O monitoramento eletrônico de presos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Diego Georg
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5474
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa um assunto que atualmente está em grande evidência, se trata de uma ferramenta praticamente nova no âmbito penal brasileiro, utilizada para monitorar detentos, chamada de tornozeleira eletrônica. O trabalho discorre da implementação do monitoramento eletrônico de presos no Direito Penal brasileiro, analisando os aspectos históricos e a sua evolução até os dias atuais. Já presente a alguns anos em outros países, o monitoramento eletrônico de presos surge no Brasil com a finalidade de ser uma alternativa para a redução do contingente carcerário, promover a ressocialização dos apenados, e minimizar os prejuízos que o sistema penitenciário brasileiro causa para a dignidade da pessoa humana. Neste trabalho também é demonstrado que o uso do monitoramento eletrônico vem crescendo em ritmo acelerado no país, pois é uma ferramenta que auxilia na redução de gastos no setor penitenciário, sendo uma opção econômica para o poder público. Assim, será demonstrado que o monitoramento eletrônico divide opiniões no sentido de afetar ou não o princípio da dignidade da pessoa humana, sendo que fica evidenciado a preferência pelo monitoramento, pois o mesmo possibilita ao apenado sua convivência no ambiente familiar enquanto cumpre a pena, e não estar preso em uma cela desumana e degradante.
id UNIJ_25cec34534c989617b2650279dcf0143
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5474
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO monitoramento eletrônico de presos2018-11-0920182018-11-09T10:40:46Z2018-11-09T10:40:46ZO presente trabalho de conclusão de curso analisa um assunto que atualmente está em grande evidência, se trata de uma ferramenta praticamente nova no âmbito penal brasileiro, utilizada para monitorar detentos, chamada de tornozeleira eletrônica. O trabalho discorre da implementação do monitoramento eletrônico de presos no Direito Penal brasileiro, analisando os aspectos históricos e a sua evolução até os dias atuais. Já presente a alguns anos em outros países, o monitoramento eletrônico de presos surge no Brasil com a finalidade de ser uma alternativa para a redução do contingente carcerário, promover a ressocialização dos apenados, e minimizar os prejuízos que o sistema penitenciário brasileiro causa para a dignidade da pessoa humana. Neste trabalho também é demonstrado que o uso do monitoramento eletrônico vem crescendo em ritmo acelerado no país, pois é uma ferramenta que auxilia na redução de gastos no setor penitenciário, sendo uma opção econômica para o poder público. Assim, será demonstrado que o monitoramento eletrônico divide opiniões no sentido de afetar ou não o princípio da dignidade da pessoa humana, sendo que fica evidenciado a preferência pelo monitoramento, pois o mesmo possibilita ao apenado sua convivência no ambiente familiar enquanto cumpre a pena, e não estar preso em uma cela desumana e degradante.57 f.Ciências sociais aplicadasDireitoTornozeleira EletrônicaMonitoramento EletrônicoSistema Penitenciário BrasileiroDignidade da Pessoa Humanahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5474DMD_hdl_123456789/5474Schmitz, Diego Georgporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDIEGO%20SCHMITZ.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5474/1/DIEGO%20SCHMITZ.pdfapplication/pdf531428http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5474/1/DIEGO%20SCHMITZ.pdf58dee98b364d70e38b1fd64721f5dc5eMD5123456789_5474_12019-01-21T12:45:59Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O monitoramento eletrônico de presos
title O monitoramento eletrônico de presos
spellingShingle O monitoramento eletrônico de presos
Schmitz, Diego Georg
Ciências sociais aplicadas
Direito
Tornozeleira Eletrônica
Monitoramento Eletrônico
Sistema Penitenciário Brasileiro
Dignidade da Pessoa Humana
title_short O monitoramento eletrônico de presos
title_full O monitoramento eletrônico de presos
title_fullStr O monitoramento eletrônico de presos
title_full_unstemmed O monitoramento eletrônico de presos
title_sort O monitoramento eletrônico de presos
author Schmitz, Diego Georg
author_facet Schmitz, Diego Georg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Diego Georg
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Direito
Tornozeleira Eletrônica
Monitoramento Eletrônico
Sistema Penitenciário Brasileiro
Dignidade da Pessoa Humana
topic Ciências sociais aplicadas
Direito
Tornozeleira Eletrônica
Monitoramento Eletrônico
Sistema Penitenciário Brasileiro
Dignidade da Pessoa Humana
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso analisa um assunto que atualmente está em grande evidência, se trata de uma ferramenta praticamente nova no âmbito penal brasileiro, utilizada para monitorar detentos, chamada de tornozeleira eletrônica. O trabalho discorre da implementação do monitoramento eletrônico de presos no Direito Penal brasileiro, analisando os aspectos históricos e a sua evolução até os dias atuais. Já presente a alguns anos em outros países, o monitoramento eletrônico de presos surge no Brasil com a finalidade de ser uma alternativa para a redução do contingente carcerário, promover a ressocialização dos apenados, e minimizar os prejuízos que o sistema penitenciário brasileiro causa para a dignidade da pessoa humana. Neste trabalho também é demonstrado que o uso do monitoramento eletrônico vem crescendo em ritmo acelerado no país, pois é uma ferramenta que auxilia na redução de gastos no setor penitenciário, sendo uma opção econômica para o poder público. Assim, será demonstrado que o monitoramento eletrônico divide opiniões no sentido de afetar ou não o princípio da dignidade da pessoa humana, sendo que fica evidenciado a preferência pelo monitoramento, pois o mesmo possibilita ao apenado sua convivência no ambiente familiar enquanto cumpre a pena, e não estar preso em uma cela desumana e degradante.
57 f.
description O presente trabalho de conclusão de curso analisa um assunto que atualmente está em grande evidência, se trata de uma ferramenta praticamente nova no âmbito penal brasileiro, utilizada para monitorar detentos, chamada de tornozeleira eletrônica. O trabalho discorre da implementação do monitoramento eletrônico de presos no Direito Penal brasileiro, analisando os aspectos históricos e a sua evolução até os dias atuais. Já presente a alguns anos em outros países, o monitoramento eletrônico de presos surge no Brasil com a finalidade de ser uma alternativa para a redução do contingente carcerário, promover a ressocialização dos apenados, e minimizar os prejuízos que o sistema penitenciário brasileiro causa para a dignidade da pessoa humana. Neste trabalho também é demonstrado que o uso do monitoramento eletrônico vem crescendo em ritmo acelerado no país, pois é uma ferramenta que auxilia na redução de gastos no setor penitenciário, sendo uma opção econômica para o poder público. Assim, será demonstrado que o monitoramento eletrônico divide opiniões no sentido de afetar ou não o princípio da dignidade da pessoa humana, sendo que fica evidenciado a preferência pelo monitoramento, pois o mesmo possibilita ao apenado sua convivência no ambiente familiar enquanto cumpre a pena, e não estar preso em uma cela desumana e degradante.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-09
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-11-09T10:40:46Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-09T10:40:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5474
DMD_hdl_123456789/5474
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5474
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417105744396288