ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marcio José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1444
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo identificar quais elementos de GC podem ser encontrados no processo de compras de uma indústria de moda e vestuário. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor localizada na região Noroeste do Paraná, o local de observação foi então o setor de compras dessa empresa. Para coleta de dados utilizou-se de três instrumentos: questionário, observação não participante e entrevista. Os resultados mostram que elementos de GC (ciclo, práticas e ferramentas) podem ser encontrados em um setor específico de uma empresa e não necessariamente no seu todo. No caso de empresas de moda e vestuário por características como o grande número de setores a análise de um único setor é coerente. Após interpretação dos dados as atividades encontradas e que se assemelham a elementos de GC descritos na literatura foram estabelecidas de modo a identificar quais são e como existem no processo de compras. Essa pesquisa busca expandir as discussões em torno dos processos de gestão em empresas de moda e vestuário, sobre a gestão do conhecimento e do processo de compras de matérias-primas e complementos dessas empresas.
id UNICESU -1_220a1b21e5ceffbe48e73be311184965
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1444
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIOGestão do ConhecimentoSetor de comprasEmpresas de ModaEmpresas de vestuárioEssa pesquisa teve como objetivo identificar quais elementos de GC podem ser encontrados no processo de compras de uma indústria de moda e vestuário. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor localizada na região Noroeste do Paraná, o local de observação foi então o setor de compras dessa empresa. Para coleta de dados utilizou-se de três instrumentos: questionário, observação não participante e entrevista. Os resultados mostram que elementos de GC (ciclo, práticas e ferramentas) podem ser encontrados em um setor específico de uma empresa e não necessariamente no seu todo. No caso de empresas de moda e vestuário por características como o grande número de setores a análise de um único setor é coerente. Após interpretação dos dados as atividades encontradas e que se assemelham a elementos de GC descritos na literatura foram estabelecidas de modo a identificar quais são e como existem no processo de compras. Essa pesquisa busca expandir as discussões em torno dos processos de gestão em empresas de moda e vestuário, sobre a gestão do conhecimento e do processo de compras de matérias-primas e complementos dessas empresas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T12:08:45Z2019-08-13T12:08:45Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1444porSILVA, Marcio JoséMENEGASSI, Cláudia Herrero Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:23:31ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO
title ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO
spellingShingle ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO
SILVA, Marcio José
Gestão do Conhecimento
Setor de compras
Empresas de Moda
Empresas de vestuário
title_short ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO
title_full ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO
title_fullStr ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO
title_full_unstemmed ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO
title_sort ELEMENTOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENCONTRADOS NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DE MODA E VESTUÁRIO
author SILVA, Marcio José
author_facet SILVA, Marcio José
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
author_role author
author2 MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Marcio José
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Setor de compras
Empresas de Moda
Empresas de vestuário
topic Gestão do Conhecimento
Setor de compras
Empresas de Moda
Empresas de vestuário
description Essa pesquisa teve como objetivo identificar quais elementos de GC podem ser encontrados no processo de compras de uma indústria de moda e vestuário. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor localizada na região Noroeste do Paraná, o local de observação foi então o setor de compras dessa empresa. Para coleta de dados utilizou-se de três instrumentos: questionário, observação não participante e entrevista. Os resultados mostram que elementos de GC (ciclo, práticas e ferramentas) podem ser encontrados em um setor específico de uma empresa e não necessariamente no seu todo. No caso de empresas de moda e vestuário por características como o grande número de setores a análise de um único setor é coerente. Após interpretação dos dados as atividades encontradas e que se assemelham a elementos de GC descritos na literatura foram estabelecidas de modo a identificar quais são e como existem no processo de compras. Essa pesquisa busca expandir as discussões em torno dos processos de gestão em empresas de moda e vestuário, sobre a gestão do conhecimento e do processo de compras de matérias-primas e complementos dessas empresas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T12:08:45Z
2019-08-13T12:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1444
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771940469211136