Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alessandro Moura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1958
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos negativos que a falta de fidelização do público interno pode ocasionar no ambiente profissional das empresas do município de Alegrete, tanto para funcionários quanto para as empresas. Neste sentido, a presente pesquisa justifica-se demonstrando a relação entre os benefícios das ações de Endomarketing e a melhoria do desempenho funcional, do clima organizacional e da motivação de pessoal. Tornando-se, o endomarketing de suma importância para o meio empresarial, onde a figura do pedagogo empresarial poderá atuar decisivamente nas políticas atuais de marketing implantadas pelas empresas, criando condições favoráveis à ação negocial e ao aprimoramento das relações entre organizações e seus funcionários, por meio da sua práxis andragógica. Para isso realizou-se uma pesquisa amostral probabilística com 352 empresas comerciais do município, a qual foi realizada com 2816 funcionários e 352 Empresários/Gestores. Para tanto, buscou-se por meio de um estudo teórico e ida a campo, verificar os fatores que tem contribuído para um quadro de estresse desses profissionais. No estudo ficou evidenciado que estes fatores basicamente se resumem a inexistência de uma política de fidelização interna (endomarketing) por parte dos empresários alegretenses e também um forte sentimento de desvalorização por parte dos funcionários no que se refere às empresas onde trabalham, e que boa parte deles já teve afastamento laboral, por fatores relacionados com o estresse, cerca de 37%, também foram traçados com a pesquisa os perfis dos respectivos funcionários sob as óticas: sócio-econômica e cognitiva.
id UNIP_198e9875bc33039c921f05fb4136286b
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1958
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Garcia, Fabiane TubinoCosta, Alessandro Moura2017-09-29T23:25:50Z2017-09-29T23:25:50Z2016-10-07COSTA, Alessandro Moura. Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional. 61 p. 2016. Monografia (Especialização em Engenharia Econômica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1958Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos negativos que a falta de fidelização do público interno pode ocasionar no ambiente profissional das empresas do município de Alegrete, tanto para funcionários quanto para as empresas. Neste sentido, a presente pesquisa justifica-se demonstrando a relação entre os benefícios das ações de Endomarketing e a melhoria do desempenho funcional, do clima organizacional e da motivação de pessoal. Tornando-se, o endomarketing de suma importância para o meio empresarial, onde a figura do pedagogo empresarial poderá atuar decisivamente nas políticas atuais de marketing implantadas pelas empresas, criando condições favoráveis à ação negocial e ao aprimoramento das relações entre organizações e seus funcionários, por meio da sua práxis andragógica. Para isso realizou-se uma pesquisa amostral probabilística com 352 empresas comerciais do município, a qual foi realizada com 2816 funcionários e 352 Empresários/Gestores. Para tanto, buscou-se por meio de um estudo teórico e ida a campo, verificar os fatores que tem contribuído para um quadro de estresse desses profissionais. No estudo ficou evidenciado que estes fatores basicamente se resumem a inexistência de uma política de fidelização interna (endomarketing) por parte dos empresários alegretenses e também um forte sentimento de desvalorização por parte dos funcionários no que se refere às empresas onde trabalham, e que boa parte deles já teve afastamento laboral, por fatores relacionados com o estresse, cerca de 37%, também foram traçados com a pesquisa os perfis dos respectivos funcionários sob as óticas: sócio-econômica e cognitiva.This study aims to determine the negative impact that the lack of loyalty of the workforce may result in professional business environment in the Alegrete City, both for employees and for businesses. In this sense, this research is justified by demonstrating the relationship between the benefits of Endomarketing actions and improved functional performance, organizational climate and staff motivation. Becoming the internal marketing of paramount importance to the business environment, where the figure of the business pedagogue can act decisively in the current marketing policies implemented by enterprises, creating favorable conditions for negotiating action and improvement of relations between organizations and their employees, by through its andragogical praxis. For this took place a probability sample survey of 352 commercial enterprises of the city, which was carried out with 2816 employees and 352 entrepreneurs / managers. Therefore, it sought through a theoretical study and going to field verify the factors that has contributed to stress framework of these professionals. In the study showed that these factors basically boil down to lack of internal loyalty policy (internal marketing) by the alegretenses entrepreneurs and also a strong sense of devaluation by employees in relation to their companies, and that much of them already had labor clearance by factors related to stress, about 37% were also drawn to the research profiles of their employees under the optics: socio-economic and cognitive.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia econômicaEndomarketingEstressePedagogia empresarialGestão empresarialEconomic engineeringInternal marketingStressBusiness pedagogyBusiness managementEndomarketing como estratégia para o crescimento organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALAlessandro Moura Costa - 2016.pdfAlessandro Moura Costa - 2016.pdfapplication/pdf619436https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1958/1/Alessandro%20Moura%20Costa%20-%202016.pdf96e6150cddc33460db989b5bc82dce78MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1958/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTAlessandro Moura Costa - 2016.pdf.txtAlessandro Moura Costa - 2016.pdf.txtExtracted texttext/plain109266https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1958/3/Alessandro%20Moura%20Costa%20-%202016.pdf.txt85a580e9a6c24948be3a20ec991aa53fMD53riu/19582019-03-18 10:30:11.071oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-03-18T13:30:11Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional
title Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional
spellingShingle Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional
Costa, Alessandro Moura
CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia econômica
Endomarketing
Estresse
Pedagogia empresarial
Gestão empresarial
Economic engineering
Internal marketing
Stress
Business pedagogy
Business management
title_short Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional
title_full Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional
title_fullStr Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional
title_full_unstemmed Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional
title_sort Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional
author Costa, Alessandro Moura
author_facet Costa, Alessandro Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Fabiane Tubino
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alessandro Moura
contributor_str_mv Garcia, Fabiane Tubino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia econômica
Endomarketing
Estresse
Pedagogia empresarial
Gestão empresarial
Economic engineering
Internal marketing
Stress
Business pedagogy
Business management
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia econômica
Endomarketing
Estresse
Pedagogia empresarial
Gestão empresarial
Economic engineering
Internal marketing
Stress
Business pedagogy
Business management
description Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos negativos que a falta de fidelização do público interno pode ocasionar no ambiente profissional das empresas do município de Alegrete, tanto para funcionários quanto para as empresas. Neste sentido, a presente pesquisa justifica-se demonstrando a relação entre os benefícios das ações de Endomarketing e a melhoria do desempenho funcional, do clima organizacional e da motivação de pessoal. Tornando-se, o endomarketing de suma importância para o meio empresarial, onde a figura do pedagogo empresarial poderá atuar decisivamente nas políticas atuais de marketing implantadas pelas empresas, criando condições favoráveis à ação negocial e ao aprimoramento das relações entre organizações e seus funcionários, por meio da sua práxis andragógica. Para isso realizou-se uma pesquisa amostral probabilística com 352 empresas comerciais do município, a qual foi realizada com 2816 funcionários e 352 Empresários/Gestores. Para tanto, buscou-se por meio de um estudo teórico e ida a campo, verificar os fatores que tem contribuído para um quadro de estresse desses profissionais. No estudo ficou evidenciado que estes fatores basicamente se resumem a inexistência de uma política de fidelização interna (endomarketing) por parte dos empresários alegretenses e também um forte sentimento de desvalorização por parte dos funcionários no que se refere às empresas onde trabalham, e que boa parte deles já teve afastamento laboral, por fatores relacionados com o estresse, cerca de 37%, também foram traçados com a pesquisa os perfis dos respectivos funcionários sob as óticas: sócio-econômica e cognitiva.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-29T23:25:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-29T23:25:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Alessandro Moura. Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional. 61 p. 2016. Monografia (Especialização em Engenharia Econômica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1958
identifier_str_mv COSTA, Alessandro Moura. Endomarketing como estratégia para o crescimento organizacional. 61 p. 2016. Monografia (Especialização em Engenharia Econômica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1958/1/Alessandro%20Moura%20Costa%20-%202016.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1958/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1958/3/Alessandro%20Moura%20Costa%20-%202016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96e6150cddc33460db989b5bc82dce78
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
85a580e9a6c24948be3a20ec991aa53f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1797224995815948288