UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4050 |
Resumo: | Esse estudo, como recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, investiga: “Que pesquisas stricto sensu (2014-2018) abordam a temática indígena assegurada pela Lei nº 11.645/08 nos Anos Iniciais?”. Para os encaminhamentos dessa investigação de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, realizamos um levantamento de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, num recorte de 2014 a 2018, utilizando como descritores de busca os termos “Indígena” e “Pedagogia”. Dessa busca, identificamos cinco pesquisas entre dissertações e teses, as quais nos mostraram que há a tentativa de legitimação da Lei nº 11.645/08 em ambientes escolares, mediante a investigação da identidade cultural para as diferenças culturais nas práticas curriculares de professores na Educação Básica e Ensino Superior, tendo em vista o curso de pedagogia que forma professores para os anos iniciais. |
id |
UNICESU -1_be6802e0ceb1b4e0b0a780d901c36f62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4050 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducaçãoIndígenaPedagogiaEsse estudo, como recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, investiga: “Que pesquisas stricto sensu (2014-2018) abordam a temática indígena assegurada pela Lei nº 11.645/08 nos Anos Iniciais?”. Para os encaminhamentos dessa investigação de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, realizamos um levantamento de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, num recorte de 2014 a 2018, utilizando como descritores de busca os termos “Indígena” e “Pedagogia”. Dessa busca, identificamos cinco pesquisas entre dissertações e teses, as quais nos mostraram que há a tentativa de legitimação da Lei nº 11.645/08 em ambientes escolares, mediante a investigação da identidade cultural para as diferenças culturais nas práticas curriculares de professores na Educação Básica e Ensino Superior, tendo em vista o curso de pedagogia que forma professores para os anos iniciais.UniCesumar2020-01-10T12:45:22Z2020-01-10T12:45:22Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4050otherOLIVEIRA, Márcia Daiane DanilussiTORTORELI, Adélia Cristinareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:43.225Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi Educação Indígena Pedagogia |
title_short |
UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi |
author_facet |
OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi TORTORELI, Adélia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
TORTORELI, Adélia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi TORTORELI, Adélia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Indígena Pedagogia |
topic |
Educação Indígena Pedagogia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Esse estudo, como recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, investiga: “Que pesquisas stricto sensu (2014-2018) abordam a temática indígena assegurada pela Lei nº 11.645/08 nos Anos Iniciais?”. Para os encaminhamentos dessa investigação de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, realizamos um levantamento de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, num recorte de 2014 a 2018, utilizando como descritores de busca os termos “Indígena” e “Pedagogia”. Dessa busca, identificamos cinco pesquisas entre dissertações e teses, as quais nos mostraram que há a tentativa de legitimação da Lei nº 11.645/08 em ambientes escolares, mediante a investigação da identidade cultural para as diferenças culturais nas práticas curriculares de professores na Educação Básica e Ensino Superior, tendo em vista o curso de pedagogia que forma professores para os anos iniciais. |
description |
Esse estudo, como recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, investiga: “Que pesquisas stricto sensu (2014-2018) abordam a temática indígena assegurada pela Lei nº 11.645/08 nos Anos Iniciais?”. Para os encaminhamentos dessa investigação de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, realizamos um levantamento de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, num recorte de 2014 a 2018, utilizando como descritores de busca os termos “Indígena” e “Pedagogia”. Dessa busca, identificamos cinco pesquisas entre dissertações e teses, as quais nos mostraram que há a tentativa de legitimação da Lei nº 11.645/08 em ambientes escolares, mediante a investigação da identidade cultural para as diferenças culturais nas práticas curriculares de professores na Educação Básica e Ensino Superior, tendo em vista o curso de pedagogia que forma professores para os anos iniciais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 2020-01-10T12:45:22Z 2020-01-10T12:45:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4050 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948599113351168 |