DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59 |
Resumo: | Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-Learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses. |
id |
UNIMES-1_82bcb2d7dce1bca281f61a78fff39a25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/59 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0Educação; Educação a DistânciaE-learning, E-learning 2.0, Web 2.0, Ensino a DistânciaNesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-Learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) e Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho- (CIED)Bottentuit Junior, João BatistaCoutinho, Clara Pereira2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 2 (2008)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59/38https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/59/17info:eu-repo/semantics/openAccess2008-12-19T21:31:08Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/59Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2008-12-19T21:31:08Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0 |
title |
DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0 |
spellingShingle |
DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0 Bottentuit Junior, João Batista Educação; Educação a Distância E-learning, E-learning 2.0, Web 2.0, Ensino a Distância |
title_short |
DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0 |
title_full |
DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0 |
title_fullStr |
DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0 |
title_full_unstemmed |
DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0 |
title_sort |
DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0 |
author |
Bottentuit Junior, João Batista |
author_facet |
Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) e Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho- (CIED) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação a Distância E-learning, E-learning 2.0, Web 2.0, Ensino a Distância |
topic |
Educação; Educação a Distância E-learning, E-learning 2.0, Web 2.0, Ensino a Distância |
description |
Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-Learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59/38 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/59/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 2 (2008) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274087833600 |