de um único setor é coerente. Após interpretação dos dados as atividades encontradas e que se assemelham a elementos de GC descritos na literatura foram estabelecidas de modo a identificar quais são e como existem no processo de compras. Essa pesquisa busca expandir as discussões em torno dos processos de gestão em empresas de moda e vestuário, sobre a gestão do conhecimento e do processo de compras de matérias-primas e complementos dessas empresas. |
id |
UNICESU -1_220a1b21e5ceffbe48e73be311184965 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1444 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIOGestão do ConhecimentoSetor de comprasEmpresas de ModaEmpresas de vestuárioEssa pesquisa teve como objetivo identificar quais elementos de GC podem ser encontrados no processo de compras de uma indústria de moda e vestuário. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor localizada na região Noroeste do Paraná, o local de observação foi então o setor de compras dessa empresa. Para coleta de dados utilizou-se de três instrumentos: questionário, observação não participante e entrevista. Os resultados mostram que elementos de GC (ciclo, práticas e ferramentas) podem ser encontrados em um setor específico de uma empresa e não necessariamente no seu todo. No caso de empresas de moda e vestuário por características como o grande número de setores a análise de um único setor é coerente. Após interpretação dos dados as atividades encontradas e que se assemelham a elementos de GC descritos na literatura foram estabelecidas de modo a identificar quais são e como existem no processo de compras. Essa pesquisa busca expandir as discussões em torno dos processos de gestão em empresas de moda e vestuário, sobre a gestão do conhecimento e do processo de compras de matérias-primas e complementos dessas empresas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T12:08:45Z2019-08-13T12:08:45Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1444porSILVA, Marcio JoséMENEGASSI, Cláudia Herrero Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:23:31ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO |
title |
ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO |
spellingShingle |
ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO SILVA, Marcio José Gestão do Conhecimento Setor de compras Empresas de Moda Empresas de vestuário |
title_short |
ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO |
title_full |
ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO |
title_fullStr |
ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO |
title_full_unstemmed |
ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO |
title_sort |
ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO |
author |
SILVA, Marcio José |
author_facet |
SILVA, Marcio José MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins |
author_role |
author |
author2 |
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Marcio José MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Setor de compras Empresas de Moda Empresas de vestuário |
topic |
Gestão do Conhecimento Setor de compras Empresas de Moda Empresas de vestuário |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo identificar quais elementos de GC podem ser encontrados no processo de compras de uma indústria de moda e vestuário. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor localizada na região Noroeste do Paraná, o local de observação foi então o setor de compras dessa empresa. Para coleta de dados utilizou-se de três instrumentos: questionário, observação não participante e entrevista. Os resultados mostram que elementos de GC (ciclo, práticas e ferramentas) podem ser encontrados em um setor específico de uma empresa e não necessariamente no seu todo. No caso de empresas de moda e vestuário por características como o grande número de setores a análise de um único setor é coerente. Após interpretação dos dados as atividades encontradas e que se assemelham a elementos de GC descritos na literatura foram estabelecidas de modo a identificar quais são e como existem no processo de compras. Essa pesquisa busca expandir as discussões em torno dos processos de gestão em empresas de moda e vestuário, sobre a gestão do conhecimento e do processo de compras de matérias-primas e complementos dessas empresas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-13T12:08:45Z 2019-08-13T12:08:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1444 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771940469211136 |