UM OLHAR PARA PESQUISAS QUE ABORDAM A LEI Nº 11.645/08 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: TORTORELI, Adélia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4050
Resumo: Esse estudo, como recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, investiga: “Que pesquisas stricto sensu (2014-2018) abordam a temática indígena assegurada pela Lei nº 11.645/08 nos Anos Iniciais?”. Para os encaminhamentos dessa investigação de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, realizamos um levantamento de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, num recorte de 2014 a 2018, utilizando como descritores de busca os termos “Indígena” e “Pedagogia”. Dessa busca, identificamos cinco pesquisas entre dissertações e teses, as quais nos mostraram que há a tentativa de legitimação da Lei nº 11.645/08 em ambientes escolares, mediante a investigação da identidade cultural para as diferenças culturais nas práticas curriculares de professores na Educação Básica e Ensino Superior, tendo em vista o curso de pedagogia que forma professores para os anos iniciais.
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