A gestão do conhecimento no processo de compras de matérias-primas e complementos em uma empresa do setor de moda e vestuário da Região Noroeste do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA , Márcio José
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8980
Resumo: A cadeia produtiva de vestuário é de grande importância para a economia brasileira. Está relacionada diretamente com a moda e as empresas atuantes nesse segmento possuem estruturas complexas que envolve grande número de pessoas, setores, processos e informações. Dentre os setores de uma empresa de moda e vestuário, o de compras é o responsável por criar potencialidades estratégicas a partir da gestão da cadeia de suprimentos. Em termos de abordagem estratégica organizacional, a Gestão do Conhecimento (GC) vem se apresentando como relevante por trazer práticas e ferramentas que contribuem para que o conhecimento existente possa ser aplicado e utilizado por um maior número de pessoas. Apesar desse potencial estratégico, poucos estudos abordam a relação entre empresas de moda e vestuário e a GC, ou, ainda, sobre a aplicação ou utilização da GC pelo setor de compras desse tipo de empresa. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar os elementos de GC existentes e indicar aqueles adequados às atividades relacionadas ao processo de compras de matérias-primas e complementos em uma indústria do setor de moda e vestuário. Trata-se de uma pesquisa de natureza empírica, que se utilizou de um estudo de caso em uma empresa localizada na região Noroeste do Paraná. Quanto à forma de abordagem ao problema, é qualitativa do tipo exploratória e análise descritiva. Para o estudo de caso foram aplicados três instrumentos para a coleta de dados: a observação do tipo sistemática não participante, aplicação de um questionário e a entrevista semiestruturada. O recorte do caso foi o setor de compras de matérias-primas e complementos da empresa, que conta com uma equipe de aproximadamente 15 pessoas, sendo que o questionário foi aplicado a nove delas e a entrevista foi realizada com a coordenadora da equipe de compras. Os dados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram os principais elementos de GC existentes no processo de compras do caso analisado: os estágios de construção/criação, aplicação, conservação e distribuição/compartilhamento de conhecimento; práticas de assistência por auxílio, comunidade de prática storytelling e; ferramentas ligadas a lições aprendidas em bancos de dados, gestão de conteúdo, gestão de documentos e outros ambientes virtuais, indicando que esses elementos podem ser encontrados também em outras empresas do mesmo segmento. Foram indicados o storytelling, comunidades de prática, knowledge café, lições aprendidas em bancos de dados e outros ambientes virtuais, gestão de documentos e gestão de conteúdo como elementos de GC adequados para atividades ligadas ao processo de compras. Observou-se que há a falta de sistematização de processos e que o conhecimento existente nesse ambiente é propriamente tácito, mostrando a necessidade de que esse conhecimento seja, então, sistematizado, por meio, até mesmo do uso de ferramentas gratuitas para empresas com menores recursos. Sugere-se que os dados/resultados aqui encontrados sejam aplicados a outros casos de modo a verificar os efeitos dessa aplicação. Indica-se, ainda, a possibilidade para o desenvolvimento de um modelo de GC para empresas criativas ligadas à moda e vestuário.
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